ABD Design Awards

Decoração

Em edição inédita, prêmio de design de interiores anuncia vencedores

HAUS
03/11/2020 19:39
Thumbnail
Na última sexta-feira (30), data em que celebrou seu 40° aniversário, a Associação Brasileira de Designers de Interiores divulgou os vencedores da primeira edição do ABD Design Awards, primeiro concurso voltado exclusivamente a destacar os projetos assinados por profissionais do setor.
Concorreram à premiação profissionais do país e do exterior com projetos realizados nos últimos cinco anos e que se enquadraram em pelo menos uma das seis categorias: residencial, comercial, corporativo, restauração de patrimônio, design social, melhor uso da cor.
Os vencedores receberam um prêmio em dinheiro (R$ 5 mil), um curso na Brain School Business e a divulgação dos trabalhos na revista digital Rio Arquitetura e no estande da ABD na Expo Revestir (incluindo aqui todos os finalistas). Conheça os vencedores de cada categoria!

Residencial

A obra de reforma, assinada por Bruno Borges de Carvalho em um apartamento de 230 m² de um edifício dos anos 1970, localizado no Jardins, em São Paulo, traz as influências modernistas e a narrativa contemporânea do "novo morar" como premissas.
Pensado como um apartamento galeria, o imóvel tem três pilares revestidos em concreto e a seleção de peças de mobiliário brasileiro para a ambientação dos espaços, como a mesa Pétala, de Jorge Zalszupin, e as poltronas Mole, de Sérgio Rodrigues, e Jangada, de Jean Gillon, como seus destaques.

Comercial

Para o reposicionamento da marca de restaurantes de fast sushi Taikan, em Brasília, a designer Simone Turíbio Brígido uniu elementos da cultura e da arquitetura japonesa tradicional, representada em elementos como a madeira, a água e as transparências, ao conceito urbano e contemporâneo da fachada em concreto, que recebeu revestimento tridimensional na cor preta.
Desta forma, o espaço, de 230 m², equilibra o moderno e o tradicional em uma proposta inusitada, familiar e acolhedora.

Corporativo

Unir os valores da marca - criatividade, integração, ética, consistência, ousadia, leveza, encantamento e inteligência - em um ambiente dinâmica foi a proposta da designer Cícera Gontijo para uma agência de publicidade localizada em Recife.
Com vista 360º para a cidade, o ambiente precisava comportar o crescimento do quadro de funcionários, de forma setorizada, além de áreas de convivência. A ambientação traz elementos e materiais que remetem à estética naval, influenciada pela vista da orla da capital pernambucana e pelo projeto arquitetônico da edificação, que remete à figura de um barco.

Restauração de patrimônio

Desmontar, demolir e limpar todas as intervenções que comprometem a integridade da edificação e projetar uma nova configuração de espaços com soluções e equipamentos atuais como forma de marcar a mudança e a evolução constantes. Estas foram as duas etapas do projeto de restauro que o designer Valério M. Nogueira Pietraroia assina para o espaço Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo - Liceu Pasteur, instituição educacional centenária.
Elas foram necessárias para eliminar as modificações pelas quais a edificação passou durante suas décadas de existência, e que comprometeram suas qualidades espaciais e artísticas. assim como para considerar estratégias de redução de impacto ambiental, de forma a promover a sustentabilidade do edifício.

Design social

O vencedor desta categoria é o projeto para a nova sede da Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança – ABRACE, de autoria de Adelle Mendes Lopes. Multissensorial, o espaço destaca cores e materiais que transmitem calma, segurança e afetividade, uma vez que a associação acolhe pacientes que necessitam de tratamento alternativo com cannabis medicinal.
Seguindo essa proposta, tons de azul e verde claros foram usados em todos os ambientes para trazer identidade visual ao espaço. Entre as texturas, destacam-se o linho, couro, madeira, cordas e vidros, além da abundância de plantas.

Melhor uso da cor

O designer Felipe A. de Almeida Staniscia foi o vencedor da categoria apostando em um tom de azul vibrante para os armários da cozinha de uma casa em estilo colonial sulista americano.
Tendo diversos de seus itens restaurados, entre eles portas e rodapés, o imóvel também recebeu alguns elementos europeus no estilo El Mueble com o objetivo de aquecer e equilibrar o design. Entram aí outros materiais e texturas, como madeira, juta, mármore, porcelanato, tijolo e gesso.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!