Decoração

Decoração

Árvores de Natal inusitadas que vão além do tradicional verde, vermelho e dourado

Sharon Abdalla
29/11/2019 17:54
Thumbnail

Foto:

Novembro é época de tirar do armário as caixas empoeiradas que guardam a árvore e as decorações de Natal. Mas e se, neste ano, você se permitisse inovar ao invés de apenas montar a mesma árvore de todos os anos no próximo dia 29 de novembro (o dia certo para instalar a decoração, segundo a tradição cristã)?
Para isto, não é necessário muito esforço ou um investimento significativo. Basta dar asas à criatividade, reaproveitar itens que você já tem em casa e até mesmo no jardim, ou fazer dos presentes a própria decoração de Natal.
Para te inspirar, HAUS convidou quatro profissionais que assinam projetos inusitados de árvores de Natal com diferentes propostas, estilos e tamanhos, que servem para diversos ambientes. Confira!

Natural

Ninguém discute a praticidade e flexibilidade que uma árvore artificial carrega, mas é difícil resistir e não se encantar com a beleza de um pinheiro natural. Ainda mais quando ele faz parte da composição do jardim e integra o dia a dia da casa ou espaço comercial.
Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo
E esta é a proposta que a arquiteta Diane Justus traz na decoração que assina. Ela aproveitou a beleza e imponência do pinheiro natural e deu ênfase a eles por meio de uma decoração em estilo minimalista, com bolinhas translúcidas em acrílico que foram personalizadas com pintura em tinta branca e a inserção de pingentes para o projeto. Na base da árvore, os presentes estão representados por luminárias em formas geométricas que, além de iluminar, dão volume à base.
Foto:
Foto:
“A árvore foi baseada no conceito do menos é mais, da busca pela essência, de se ater ao que é importante. A cor branca foi pensada para representar a paz e este momento do ano, que é de muita reflexão”, explica. A proposta, inclusive, é válida para além do pinheiro e pode ser replicada em qualquer outra espécie de árvore, bastando para isso enfeitá-la com elementos que façam referências ao Natal. O cuidado aqui fica por conta dos materiais, que devem resistir às intempéries do tempo.
Ficha técnica da produção: locação, Oslo Design. Peças: Oslo Design, Duo Light & Design, Detalhes Ateliê (personalização das bolas).

Puro design

Para quem não tem medo de ousar na decoração de Natal, uma boa pedida é fazer das peças de design, que decoram ou servem a diferentes usos durante o ano, as estrelas para a montagem da árvore. A dica é da designer Ana Penso, que apresenta uma entre as várias propostas que a composição de peças assinadas por estrelas e estreantes no setor, além de profissionais que desenvolvem um trabalho mais autoral, possibilita.
Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo
O ineditismo aparece já na estrutura da árvore, montada em formato cônico – que remete às árvores tradicionais – a partir do empilhamento das luminárias Giro, assinadas por ela. Para a decoração dela, cabideiros fazem as vezes das tradicionais bolinhas, enquanto o cachepô assume a função de estrela ou ponteira. Na base, os presentes foram substituídos por vasos, castiçais e até cobogós.
Foto:
Foto:
“O design é esta multipotencialidade, esta profusão de formas, cores, a sutileza das diferenças. O design está em absolutamente tudo e, quando você compra algo o faz por escolha, e escolha é referência da tua história, é afeto. E a árvore de Natal é essa ode ao afeto”, destaca.
Ficha técnica da produção: locação, Ôda Design Club. Assinatura das peças: 80e8 Design, Ana Penso, Attom, Estúdio Boitatá, Estúdio Dentro, Estúdio Lludi, Greghi Design, Irmãos Campana, Nicole Toldi, Paula Juchem, Spiral Cerâmicas, Studio Creme, Studio Heloisa Galvão, Valdomiro Favoreto.

Natal florido

Árvore, arranjo, ou uma árvore que é um arranjo? As três respostas cabem à proposta assinada pela Agapanthus Floricultura para quem quer apostar em uma decoração natural dentro de casa. Com estrutura em espuma floral em formato cônico, a árvore de Natal foi montada a partir do encaixe de diferentes espécies e tonalidades de baby suculenta, as plantas queridinhas do momento. O acabamento e a referência sutil ao dourado natalino vêm dos ramos de samambaia desidratada e enrolada.
Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo
Foto: Nay Klym/Gazeta do Povo
A árvore serve a diferentes espaços e tem na facilidade de locomoção e na possibilidade de diferentes composições outros de seus destaques. Isso porque ela pode ir do centro de mesa ao buffet e mesas laterais e ser única ou aparecer em composições de duas, três ou mais miniárvores apoiadas sobre a mesma base.
Produção de árvore de Natal
Produção de árvore de Natal
“Esta árvore é praticamente um bordado, é uma terapia montá-la. As suculentas são fixadas com alfinetes ou cola-quente e elas demandam pouca manutenção, bastando borrifar pouca água por toda a árvore. A espuma é um ambiente propício para elas, o que favorece a durabilidade e até o enraizamento delas”, explica Márcia Carazzai, proprietária da Agapanthus.
A proposta também vale para a montagem de árvores com outras espécies de plantas e até flores. Nestes casos, porém, a durabilidade delas pode ser comprometida de acordo com as necessidades de rega e de sobrevivência das flores após o corte (que gira entre sete e dez dias, em média), o que pode fazer com que precisem ser repostas.
Ficha técnica da produção: locação, Deccore Móveis & Objetos.

Para decorar e presentear

Uma das tradições de decoração natalina é forrar a base da árvore com os presentes que serão distribuídos no dia 25 de dezembro. No projeto assinado pelo designer de interiores Marcos Soares, no entanto, os pacotes assumem o papel de protagonistas e são a própria árvore de Natal.
Para isso, ele sugere a utilização de uma base similar a dos baleiros de confeitaria (com “prateleiras” circulares dispostas em forma de cone) sobre as quais serão colocados os presentes de forma que fechem os vãos e deem volume à árvore.
“O Natal pede a criatividade. Os discos das prateleiras podem ser em vidro, em marcenaria, ou seja, é algo bem criativo. Para que não se perca a questão estética, a sugestão é embalar os presentes com fronhas, ou seja, tecidos marcados com o nome dos presenteados”, sugere Soares.
Foto
Foto
O verde tradicional da árvore aparece nos ramos de hera naturais. As bolinhas, por sua vez, deram lugar aos porta-guardanapos de flores coloridas em crochê, novos usos para diversos materiais que garantem criatividade e ludicidade à árvore. “O Natal pede que as pessoas ousem um pouco. Você pode montar a árvore com elementos que tem em casa. O bacana é a pessoa colocar sua identidade na decoração”, lembra o designer.
Ficha técnica da produção: locação, Tania Bulhões. Doces da mesa: Petit Pop.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!