Decoração

Aprenda a despertar os cinco sentidos dentro de casa com dicas simples

HAUS
28/09/2016 22:55
Thumbnail
Quer viver melhor dentro da sua própria casa? Então pare de pensar na decoração como algo meramente estético.
A atividade também se dedica a atiçar nossa mente, de modo que todos os nossos cantinhos preferidos estimulem por completo os nossos sentidos. O que torna a experiência de morar cada vez mais primorosa.
É o que defende Gilberto Elkis, um dos principais nomes brasileiros do paisagismo, em entrevista exclusiva à HAUS. “Tirar partido dos cinco sentidos com tudo que a mãe natureza nos proporciona. Você pega a planta, come o fruto, escuta o barulho da água, ouve o vento. É a interação e a degustação dos sentidos dentro de uma paisagem“.
A fala dele é específica para o paisagismo, mas também serve gentilmente para o design de interiores.
O badalado Hotel Unique, em São Paulo, com vista privilegiada da cidade e decoração inspiradora, tem um dos pacotes mais caros para festa de Réveillon. Foto: Divulgação
O badalado Hotel Unique, em São Paulo, com vista privilegiada da cidade e decoração inspiradora, tem um dos pacotes mais caros para festa de Réveillon. Foto: Divulgação

Confira as dicas de HAUS de como explorar os cinco sentidos para morar melhor

Tato

A solução mais fácil e eficiente é investir em texturas. Um tapete macio ou uma almofada fofinha de crochê fazem toda a diferença na hora de deixar a casa mais aconchegante.
Não se esqueça também da climatização: brincar com seus filhos no chão aquecido da sala sem se preocupar, pegar uma toalha quentinha e seca depois do banho, trabalhar em uma mesa com tampo aquecido, poder chegar em casa e ficar à vontade sem passar frio. São opções que enriquecem nossas sensações e quem experimenta não abre mão.

Visão

É o sentido que mais estamos acostumados a provocar. Por isso, não é tarefa difícil. Invista nas cores e formatos que mais te agradam. “O que mais mexe com as sensações, segundo pesquisas, é a cor. E é fácil e barato trabalhar com esse elemento”, sugere o arquiteto Júnior Piacesi, que expõe este ano na Casa Cor Minas Gerais com o Quarto de Hotel.
Outra dica é não deixar as plantas de lado. Elas trazem o verde para o interior das residências e são um forte conforto psicológico.

Olfato

Espalhar aromatizadores pela casa é uma boa maneira de deixar os espaços mais perfumados e acolhedores. Invista nos cheiros de sua preferência. Aprenda a fazer o seu aqui e aqui.
Outra ideia é decorar a casa com espécies de plantas que exalam fortes odores naturais, como a lavanda, por exemplo.

Audição

Nos momentos de descanso, aprenda a prestar atenção nos sons externos que invadem sua casa. Ouvir o vento e o canto dos passarinhos tem um efeito relaxante poderoso sobre nós. Se quiser incrementar essa experiência, a solução é investir na sonorização dos ambientes com músicas de sua preferência ou em fontes, disponíveis em diversos tamanhos, que ajudam no descanso ao reproduzir o som de água corrente.
A foto mostra uma fonte residencial feita pela mosaicista Bea Pereira, no ateliê Depósito do Mosaico.

Paladar

A paisagista Claudia Canales deu alma de interior aos fundos de uma casa com diversas flores e árvores frutíferas
A paisagista Claudia Canales deu alma de interior aos fundos de uma casa com diversas flores e árvores frutíferas
A maneira mais gostosa de incluir sabores em nossas residências é investindo em plantas frutíferas. Até o menor dos espaços pode recebê-los, até mesmo em vasos maiores. O que vira garantia de ter suas frutas favoritas sempre à mão. Veja outras dicas aqui.

LEIA TAMBÉM

Café do Viajante mistura brutalismo e estética clássica

Casa da infância de Harry Potter é colocada à venda no Reino Unido

Curitiba ganha nova loja de móveis e objetos autorais

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!