Decoração

Aprenda a fazer uma luminária de design em PVC

Mariana Domakoski*
20/09/2016 22:55
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Uma luminária é uma boa porta de entrada para o do it yourself  (DIY) e a peça pode servir para compor os mais diversos ambientes, dando personalidade para os espaços.
A historiadora que se encontrou na carreira de designer de produto Juliana Schlichting criou um modelo, exclusivo para a HAUS, a partir de canos de PVC que podem vir de restos de uma obra ou de sobras das lojas de material de construção.
A cor varia de acordo com o gosto pessoal e com o contexto do ambiente em que ela será inserida. Um detalhe importante é que a lâmpada precisa ser, obrigatoriamente, de LED, para não esquentar a tinta e fazer com que ela libere cheiro.
A luminária foi ambientada em duas situações: um canto de leitura e uma penteadeira. Quem assina as ambientações são as arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo, da Moca Arquitetura. Os móveis são de acervo.

Materiais

– Furadeira;
– Broca de 7 mm;
– Broca de 3 mm;
– Régua;
– Uma folha de lixa 220;
– Chave Phillips;
– Caneta de marcação permanente (de CD);
– Tesoura;
– Serrinha de metal;
– Luva descartável;
– Fiação pronta de 6 mm de diâmetro com plug de liga e desliga (pode ser branca, preta ou de sua preferência);
– Tinta spray preta e dourada (ou de sua preferência);
– Um cano de PVC de 5 cm de diâmetro;
– Um cano de PVC de 7,5 cm de diâmetro;
– Um cano de PVC de 10 cm de diâmetro;
– Cortiça ou ráfia (pode ser comprada em casa de embalagens);
– Pistola de cola quente;
– Tubo de cola quente (quanto achar necessário);
– Um parafuso de 3 mm;
– Uma porquinha para o parafuso;
– Um bocal E27 padrão que sirva para a lâmpada;
– Uma lâmpada LED;

Passo a passo

1) Cortar os canos em ângulo reto com a serrinha. Cada diâmetro em comprimentos diferentes: cano de 5 cm cortar com 10 cm de comprimento; o de 7,5 cm cortar com 17 cm de comprimento e o de 10 cm, com 7 cm.
2) Na peça de 17 cm de comprimento, distante 3 cm da base, fazer um pequeno rasgo até a metade do tubo que vai ajudar na hora de juntar as peças.
3) Com a broca de 7 mm, em todos os canos fazer um furo distante 1 centímetro da base (para passar a fiação). No caso do cano de 17 cm, o furo deve ficar no mesmo lado do rasgo. Nas outras duas peças, com a broca de 3 mm, fazer um furo distante 3 cm da base, na mesma linha do furo anterior.
4) No cano de 17 cm, oposto ao furo e ao rasgo, fazer um corte curvando a serrinha em 45 graus. Muito cuidado para não causar acidentes.
6) Lixar todos os canos, para tirar as rebarbas e dar acabamento (nas bordas e no corpo do cano). Para lixar o rasgo, dobre a lixa.
7) Usando a luva descartável, pinte todas as peças por dentro e por fora com a tinta spray. Se quiser pintar a parte de dentro com uma tinta diferente do lado de fora, cole fita crepe nas bordas para proteger.
8) Envolva o cano mais baixo com a cortiça ou com a ráfia.
9) Se tiver envolvido com cortiça, use a chave Phillips para abrir o buraco que tapa o furo do fio. Se tiver usado a ráfia, é só abrir a trama.
10) Una as três peças com o parafuso e a porca. Deixe o parafuso frouxo.
11) Passe o fio pelo buraquinho maior e faça a ligação do bocal ao fio, com uma pequena instalação elétrica. Depois, é só colocar a lâmpada.
*especial para a Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!