Decoração

Apartamentos pequenos: saiba como viver em poucos metros

Daliane Nogueira
30/04/2016 01:00
Thumbnail
Morar em apartamentos pequenos é uma realidade contemporânea. E, quanto menor a área, maior o desafio para decorar e colocar todos os móveis, eletrodomésticos e itens necessários para viver. Para quem está nesta difícil tarefa de fazer valer cada centímetro do apê, a Haus foi em busca de projetos com boas sacadas e destaca os desafios e as soluções de cada um deles. São imóveis que têm de 29 a 60 metros quadrados.
LEIA TAMBÉM
29 m²
O projeto dos arquitetos André Bertolucci e Flávia Caldeira encontrou na linguagem dos quadrinhos um diferencial para montar um estúdio jovem e alegre. O papel de parede usado na área do quarto tem estampa de mangá em preto e branco. Absolutamente integrado, o estúdio tem área restrita, mas agrega todos os ambientes necessários para uma vida confortável. Algumas peças de design, como as cadeiras Masters Chair, de Philippe Starck; objetos com inspiração retrô e o mobiliário amarelo destacam-se no todo.
Soluções de destaque: Como não há separação entre o quarto, cozinha e sala, a opção por colocar a tevê em um suporte giratório é uma solução que otimiza espaço e cria uma delimitação de ambientes. Ao invés de usar uma mesa de jantar, que ocuparia muito espaço, optou-se por uma bancada com acabamento em pintura laqueada amarela e forma orgânica. Buscando a praticidade, os arquitetos usaram um sofá com capa, que pode ser retirada, lavada ou mesmo substituída por outra com cor diferente.
Fotos: Daniel Sorrentino/Divulgação
Fotos: Daniel Sorrentino/Divulgação
Fotos: Daniel Sorrentino/Divulgação
Fotos: Daniel Sorrentino/Divulgação
33 m²
A neutralidade do branco permeia o projeto da arquiteta Kelly Valle para este estúdio. “A ideia foi manter a máxima funcionalidade, uma vez que o imóvel foi decorado para locação e precisava apresentar soluções que atraíssem o inquilino”, comenta. Entre os desafios estava a porta do banheiro que ficava no canto da cozinha, impedindo o aproveitamento deste espaço.
Soluções de destaque: ao mudar a porta do banheiro para mais perto do quarto, a profissional deixou o ambiente mais privativo e utilizou o recuo da cozinha para instalar a torre com forno elétrico e microondas. Com o intuito de dividir cozinha e quarto sem bloquear a visão, foi usada uma parede de gesso com uma abertura redonda na bancada de jantar, fazendo um volume diferente no projeto.
47 m²
Contrastes entre as cores, os materiais e os estilos. Essa é a proposta do loft assinado por Janaina Macedo para um casal que trabalha com moda. Tem uma pegada industrial nos revestimentos do piso e parede, que têm efeito de metal e cimento queimado, respectivamente. Mas há detalhes clássicos escancarados, como os arabescos do papel de parede e o ponto focal do espaço: o sofá cereja com capitonê.
Soluções de destaque: a reforma conseguiu resolver um problema dos apartamentos pequenos: a falta de espaço para uma área de jantar. “Quando não havia a bancada que divide cozinha da área social, o que se tinha era uma mesa e cadeiras com pouquíssimo espaço de circulação e uma cozinha nada convidativa. Com a nova configuração, as reuniões com amigos ficaram mais confortáveis.
57 m²
O flat assinado pelo escritório Lima Ramos Lombardi fica em um hotel e toda a configuração do espaço tinha o DNA de um quarto com acomodações padrão. “Transformamos em um apartamento com todo o conforto e personalidade do morador, descaracterizando os itens que lembravam o hotel”, explica a arquiteta Bianca Lombardi. Na cartela de cores, preto, cinza, tons escuros de madeira e toques de amarelo. O principal investimento ficou por conta da automação de todos os eletrônicos, feita pela Nobel.
Soluções de destaque: como era preciso ganhar espaço, os profissionais tiraram a central de ar condicionado de um cantinho da sala, transferiram o equipamento para o teto e aproveitaram o recuo para colocar um aparador. A pequena sacada foi fechada com vidro e instalou-se um armário para guardar sapatos e itens de limpeza. Para economizar ainda mais espaço, foi instalado um forno elétrico que tem função de microondas.
60 m²
Fotos: André Rodrigues
Fotos: André Rodrigues
Um apartamento para moradia temporária, apenas enquanto o proprietário, um executivo que se divide entre São Paulo e Curitiba, está na capital paranaense. Esse é o perfil do projeto assinado pelo escritório Olga Bergamini. A principal intervenção de reforma foi a abertura da cozinha para a sala, garantindo um ambiente mais amplo e iluminado, explica a arquiteta Danielle Bragagnolo.
O painel turquesa e alguns truques de iluminação pontuam a sala, foco principal do imóvel. Nos quartos, a opção foi para móveis funcionais, com linhas retas e simples.
Soluções de destaque: o escritório aproveitou a bancada da cozinha para embutir um armário de apoio para os utensílios. No quarto principal, que tem cerca de 6 m², foram criados nichos embutidos na própria cabeceira de madeira, onde foi instalada a iluminação de apoio. “Gostamos de usar, em apartamentos pequenos, os nichos altos para colocar som e tevê.”
Fotos: André Rodrigues
Fotos: André Rodrigues
Fotos: André Rodrigues
Fotos: André Rodrigues
Fotos: André Rodrigues
Fotos: André Rodrigues

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!