Antes e depois: reforma transforma cozinha e área externa em espaço gourmet elegante

Amadeirado, cinza e cimento queimado deram nova cara ao espaço gourmet de uma casa de Curitiba

Fotos: Lucas Ferreira/Divulgação

por Luan Galani

10/09/2019

compartilhe

Um casal de empresários da área de marketing e software com uma filha de 14 anos adora receber amigos, oferecer jantares e churrascos. Mas o sobrado em que moram no bairro Portão, em Curitiba, em um condomínio fechado, não oferecia um espaço eficiente e prático. A cozinha tinha limitações, a área externa era subaproveitada e aberta, e um quartinho de ligação entre as duas áreas era apenas lugar de passagem.

Foi a deixa para o Estúdio Leticia Kunow Arquitetura, da arquiteta Leticia Kunow e do designer e artista alemão Henning Kunow, revolucionarem o conceito. Fecharam a área de fora e transformaram em um espaço gourmet com iluminação natural, tons de cinza, amadeirados e cimento queimado.

Fotos: Lucas Ferreira/Divulgação

“Optamos por cobrir o antigo pátio que servia apenas para guardar bicicletas e, para deixar com cara de casa, as telhas translúcidas para trazer o aconchego da luz natural e o telhado aparente com madeira maciça“, explica Leticia.

Casamento entre as estéticas industrial e rústica renovaram a cozinha. Na foto, os gatos da família: Gastão e Boris. Fotos: Lucas Ferreira/Divulgação

O pequeno novo pátio na área de lazer serve de entrada de luz, além de guardar as lixeiras e o sistema de aquecimento a gás.

Fotos: Lucas Ferreira/Divulgação

A área da cozinha foi revestida por diversos painéis de MDF similares à textura do carvalho. A pequena mesa foi mantida para pequenas refeições do dia a dia, mas também serve de bancada para preparos mais sofisticados. Na iluminação, diversas cenas foram criadas por meio de spots no trilho, luz indireta em cima dos armários e um pendente industrial.

Fotos: Lucas Ferreira/Divulgação

Na área gourmet, a televisão foi colocada a pedido da família, que gosta de assistir a corridas de Fórmula 1 e partidas de futebol. Na parede da churrasqueira, os profissionais exploraram os azulejos de metrô esmeralda, uma tonalidade que traduz os tons de pele e as cores dos olhos dos moradores, segundo estudos de cores da arquiteta e do designer.

Fotos: Lucas Ferreira/Divulgação

O piso de porcelanato 60 cm X 60 cm imita cimento queimado e dialoga com a parede da televisão no espaço gourmet, que tem o mesmo acabamento. O pendente sobre a mesa de madeira é desenho exclusivo de Letícia, que combina vários tipos de lâmpadas e bocais. Destaque ainda para a cortina de plantas instalada sobre uma prateleira.

Fotos: Lucas Ferreira/Divulgação

LEIA TAMBÉM:

Horta hidropônica de 11 polegadas é capaz de produzir alimentos dentro de casa

Reforma une dois apartamentos para se tornar duplex com decoração contemporânea

Toca do Urso: cervejaria Colorado simula uma caverna para receber visitantes

Maior mostra de arquitetura de Curitiba oferece alternativas para espaços vazios da cidade

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você