Decoração

Ambientes pequenos: ideias para decorar a casa para o Natal sem perder espaço

Guta Brandt*
03/12/2019 16:02
Thumbnail

Foto: Bigstock

Decorar a casa para o Natal é uma tarefa que pode ser complicada quando se tem pouco espaço. O pinheirinho pode atrapalhar a circulação e alguns enfeites podem dar a impressão de que o ambiente é muito pequeno. As decorações cinematográficas, com árvores enormes e muitos enfeites, podem ser lindas, mas são nada práticas e funcionais para quem tem uma casa ou apartamento pequenos.
“Para a decoração não atrapalhar e nem ocupar um grande espaço, a melhor solução é torná-la mais vertical, explorando bastante as áreas de parede, janelas e portas”, ensina Mônica Pajewski, designer de interiores e correspondente da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ADB) no Paraná. Segundo a profissional, reaproveitar alguns itens e dar cara novas a objetos antigos é uma tendência que também pode ser muito útil para otimizar o espaço.
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
Respeitar a estrutura e o tamanho do ambiente também é muito importante para que a decoração seja agradável e não atrapalhe no dia a dia. “Se a casa é pequena, em vez de optarmos por itens grandes, podemos distribuir pequenos toques natalinos pelos cômodos. Assim, a decoração chama a atenção pelo equilíbrio e beleza, e não pelo exagero. Muitos apelos visuais decorativos dão a sensação de um espaço ainda menor, além de ficar muito carregado”, alerta a designer.
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
Confira algumas ideias e dicas para você fazer a sua decoração de Natal:

Cores

Acrescente toques de cor à decoração e móveis já existentes. Utilize capas de almofadas com tonalidades e estampas que remetam ao Natal, além de trilhos e toalhas de mesa em tons natalinos e que combinem com o restante da decoração.
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
“Não precisamos ficar só no verde e no vermelho. Os tons pastel, terrosos e amadeirados estão na moda e dão um toque bastante sóbrio aos ambientes, além de combinarem muito com as tradicionais cores natalinas. A ideia é utilizar cores que remetam ao Natal em diversos pontos da casa e em itens que sejam funcionais, assim decoramos de forma mais prática e usual”, explica Mônica. Segundo a designer, a tendência é trabalhar sempre com três cores que darão o tom de toda a decoração.

Luzes

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
O tradicional pisca-pisca é um item bastante versátil, que pode, inclusive, fazer o papel de árvore de Natal, formando o desenho do pinheirinho na parede. Este recurso, além de diferente, não ocupa espaço algum. “A tendência da decoração, hoje, é utilizarmos um pisca-pisca mais suave, com a luz num tom de amarelo bem claro, e com a iluminação estática, sem piscar”, explica a decoradora Solange Silva, da Noel Decorações de Natal do ParkShoppingBarigui. Ela também explica que o ideal é escolher um ponto de destaque e utilizar a iluminação neste ponto.

Galhos e elementos naturais

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
Galhos secos naturais estão em alta na decoração natalina e permitem diversos usos: em arranjos, nas paredes ou, até mesmo, substituindo o pinheirinho. Plantas naturais, como as suculentas, também são tendência neste Natal e possibilitam fazer decorações menores, mais minimalistas e que não ocupam espaço, como mini-árvores ou guirlandas. “A decoração com plantas, chamada de design biofílico, veio com tudo”, afirma Mônica Pajewski.
Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo
Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo

Feito à mão

O design afetivo, fruto da produção artesanal, tem crescido e oferece diversas opções para decorar sem perder espaço. “O macramê, por exemplo, é uma referência escandinava que está muito em alta. O bordado também”, explica a designer.

Arranjos

Velas, bolas natalinas, pinhas e até mesmo o pisca-pisca podem ser utilizados em pequenos arranjos para estantes, mesas de centro, aparadores e outros móveis. “Acho que é muito interessante a gente desconstruir o uso de alguns objetos e reutilizar itens que temos em casa. As bolas podem sair do pinheirinho e ir para potes de vidro reutilizados, por exemplo”, ensina Mônica.
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
Para as paredes também há uma opção de arranjo vertical: o pingente de parede. “É como se fosse uma meia árvore, que fica pendurada na parede. Tem de vários tamanhos mas, por ficar pendurado, é um item que não ocupa o chão e nem atrapalha a circulação dos ambientes”, explica a decoradora Solange Silva.
Foto: Vitor Ferraz/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Vitor Ferraz/Arquivo/Gazeta do Povo

Pinheirinho

Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
Por fim, para quem não abre mão do pinheirinho na decoração, há opções com alturas menores ou com diâmetro reduzido, como as árvores slim ou meio slim. Esses modelos ocupam menos espaço e necessitam de menos objetos para decorá-las. Mas, se você gosta da decoração minimalista, pode escolher um pinheiro natural ou, então, criar um pinheirinho em 2D na parede, com galhos, pisca-pisca ou outros elementos. “Se a árvore for natural, não precisa nem ter decoração. É só colocarmos o pinheirinho numa cesta, por exemplo, e já conseguimos trazer algo simples e, ao mesmo tempo, muito elegante”, orienta Mônica.
Foto: reprodução/Pinterest
Foto: reprodução/Pinterest
*Especial para a HAUS

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!