Decoração

Aprenda a proteger a casa de mofo e bolor

Gazeta do Povo*
26/07/2019 17:00
Thumbnail

Descubra como tirar o mofo de móveis e tecidos. Foto: Bigstock.

Em dias de chuva, a umidade facilita o surgimento de bolor e mofo nos armários e guarda-roupas. Essas reações, causadas pelos fungos, podem até ser desejadas no processamento de queijos e vinhos – mas em casa podem estragar o mobiliário, paredes, roupas, sapatos e bolsas. O cheiro é desagradável e a aparência escura da mancha logo dá a impressão de um ambiente sujo e mal cuidado. Mas antes de entrar em desespero, reverta a situação com dicas simples e sem muito estresse.
Para a consultora de operações da Dona Resolve, Paula Roberta da Silva, existem algumas receitas caseiras que ajudam a eliminar essas manchas: “Em um balde com água, adicione um litro de água para 100 ml de água sanitária e espalhe pelo ambiente atingido pelo mofo, deixando agir por 30 minutos”. Depois disso, a mancha fica fácil de ser retirada. Apenas um pano limpo deve ser o suficiente. Se não for, repita a operação com uma esponja.
O mofo é provocado pelo excesso de umidade no ambiente, e pode se desenvolver em vários lugares da casa, como paredes, tetos, banheiros e armários. Os tecidos da cortina, estofados e almofadas também são suscetíveis ao problema. O couro, um dos materiais mais sensíveis ao bolor, podem ser limpos com vinagre branco. “Não há mofo que resista. O vinagre é o maior aliado para a retirada de qualquer tipo de bolor”, esclarece a consultora.
Melhor ainda é prevenir. Ter uma boa ventilação dentro de casa, por exemplo, ajuda muito. No caso de ambientes com muita umidade, como banheiros, cozinha e lavanderia, existem hoje no mercado tintas e outros produtos específicos que evitam a proliferação de fungos. No caso dos tecidos e roupas delicadas, o ideal, segundo Paula, é guardar tudo em sacos de TNT ou algodão. Pastilhas antimofo dentro dos armários também podem minimizar o problema.
Tecidos e estofados
Nos tecidos, a limpeza da mancha de bolor é mais difícil. Diferentemente de paredes e tetos, os estofados não podem ser limpos com água sanitária, explica Diego Augusto Lobado, consultor do Idea Clean Limpeza Profissional. Para a retirada do bolor, Diego afirma que a melhor opção é o uso de um xampu neutralizador, que é espalhado com a ajuda de um aspirador com filtro d’água. “Depois de limpar, com a utilização de uma escova, você pode secar com um pano e deixar à sombra”, sugere o profissional. Secagem ao sol e o uso de produtos inadequados danificam o tecido e fragilizam suas fibras.
LEIA TAMBÉM
*publicada originalmente em fevereiro de 2016.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!