Decoração

Com aura solar, apartamento ‘esconde’ home office na sala com painel ripado

Aléxia Saraiva
10/08/2019 19:55
Thumbnail

Espaço integrado ocupa antiga área da varanda e traz linguagem que conversa entre os ambientes. Foto: Lufe Gomes | LUFE GOMES

A área social do apartamento Paulo Vieira foi pensada para mesclar suas funções entre si: as esquadrias que separavam sala de estar da varanda deram lugar a um espaço completamente integrado, que empresta a linguagem de um para outro e prioriza a iluminação natural.
Projeto aproveitou a iluminação natural e trouxe elementos na natureza. Foto: Lufe Gomes
Projeto aproveitou a iluminação natural e trouxe elementos na natureza. Foto: Lufe Gomes
Assinado pelo escritório Todos Arquitetura, moram na residência em São Paulo um casal de médicos e dois filhos: uma garota e um garoto. O home office integra a proposta pela demanda da médica de trabalhar de casa durante parte da semana, ao mesmo tempo em que cuida do filho pequeno.
“Sugerimos que, ao invés de um home office reservado, ele tivesse a melhor vista da área social da casa. Transformamos uma parte da sala de estar nesse espaço de trabalho”, explica Mauricio Arruda, arquiteto, diretor criativo do escritório e apresentador do programa Decora, do Canal GNT.
Foto: Lufe Gomes
Foto: Lufe Gomes
O espaço é delimitado pelo armário, feito com portas embutidas em cilindros de madeira maciça, que armazena materiais de escritório e serve como divisa entre as áreas social e íntima.
À vista, um nicho retangular decorativo quebra as linhas verticais. A mesa foi feita sob medida, com iluminação neutra e apoio elétrico. A cadeira, apesar de ergonômica, tem um design leve que não compete pela atenção no ambiente.
Foto: Lufe Gomes
Foto: Lufe Gomes
No outro lado da sala, o espaço de convivência brincou com formas geométricas no tapete e nos azulejos, além de trazer um cantinho destinado às plantas, aproveitando a entrada de luz natural.
“A dica é integrar o home office com os mesmos acabamentos da área social, sem criar um ambiente próprio para ele”, reitera Mauricio.
Foto: Lufe Gomes
Foto: Lufe Gomes

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!