Decoração

Além da decoração, escolha os aromas corretos para as festas de final de ano

HAUS
25/11/2018 13:58
Thumbnail

Tão importante quanto ter a casa decorada, é tê-la perfumada. Veja dicas para escolher os melhores aromas para as festas de fim de ano. Fotos: Divulgação

O final do ano se aproxima e, com ele, as festas e eventos em casa. Além de cuidar da decoração e do cardápio, é fundamental imaginar o clima da recepção que você quer oferecer. Festas são sinônimo de alegria, sorrisos, bom humor, convívio entre amigos, familiares e pessoas queridas. É possível potencializar esses sentimentos investindo em fragrâncias para casa na medida correta.
De acordo com a empresária Danielle Rorato, franqueada da Acqua Aroma em Curitiba (Shopping Mueller, Piso L2), todos os espaços da casa podem ter aromas específicos, com funções que vão desde promover interação, até atrair boas energias. Para trazer alegria, provocar boas conversas e risadas, aposte nos “risonhos” aromas cítricos – a laranja, a tangerina, o limão, a mandarina, o grapefruit e demais frutosos. Eles trazem um ambiente propício à comunicação e à expressividade.
As fragrâncias podem ser espalhadas por sprays, sachês, velas ou difusores. Outra opção é usar a própria erva ou planta em arranjos simpáticos pela casa.
Danielle explica que a melhor maneira de difundi-las varia com a metragem. O produto mais eficaz para espaços maiores é o perfume de ambientes, que pode ser aplicado pontualmente em diversos locais, e é absorvido pela porosidade e tecido dos móveis. Já os cômodos pequenos, são bem aromatizados pelos difusores de varetas.

Confira dicas para cada espaço da casa

Sala de estar e de jantar

A sala é um local da casa bem dinâmico. O aroma de hortelã-pimenta, por exemplo, é revigorante e estimulante. Já a laranja traz bem estar e alegria, enquanto a canela – ligada a fartura e prosperidade – e a baunilha aquecem o ambiente e promovem interação entre as pessoas. Aposte no olíbano para purificar o ambiente e trazer boas energias e vibrações. Se o propósito é um jantar a dois, o clima mais romântico e exótico vem dos aromas de rosa, jasmim, néroli, cardamomo, patchouli, sândalo, ylang ylang e ambrette. Quer atrair boas energias? Lembre-se do alecrim. Mais do que um tempero, ele tem o poder de deixar o ambiente cheio de alto astral.

Cozinha

No final do ano, a cozinha é invadida pelos deliciosos cheiros dos pratos. Por isso, a ideia é apostar nos aromas cítricos, como laranja, limão e tangerina. Os aromas de especiarias, como anis, canela, tomilho, manjericão e erva doce, também caem bem, pois neutralizam cheiros fortes, como os de frituras, e ressaltam aromas de outras preparações.

Banheiro e lavabo

Este ambiente pode ter cheiro de flores, como lavanda, gerânio e palmarosa. Mas, acima de tudo, precisa ter um aroma característico de limpeza. A verbena e o limão siciliano cumprem bem essa função. Usar varetas difusoras em conjunto com os sprays de ambientes permite que o aroma permaneça durante toda a festa, garantindo o conforto durante a recepção.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!