Reforma

Decoração

Apartamento de 64 m² une arquitetura brutalista a um visual despojado

Luciane Belin, especial para HAUS
13/03/2020 17:41
Thumbnail

Foto: Luis Gomes

Muitas cores por todos os lados, para quebrar a rusticidade da estrutura bruta do apartamento. Foi esta a estratégia utilizada pela arquiteta Pati Cillo para tornar aconchegante e cheio de vida o lar de uma família formada por um casal, um bebê e dois cachorros.
Com 64 m², o espaço foi entregue pela construtora com estilo modernista, retratando o brutalismo em paredes e pisos de cimento queimado, característica que permitiu à arquiteta ousar em uma proposta de interiores atual e despojada.
A área social conta com integração completa entre sala de estar, jantar e cozinha, privilegiando o convívio entre a família e os amigos, uma das prioridades do projeto. “Preferi evitar paredes coloridas, deixando as nuances fortes para os móveis e as peças decorativas que permitem uma mudança rápida e sem grande custo”, explica a arquiteta Pati Cillo.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
A cor marcou presença no sofá mostarda e na luminária Bertolucci de chão, tonalidade escolhida para os itens que aquecem o ambiente e fazem um contraponto ao teto de cimento queimado. “Os moradores não queriam rebaixamento de gesso, por isso, optamos fazer toda a iluminação com trilhos e manter o acabamento original do edifício”, detalha a arquiteta.
O rack azul colabora para o visual despojado que os moradores almejavam. Na parede, o revestimento cimentício escolhido traz um acabamento com relevo em 3D com formato geométrico.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
Em frente à porta de entrada, a sala de jantar foi mobiliada com elementos marcantes como a mesa e o banco de madeira natural e o aparador em amarelo. Destaque também para as cadeiras Bertoia, em preto, e o cacto ao lado do móvel colorido.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
“A ideia nesta parede de destaque foi criar um grande painel com quadros trazidos de viagens por todo o mundo. Cada peça é única, com molduras e estilos completamente diferentes, o que traz personalidade e apego afetivo, criando uma composição interminável, que cresce a cada novo destino”, conta Pati Cillo.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
A parede de ladrilho hidráulico é outro destaque do apartamento. “Para o projeto, pensei em uma base neutra e sóbria, onde o preto ganhou como contraponto o frontão supercolorido e os móveis aéreos amadeirados, elemento que trouxe conforto visual ao espaço”.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
A iluminação foi pensada sob medida para atender as necessidades da família – inclusive dos pets. “Repare que instalamos uma fita LED embaixo do gabinete da cozinha. A ideia surgiu para ajudar os cachorrinhos a encontrar o caminho para a água durante a noite”, revela a arquiteta.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
“Por trazer teto e piso frios era preciso investir em um elemento que trouxesse aconchego para o quarto, caso da cabeceira estofada. Apesar do azul ser considerado uma tonalidade fria, o elemento ajuda a trazer mais conforto para os moradores”, conta Pati.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes
Para o quarto do bebê, a temática escolhida foi Star Wars, paixão do pai. Porém, para a decoração acompanhar o crescimento e os gostos do pequeno, a ideia foi investir em uma base bem neutra, com madeira, em preto e branco.
Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes

Veja mais fotos do projeto

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!