Reforma e decoração

Decoração

Arquiteta oferece consultoria online e gratuita para italianos confinados

Fernanda Massarotto, de Milão, especial para HAUS
26/03/2020 17:00
Thumbnail

Moretti faz o atendimento durante duas horas por dia, prestando consultoria para aqueles que sonham em reformar suas casa após a quarentena. | Oliviero Toscani

A hashtag #iorestoacasa (euficoemcasa) viralizou em toda a Itália. A precaução virou "quase" obrigatoriedade para conter a propagação da Covid-19, depois do toque de recolher decretado pelo governo italiano, no último dia 11. Em tempos de coronavírus é preciso encontrar maneiras criativas de prosseguir com a rotina. E os italianos, mais uma vez mostram que o design e a arquitetura, também são armas para combater a crise. Mesmo que seja no âmbito da saúde.
O lar-doce-lar passou a ser local de trabalho e escola. O convívio diário, durante 24 horas, redimensiona a importância de cada ambiente. Será que não está na hora de reformar ou renovar a decoração do quarto ou da sala? Não seria hora de pensar em um home office? Mas agora é a melhor hora? A resposta para todas essas perguntas pode ser sim.
Graças às novas tecnologias tudo isso é possível, ou quase tudo. A arquiteta italiana Valentina Moretti, que comanda um time de arquitetos e engenheiros do Studio More, acaba de lançar a consultoria digital para quem quer dar uma repaginada na própria casa. E melhor, gratuitamente.
"Tive a ideia logo que o toque de recolher foi decretado. É um modo de ajudar as pessoas a passarem o tempo e ainda sinto que estou fazendo algo útil", conta a italiana por skype em uma conversa virtual.
"Hoje, vivemos em um mundo onde os tutoriais invadiram nossas vidas. Desde receitas, aulas de yoga, pilates e até lições de crochê. Por que o arquiteto e o designer não podem dar conselhos e ideias em um momento onde a casa se tornou novamente o centro da nossa vida?"
Por duas horas, de segunda a sexta, das 15h30 às 17h30, Moretti e a sua equipe realizam atendimentos virtuais gratuitos, mediante agendamento prévio, pelo endereço de e-mail architettoinscatola@morettimore.it. A consultoria deve permanecer funcionando até o próximo dia 3 de abril, data prevista para o término do decreto de confinamento.
O bate-papo online é feito por meio de Skype, Facetime e Whatsapp com um arquiteto ou designer. Os atendimentos podem contemplar tanto visitas virtuais a museus e galerias, como também a exibição online dos espaços a serem reformados ou ambientes que devem ser decorados. Conselhos, dúvidas e até desejos são discutidos e esclarecidos em 30 minutos.
"Temos certeza que, em pouco tempo, tudo isso vai passar e que alguns desses sonhos irão se tornar realidade", diz a arquiteta italiana. "A orientação virtual hoje é um modo de entreter e dar uma esperança em um momento tão peculiar. É claro que, em alguns casos, será necessário uma reforma ou uma intervenção mais drástica. Mas isso pode ser feito mais tarde", analisa a arquiteta que acredita, mais do que nunca, que nossas casas merecem atenção. E um pouco de design e conselhos de experts sempre ajudam.

Arquiteto de presente

Os planos de consultoria são vendidos através do conceito "smart box".
Os planos de consultoria são vendidos através do conceito "smart box".
Outro modelo inovador de negócio proposto pelo time de Moretti, lançado no final do ano passado, foi o Architetto in Scatola (Arquiteto de presente), quatro diferentes pacotes de serviços de arquitetura e design, vendidos separadamente.
"São planos promocionais inspirados no conceito das smart box. Oferecemos consultoria  para projetos de arquitetura, principalmente de design de interiores", explica Valentina Moretti que criou quatro tipologias de produtos: do básico Tête à Tête (295 euros) até os mais elaborados como a Palette (350 euros), Real Estate (595 euros) e Progetto (950 euros).
"O Tête à Tête, por exemplo, prevê um encontro com o arquiteto que posteriormente dará dicas para decoração do espaço. Já na Palette, nos vemos com o cliente duas vezes e entregamos um estudo com sugestões de estilos, materiais, revestimentos e peças para a decoração". 
Para os mais exigentes, a opção Progetto é a mais acertada pois inclui, além de duas reuniões com o arquiteto, um projeto de design de interiores completo com um planta e soluções condizentes ao orçamento. Há também a chamada fórmula Real State para quem possui imóveis para venda e locação.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!