Decoração

Apartamento pequeno de Barcelona ganha vida nova após reforma

HAUS
19/05/2016 13:29
Thumbnail

Reforma em flat de Barcelona tomou partido das estruturas aparentes típicas da arquitetura catalã. Fotos: Nieve/Nook Architects/Divulgação

Um flat de 65 m² no distrito de Eixample, região central de Barcelona, na Espanha, ganhou novo fôlego com reforma conduzida pelo escritório Nook Architects.
A mexida foi requisitada pelos proprietários a fim de remodelar a planta, que tinha um layout pouco comum e nada funcional. Além de melhorar a integração dos cômodos, a insolação e o uso inteligente dos cantos chanfrados.
Durante a renovação, os arquitetos se depararam com estruturas originais do imóvel e optaram por explorar na nova decoração os tijolos aparentes e as vigas expostas, elementos típicos da arquitetura catalã. O projeto foi apelidado de Sardenya.
LEIA MAIS
Originalmente, os cômodos eram escuros e dispostos ao redor de um pequeno corredor central. Para garantir a entrada de luz natural, os arquitetos transferiram os principais espaços de convivência para os ambientes adjacentes às janelas e integraram os cômodos.
“A nova abertura na parede que conecta a cozinha à sala de jantar permite a entrada de luz até o centro do apartamento, ajudando a torná-lo mais claro”, explicam os arquitetos.
Outra solução bem empregada são as portas de correr de policarbonato, que não ferem a estética minimalista e contemporânea do flat, e isolam adequadamente os banheiros do restante da casa, sem atrapalhar a entrada de luz natural.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!