Decoração

Apartamento de 60 m² tem área social integrada por parede de tijolo aparente

Gazeta do Povo
16/08/2019 18:00
Thumbnail

Integração das áreas sociais com a cozinha foi a chave da reforma de apartamento de 60 m². Fotos: 2S Studio / Divulgação

Este apartamento de 60 m² no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, pertence a um casal jovem sem filhos que queria espaço para promover encontros entre amigos e família. O hábito de vida e a personalidade dos proprietários serviram como ponto de partida para o projeto idealizado pelos arquitetos Carmel Caravieri e Murillo Cardoso, do Caravieri Cardoso Arquitetura.
Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.
Com estilo despojado e linguagem industrial, o local surpreende com o layout bem pensado e permeado por conforto e funcionalidade. A primeira solução encontrada foi integrar a cozinha ao living, fazendo com que os locais se conversem e ofereçam soluções criativas e marcenaria inteligente para aproveitar cada pedacinho.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na planta original do apartamento havia uma lavandeira grande e os arquitetos optaram por diminuir o local para criar uma sala de jantar, que se tornou o destaque da moradia pelos tijolinhos aparentes e pendentes no estilo industrial.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Para que o casal possa aproveitar os momentos com as visitas, a sala de estar ganhou um sofá reclinável e retrátil de quatro lugares e uma charmosa poltrona de balanço. O tapete com desenhos geométricos nas cores azul e branco deixou o ambiente mais personalizado, assim como as almofadas, o banco e os objetos de decoração.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na cozinha escolheu-se usar armários pretos para embutir os eletrodomésticos e resolver a falta de espaço. Desenhada pelo próprio escritório, a mesa das refeições foi feita de madeira demolição e está unificada à ilha, que ganhou uma bancada revestida em granito preto, fazendo o contraste e cumprindo bem a lição de ligar os ambientes. Já a parede e o piso ganharam o mesmo acabamento no tom de cimento queimado.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O lavabo tem uma parede de seixos, efeito de cimento queimado, detalhes em madeira autoadesiva, piso de porcelanato preto e louças brancas. A cuba foi esculpida em concreto moldado e a iluminação direcionada para a bancada.
A área intima é delimitada por uma parede de elementos vazados, o que trouxe mais luminosidade e ventilação aos espaços.

Mais fotos do projeto de interiores do apartamento de 60 m²

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!