Tchau, minimalismo! Feira de design de Paris exalta mistura ousada na decoração

Maximalismo dá o tom da Maison&Objet 2019, uma das principais feiras de decoração e design da Europa

Instalação por François Delclaux. Foto: Aethion/Divulgação

por Luan Galani

09/09/2019

compartilhe

Tchau, minimalismo! Esse é um dos recados surpreendentes da Maison&Objet 2019, uma das principais feiras de decoração e design da Europa, que acontece até esta terça-feira (10) em Paris. Os ambientes em destaque, as peças em exposição e a coroação da arquiteta francesa (com ascendência espanhola) Laura Gonzales como designer do ano mostram por A+B que o maximalismo está com tudo.

Mistura de cores vibrantes, estampas, formas art déco, referências atemporais de 1940 a 1970, tecidos suntuoso, um flerte sem medo com o kitsch. Em resumo: “misturar tudo, sem medo”, como frisa a própria Laura.

Confira os destaques da segunda edição da Maison e Objet Paris 2019!

Laura Gonzales

Laura Gonzales foi coroada a designer do ano pela Maison&Objet 2019 de Paris. Foto: Ambroise Tézenas/Divulgação

A arquiteta francesa de 37 anos com heranças culturais ibéricas é bastante conhecida em Paris por seu trabalho ‘mágico’ na decoração, mas recentemente também conseguiu levar suas referências para outros lugares: as lojas Cartier em Estocolmo, Zurique e Londres, e os espaços da Louboutin, Noto e Manko em Barcelona e Amsterdã.

Café 86 Champs, da Hermès, com projeto de Laura Gonzales recheado de referências art déco. Foto: Matthieu Salvaing/Divulgação

Os projetos mais recentes de Laura Gonzales são o La Gare, um restaurante no 16º arrondissement de Paris, onde Laura incorporou inúmeras referências de viagem pelo Mediterrâneo, e o Lapérouse, outro empreendimento gastronômico icônico da capital francesa em que ela restaurou todo o mobiliário de madeira, as obras de arte e os afrescos, adicionando seu olhar romântico e ousado cheio de detalhes.

Restaurante La Gare, em Paris. Foto: Jerome Galland/Divulgação

Agora ela também lança sua própria marca de móveis. O showroom vai inaugurar em novembro no condado de Vexin, próximo a Paris, mas uma das peças da LG Furniture já foi divulgada. Veja abaixo a poltrona, que interpreta a exuberância na visão ibérica e permite um leque grande de cores e tecidos para o revestimento.

Mobiliário da LG Furniture que estará em uma mansão que vai virar showroom da arquiteta em novembro. Foto: Romain Paprade/Divulgação

Maximalismo de bom gosto

Pratos azul ultramarino com detalhe em branco pelo artista francês Faiencerie Georges. Foto: Divulgação

Instalação pelo diretor artístico François Delclaux. Foto: Aethion/Divulgação

Louças para lá de kitsch na instalação pelo diretor artístico François Delclaux. Foto: Aethion/Divulgação

 

Ver essa foto no Instagram

 

#fancyhomecollection #mo19#event#fair#jungle#panther#banana#vase#palmeraie#gold#interior#decor#styling#home#instapic#photooftheday

Uma publicação compartilhada por Fancy | Official (@fancyhomecollection) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

After our sourcing adventures in Morocco, we are in Paris spending a few days at @maisonetobjet finding the best of the best for our @shophouseofnomaddesign! We just discovered @asart.paris and just WOW – they sure have some incredible woven baskets! · · · #MO19 #houseofnomad #TravelBug #DameTraveler #WomenWhoExplore #TLPicks #travelphotography #travelingram #travelblog #travelblogger #traveladdict #exploretocreate #passionpassport #mytravelgram #instapassport #traveltheworld #wandergram #wanderlove #wandermore #travelingplanet #travelingworld #travelingsoul #travelpicsdaily #wanderlustlife #wanderoften #wandertheworld #travelnowlifelater #travelpassport #travelpassion #travelphotooftheday

Uma publicação compartilhada por Shop House Of Nomad (@shophouseofnomaddesign) em

Home office com personalidade

Foto: Aethion/Divulgação

O tema desta edição da feira é a reinvenção dos escritórios. Segundo a descrição oficial do evento, a digitalização tornou o ato de trabalhar mais móvel e nômade, nos libertando das configurações tradicionais dos escritórios.

É a época dos home offices e dos coworkings, onde os colaboradores assumem a posse de seus locais de trabalho e os personalizam, tornando os objetos e lugares mais amigáveis, confortáveis e criativos.

Foto: Aethion/Divulgação

Nessa seção específica, as peças ainda são mais minimalistas, com traços arredondados, espessuras mínimas e otimização de espaço. Alguns mobiliários até lembram formas futuristas e cabines estelares. Confira!

Foto: Aethion/Divulgação

Foto: Aethion/Divulgação

Foto: Aethion/Divulgação

LEIA TAMBÉM:

Designer cria embalagens de xampu feitas de sabão

Horta hidropônica de 11 polegadas é capaz de produzir alimentos dentro de casa

Clássicos do design mundial viram emojis para celular

15 lançamentos do maior evento de design do país que você vai querer na sua casa

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você