Inspire-se

Decoração

Apartamento de 80 m² ganha reforma pautada pela busca da sensação de aconchego

Stephanie D’ornelas especial para HAUS
13/02/2021 23:21
Thumbnail
Após anos morando fora do Brasil, um jovem casal regressou a Curitiba com um desejo para o novo lar: conforto. O apartamento, que já pertencia a eles, ganhou o aconchego almejado no projeto cheio de estilo assinado pela arquiteta Karolinna Venturi. Cinza, caramelo e tons de madeira compõem a paleta escolhida para dar um toque atemporal ao apartamento de 80 m². A parede verde se destaca entre as cores neutras e amplia o contraste que também se impõe com as diferentes texturas e materiais aplicados nos cômodos, além da contraposição de formas retas e arredondadas dos móveis e objetos decorativos.
O apartamento ganhou amplitude com a integração da área social. A parede da cozinha, que era semi-integrada no projeto original, foi retirada. A sacada, antes isolada por uma porta e uma janela, também foi integrada, dando lugar a um home office. “Era uma varanda fechada que virou o espaço de trabalho. Ela ficou mais alta por ter um degrau que já existia ali por conta de uma viga na sacada, ficou interessante pois dá a sensação de que está acima, como outro espaço”, diz Venturi.
Luminárias, arandelas e pendentes são os protagonistas da decoração. “A iluminação traz toda a personalidade deste projeto. Ela deixa o ambiente mais completo, com mais detalhes, foi planejada para decorar e valorizar os pontos de destaque.” Outro ponto em evidência é a área verde. “Ali dentro está a lavanderia. Minha ideia foi fechá-la, mas também agregar ao ambiente criando um fundo bonito para a cozinha”, conta a arquiteta. “Esse tom de verde traz uma sensação de conforto e compõe bem com o tom de madeira escolhido”.

Quartos com personalidade

A madeira é o elemento que garante a atmosfera aconchegante da suíte do casal. De acordo com a arquiteta, o material foi aplicado de maneira a criar um contraste elegante entre as linhas retas do ripado em meia parede e as curvas do nicho embutido. O mesmo efeito foi buscado na lateral oposta, com um espelho oval. Ali, a iluminação também tem uso estratégico: o lustre dourado, feito sob medida, dá um toque de sofisticação ao espaço. “O jogo entre linhas contínuas e formas arredondadas conferem personalidade ao quarto e geram a amplitude necessária para valorizar o principal elemento de conforto do cômodo: a cama do casal”, destaca Venturi.
No quarto da filha do casal, a decoração lúdica cria um espaço para sonhar — seja na hora de dormir ou de brincar. Em vez do tradicional papel de parede, desenhos de planetas, estrelas e foguete foram pintados à mão nas paredes. Acompanhando a temática, os pendentes em forma de nuvem decoram e iluminam de maneira divertida. A textura de granilite do painel foi aplicada também no nicho, prateleira de livros e detalhes da cama. O quarto foi projetado seguindo o conceito montessoriano, que visa estimular a autonomia e independência da criança, que tem fácil acesso aos objetos por meio de prateleiras e móveis baixos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!