Decoração

Reforma em apartamento de 60 m² integra ambientes com móveis multifunção

Sharon Abdalla
28/08/2018 13:01
Thumbnail
Modernizar um imóvel dos anos 1990 de 60 m² em um curto espaço de tempo (entre projeto e conclusão da obra se passaram apenas 120 dias) foi o desafio proposto ao escritório paulista DMDV Arquitetos por um casal que recebe a visita dos filhos em alguns finais de semana e que tem nas viagens um de seus hobbys.
Fotos: Rafael Renzo
Fotos: Rafael Renzo
Assim, a planta do imóvel de dois dormitórios foi mantida, mas o segundo deles teve sua área reduzida para que fosse possível ampliar as áreas de estar e jantar, de maior permanência no dia a dia. “Este quarto tinha uma parede em diagonal que reduzia um pouco a sala. [Nós a alinhamos] e transformamos este espaço no escritório, que conta com um sofá-cama para quando os filhos vêm visitá-los e com um mapa múndi que o casal adesiva indicando os locais que já visitou”, detalha o arquiteto Renato Dalla Marta, sócio do escritório.
O revestimento dos quartos e da área social foi unificado com a instalação do piso vinílico, com rodapé executado com cordão de madeira freijó. O mesmo material foi utilizado como guarnição nas portas, dando continuidade ao desenho. “É um detalhe simples, mas que traz personalidade ao espaço”, pontua o arquiteto.
A marcenaria, feita sob medida, é outro destaque do projeto. Na área de estar, uma estante ocupa uma das paredes e traz nichos que guardam a biblioteca e a coleção de discos de vinil do casal, que tem alguns de seus exemplares expostos na área de jantar. Na cozinha, predominam o branco da marcenaria e o cinza da bancada e do piso. A paleta, inclusive, norteia todo o projeto e foi um pedido dos clientes, que queriam um espaço neutro, com cores que não “cansassem”.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!