Decoração

Adegas medievais inspiram projeto de novo wine bar em Curitiba

HAUS
19/03/2018 21:10
Thumbnail

A decoração do Wine Bar V. tem inspiração em adegas medievais e abusa do cimento queimado natural e outros materiais com toque rústico. Fotos: Cristiane Dessoy/Divulgação

As adegas medievais, geralmente construídas em calabouços e porões em pedra acinzentada, foram inspiração para o projeto do wine bar V., que abriu as portas em fevereiro de 2018 no bairro Alto da XV (Rua Itupava, 1.299, Alto da XV, loja 3), em Curitiba. Os arquitetos Edgard Corsi e Ana Carolina Boscardin, do Studio Boscardin Corsi, encontraram no cimento queimado natural o material ideal para compor pisos, paredes, balcão e degraus de escada do ambiente, em referência a esta época.
Ambiente do Wine Bar V. foi inspirada em adegas medievais.
Ambiente do Wine Bar V. foi inspirada em adegas medievais.
MAIS SOBRE DECORAÇÃO DE BARES DE CURITIBA
O espaço é composto por dois pavimentos: 24 metros quadrados no térreo e 12 metros quadrados de mezanino, com capacidade total para 15 pessoas sentadas.
Para contrastar com a base cinza, foram acrescentados outros dois elementos. As placas de cortiça natural na parede de fundo e, inclusive, no forro, conforme explica Corsi. Esses elementos trazem um ar de aconchego e lembram, de uma maneira não óbvia, as rolhas das garrafas de vinho.
Os detalhes em vermelho ganham destaque em meio às paredes de cimento.
Os detalhes em vermelho ganham destaque em meio às paredes de cimento.
O elemento lúdico ficou por conta do desenho criado pelos eletrodutos pintados de vermelho, em referência ao vinho tinto. “Além de criar um desenho dinâmico nas paredes do bar, serve funcionalmente para distribuir a iluminação, por meio de spots (lâmpadas AR70 e AR111), para criar um clima cênico e convidativo”, diz o arquiteto. O mezanino ganhou arandelas decorativas em estilo industrial.
Detalhe do mezanino do Wine Bar V.
Detalhe do mezanino do Wine Bar V.
Outro destaque do V. é o desenho do balcão suspenso curvo, quebrando as linhas retas do projeto, com a intenção de convidar os clientes para dentro do bar e acomodá-los em banquetas. “Acrescentamos os cabos de aço, que dão a sensação de soltura e leveza ao tampo”, comenta Corsi. Todo o projeto do wine bar recebeu cores sóbrias e básicas, como o preto das escadas e do guarda-corpo e a madeira das estruturas em MDF, para uma atmosfera contemporânea.

Veja outras fotos do Wine Bar V.

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!