Decoração

Apartamento vira refúgio urbano com decoração rústica e sustentável

Luan Galani
01/02/2017 11:34
Thumbnail

Apartamento de Manhattan, em Nova York, ganhou ares de casa de campo a partir da decoração e do paisagismo integrados. Fotos: Andrew Franz Architect/Reprodução

Quem disse que morar no coração de um dos maiores centros urbanos do mundo é obstáculo para viver com mais calma e transformar sua casa em um refúgio de contemplação?
Projeto em apartamento de Manhattan, Nova York, do arquiteto norte-americano Andrew Franz, é prova cristalina disso.
Sem abandonar o tom urbano, Franz conseguiu criar uma atmosfera mais campestre a partir do bom uso do paisagismo, da madeira natural e de motivos florais.
O escritório do arquiteto integrou os ambientes interno ao terraço, fazendo com que os moradores se sintam abraçados pela natureza. Em caso de mais privacidade ou contra intempéries, existem portas de vidro de correr entre as duas áreas.
As referências naturais dominam a decoração, com móveis rústicos a partir de troncos não utilizados, mobiliário, piso e teto de madeira. Além de objetos feitos artesanalmente e da paleta de cores recheada de tons quentes e terrosos.
No terraço existe ainda uma pequena horta com temperos e outros vegetais que encoraja a permanência no espaço externo.
O projeto também se utiliza de revestimentos de seda, veludo, couro, ônix e bronze, que remetem diretamente à temática mais rural.
O corredor foi decorado com papel de parede floral a partir de uma estética bem oriental, em alusão à descendência da família que ocupará a casa. Os desenhos trazem frescor e vivacidade ao ambiente.
É interessante notar que o arquiteto preferiu utilizar dois tipos diferentes de madeira no piso e no teto. Com o tom mais escuro na parte de cima, tem-se a impressão de um pé direito menor e, portanto, mais intimista.
Os quartos têm uma paleta de cor mais neutra, mas não abandonam a linguagem eco-urbana escolhida para a casa.

LEIA TAMBÉM

Paris anuncia longa reforma e modernização na Torre Eiffel

Técnica propõe construção de edifícios “vivos” usando processos naturais

Netflix estreia série documental sobre o poder do design

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!