Cuidados domésticos

Decoração

Arquitetura e decoração contribuem para evitar problemas respiratórios típicos no inverno

Sharon Abdalla
05/08/2020 19:00
Thumbnail

Ambientes ventilados são aliados para se prevenir problemas respiratórios. Foto: Maura Mello/Divulgação/Dantas & Passos Arquitetura

Tempo frio, ar seco, estiagem. O combo, comum nos meses mais frios do ano e inimigo de quem sofre com alergias e problemas respiratórios, em 2020 ganhou um reforço: o isolamento social, que fez do confinamento doméstico um novo gatilho para as crises.
Do que muita gente se esquece, no entanto, é que a arquitetura e a atenção dada ao estilo de decoração que se imprime aos ambientes podem contribuir, e muito, para tornar as crises menos frequentes ou intensas. Confira algumas dicas e aproveite o tempo em casa para fazer delas aliadas à saúde respiratória.

Deixe o ar entrar

Abra as janelas e deixe o ar circular. Se for construir, comprar ou alugar um imóvel, priorize os que contam com janelas amplas, certifique-se que todos os ambientes ventilem por igual e dê atenção especial à ventilação cruzada. "Também é importante que a casa tenha boa incidência de sol, uma vez que o calor proveniente dela evita o cheiro de bolor e a proliferação de fungos, que são péssimos para os alérgicos", acrescenta a arquiteta Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura.
Evite usar o ar-condicionado, pois ele contribui para tornar o ar ainda mais seco. Se isso não for possível, mantenha os filtros e dutos sempre limpos para que não acumulem poeira e contribuam para piorar os quadros alérgicos. "Os aquecedores elétricos também tornam o ar mais seco. Ao utilizá-los, o morador pode colocar uma bacia com água no ambiente [para equilibrar a umidade do ar]", explica a arquiteta. Ela lembra, ainda, que uso de umidificadores de ar é outra opção para tornar o ar dos ambientes menos secos. "Eles devem ser usados com bom senso, porque o ar muito seco é prejudicial, mas muita umidade pode criar bolor, que também é", alerta.

Atenção aos revestimentos

Que os carpetes devem passar longe da casa dos alérgicos não é segredo. Mas a arquiteta Carina Dal Fabbro acrescenta que, mais do que isso, a opção pelos revestimentos deve priorizar os materiais de fácil limpeza, como pisos cerâmicos, laminados ou vinílicos (com base de PVC), que não favorecem o acúmulo de pó e também são de fácil limpeza. "O piso de madeira não chega a ser contra-indicado, mas a limpeza dele deverá ser feita com mais frequência", lembra.
Tapetes lisos, com fibras sintéticas e tratamento antialérgico são perfeitos para casas com pessoas alérgicas. Foto: Divulgação/Carina Dal Fabbro
Tapetes lisos, com fibras sintéticas e tratamento antialérgico são perfeitos para casas com pessoas alérgicas. Foto: Divulgação/Carina Dal Fabbro
A mesma orientação vale para o revestimento de paredes, para as quais deve-se evitar a escolha por materiais com muitas texturas ou com efeito ripado, por exemplo. "Ou seja, revestimentos e acabamentos mais lisos, sem cantinhos ou ranhuras, que não acumulam pó e são mais fáceis de limpar", destaca Paula.

Superfícies

Nem o mobiliário fica de fora quando o assunto é minimizar os problemas respiratórios. Aqui, além de superfícies mais lisas, que facilitem a limpeza, a orientação vai no sentido de se evitar nichos, prateleiras abertas e detalhes na marcenaria ou entalhados na madeira.
Cabeceiras estofadas, sofás, poltronas e cadeiras revestidos com veludo, linho ou outros tecidos naturais também não são recomendados, pois tendem a acumular mais pó e são mais difíceis de limpar.
Decoração com poucos objetos colabora para evitar o acúmulo de pó. Foto: Maura Mello/Divulgação/Dantas & Passos Arquitetura
Decoração com poucos objetos colabora para evitar o acúmulo de pó. Foto: Maura Mello/Divulgação/Dantas & Passos Arquitetura

Decoração

A mesma regra dos tecidos naturais pode ser aplicada para a escolha de cortinas, almofadas e tapetes. Para eles, a recomendação das arquitetas é a substituição por peças com fibras sintéticas, como o poliéster, que têm limpeza facilitada e podem ser lavadas em casa.
Em relação aos tapetes, além da redução do número de peças dispostas pelo cômodos, outra dica é a opção por linhas destinadas a áreas externas, justamente pela facilidade e maior resistência à manutenção frequente.
"A casa do alérgico não pode ser uma casa de colecionador. Nela, menos é mais. Porque, se toda casa pede limpeza de poeira frequente, a casa do alérgico pede essa remoção diária. Então, quando você tem uma decoração mais clean, com menos objetos, ela ajuda a ter menos superfícies para esse acumulo de pó, o que facilita a limpeza", resume a arquiteta Paula.
Isso não significa, no entanto, que você não possa ter em casa os itens de que gosta, como reforça Carina. O cuidado, aqui, é para que eles sejam guardados de forma a não contribuir para as crises alérgicas ou respiratórias. "No caso das estantes, o melhor é que elas sejam fechadas ao invés de tudo ficar exposto em prateleiras abertas. Uma cristaleira [também funciona]", sugere a arquiteta como opção para quem deseja guardar itens colecionáveis ou lembranças de viagens, por exemplo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!