Inspire-se

Decoração

Apartamento ganha decoração inspirada no estilo industrial e urbano

Stephanie D'Ornelas, especial para HAUS
10/05/2021 20:37
Thumbnail
Os 200 m² do apartamento de um jovem casal que vive em Curitiba ganharam uma atmosfera atemporal e contemporânea, com um toque industrial, no projeto de interiores assinado pelas arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, à frente do escritório UNIC Arquitetura.
Os moradores — ele juiz de direito e ela advogada e chef — são grandes apreciadores de design, e priorizaram móveis e decoração assinados por brasileiros. “Há várias peças do Jader Almeida e do Estúdio Bola, além de outras marcas nacionais”, elenca Zimmerlin. A maior parte do mobiliário foi feita sob medida. As mesas de jantar e a da churrasqueira foram desenhadas pelas profissionais, assim como os cabos de aço que saem do rasgo de iluminação do pórtico e estruturam as prateleiras e o aparador branco.
Para criar espaços atemporais, foi escolhida uma paleta de tons sóbrios como o amadeirado, preto, branco e cinza. Living, escritório, suíte master e churrasqueira receberam ripas de concreto no acabamento de algumas das paredes. “É uma pegada mais bruta, industrial e urbana”, diz Zimmerlin.
A ampla residência é banhada pela luz natural, com grandes aberturas de vidro no living, na varanda e na suíte master. A luminosidade contrasta com o hall de entrada escuro, onde é a iluminação artificial que chama a atenção por meio das luminárias com design contemporâneo e do rasgo de luz que emoldura o recinto. O ambiente é coroado pelo pórtico que se estende por todo o living, conectando-se com o túnel em madeira no hall de entrada e se transformando no pano de fundo da sala de estar e jantar. Os tons neutros garantem o equilíbrio e aconchego do apartamento, além de destacarem as obras de arte, que são uma das paixões do casal.
Ferro e vidro também foram elementos bastante utilizados nos ambientes. Eles ganham protagonismo na suíte master, com o armário em vidro desenhado pelo escritório, que era um dos principais desejos do casal. O móvel recebeu estrutura metálica, que também é usada como apoio e cabideiro, e iluminação indireta. O elemento alia estética e funcionalidade, dividindo o quarto e o closet de maneira leve e sutil, acompanhando o estilo clean e minimalista presente em todo o projeto.
Veja mais:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!