Decoração

Antes e depois: reforma transforma cozinha e área externa em espaço gourmet elegante

Luan Galani
10/09/2019 10:52
Thumbnail

Fotos: Lucas Ferreira/Divulgação | LUCAS FERREIRA

Um casal de empresários da área de marketing e software com uma filha de 14 anos adora receber amigos, oferecer jantares e churrascos. Mas o sobrado em que moram no bairro Portão, em Curitiba, em um condomínio fechado, não oferecia um espaço eficiente e prático. A cozinha tinha limitações, a área externa era subaproveitada e aberta, e um quartinho de ligação entre as duas áreas era apenas lugar de passagem.
Foi a deixa para o Estúdio Leticia Kunow Arquitetura, da arquiteta Leticia Kunow e do designer e artista alemão Henning Kunow, revolucionarem o conceito. Fecharam a área de fora e transformaram em um espaço gourmet com iluminação natural, tons de cinza, amadeirados e cimento queimado.
“Optamos por cobrir o antigo pátio que servia apenas para guardar bicicletas e, para deixar com cara de casa, as telhas translúcidas para trazer o aconchego da luz natural e o telhado aparente com madeira maciça“, explica Leticia.
O pequeno novo pátio na área de lazer serve de entrada de luz, além de guardar as lixeiras e o sistema de aquecimento a gás.
A área da cozinha foi revestida por diversos painéis de MDF similares à textura do carvalho. A pequena mesa foi mantida para pequenas refeições do dia a dia, mas também serve de bancada para preparos mais sofisticados. Na iluminação, diversas cenas foram criadas por meio de spots no trilho, luz indireta em cima dos armários e um pendente industrial.
Na área gourmet, a televisão foi colocada a pedido da família, que gosta de assistir a corridas de Fórmula 1 e partidas de futebol. Na parede da churrasqueira, os profissionais exploraram os azulejos de metrô esmeralda, uma tonalidade que traduz os tons de pele e as cores dos olhos dos moradores, segundo estudos de cores da arquiteta e do designer.
O piso de porcelanato 60 cm X 60 cm imita cimento queimado e dialoga com a parede da televisão no espaço gourmet, que tem o mesmo acabamento. O pendente sobre a mesa de madeira é desenho exclusivo de Letícia, que combina vários tipos de lâmpadas e bocais. Destaque ainda para a cortina de plantas instalada sobre uma prateleira.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!