Decoração

Após reforma polêmica, governo de São Paulo diz que acervo histórico foi preservado

Sharon Abdalla
28/03/2019 19:06
Thumbnail

Foto: Reprodução/Facebook

Após a repercussão que a reforma recente de alas do Palácio dos Bandeirantes alcançou nas redes sociais, especialmente devido a pintura de móveis e paredes em tons de cinza e preto, ao contrário dos de madeira que predominavam no local e remetiam à história da edificação, o governo de São Paulo se manifestou dizendo que o acervo histórico da sede do poder executivo paulista foi preservado.
Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter
“Os poucos móveis que foram pintados são móveis de estilo, e não de época. Todo o patrimônio original, autêntico da época, tanto colonial como posterior a isso, estão conservados e preservados como patrimônio público paulista”, afirma Ana Cristina Barreto de Carvalho, presidente do Conselho Consultivo e Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, em nota publicada na noite desta quarta-feira (27). O mesmo ela comenta no vídeo institucional abaixo, encaminhado à reportagem de HAUS pela assessoria de imprensa do governo paulista.
Questionada sobre a motivação da reforma e a justificativa para a mudança no padrão da decoração dos ambientes, a assessoria limitou-se a dizer que “a decisão de investir na manutenção foi tomada após uma vistoria técnica da área administrativa que constatou infiltrações, rachaduras de paredes, presença de cupins na madeira e deterioração do piso” dos espaços. E acrescentou que ela “prevê, na sua essência, a pintura de portas, paredes e pequenas adequações, como [a instalação de] parede de drywall”.
Ainda de acordo com a assessoria, não há um decorador responsável pela reforma, sendo a conservação feita pela “empresa contratada para realizar as manutenções de rotina do prédio”, com orçamento de R$ 9,5 milhões por ano “elaborado pela gestão anterior. Questionada sobre a participação da decoradora Joia Bergamo na reforma, a comunicação do governo de São Paulo disse que ela não foi contratada para tanto, mas que a profissional é amiga pessoal do governador João Doria. Desta forma, teria prestado uma espécie de consultoria no processo.
>>> READ IT ON WISE UP NEWS <<<

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!