Decoração

Balanços ganham espaço em propostas de decoração descontraídas

Sharon Abdalla
06/04/2017 22:52
Thumbnail
Diversão, aconchego, conforto. Quem tem um balanço ou uma rede dentro de casa costuma explicar com um destes termos a decisão por inserir a peça na composição dos ambientes. A boa notícia para quem planeja investir na proposta é que, além de tudo isso, os itens que trazem o “balançar” para a decoração também podem assumir um papel de protagonista, conferindo personalidade aos espaços.
Foi o que aconteceu nas três casas onde a redatora Bruna Castro já morou. Ela, que há sete meses viaja o mundo e que já foi considerada uma das melhores anfitriãs pela plataforma de hospedagem alternativa Airbnb, conta que a rede foi uma companheira inseparável na decoração das salas que já ambientou.
“Não gosto de nenhuma decoração que não seja convidativa, intimista, e a rede é um convite para quem chega se esparramar, ficar à vontade. Sou uma pessoa muito informal e acho que as redes nas minhas salas sempre transmitiram isso”, avalia.
Entre os hóspedes, o sucesso da rede era praticamente unânime. Bruna conta que muitos diziam que a presença da peça tinha influenciado na escolha pelo apartamento e que ela chegou, inclusive, a presentear alguns deles com a rede.
“Fui visitar algumas antigas hóspedes e todas elas agora têm uma rede em casa, o que não é comum na França ou na Alemanha, por exemplo. Elas falam que a rede é um pedacinho do Brasil, uma forma de reviverem suas experiências brasileiras”, acrescenta.

Aconchego

A memória da infância passada na chácara e o desejo de deixar o apartamento com “cara de casa” foram os estímulos para que o casal Nina Vilas Boas e Guilherme Gonçalves da Maia inserisse o “balançar” na decoração do imóvel onde mora.
Como o apartamento não tinha lugar para uma rede, o casal optou por uma cadeira suspensa comprada de artesãos nordestinos. Primeiramente, a peça foi pendurada na sala, ao lado do sofá. Depois, ganhou um segundo gancho, fixado na cozinha, bem próximo da horta vertical e de uma janela por onde entra muita iluminação natural.
“Fiz esta área na cozinha para funcionar como uma sacada. Às vezes penduro a cadeira ali e, em outras, na sala. Ela funciona nos dois lugares. O comentário dos amigos que nos visitam é que ela deixa a casa aconchegante, com cara de casa de vó”, acrescenta Nina.

Versatilidade

Confeccionados nos mais diversos materiais e acabamentos, as redes e balanços têm ganhado espaço nos projetos de interiores. Além de proporcionar conforto e aconchego, eles podem atuar como um objeto de destaque, um ponto focal dos ambientes, como explica a arquiteta Aline Bernacki Pereira, da Bernacki Arquitetura. Tudo irá depender da composição do espaço, da proposta do projeto e do estilo da peça.
“A diversidade de desenhos faz com que haja balanços para cada tipo de ambiente. A escolha pode partir do design da peça, mas sempre se deve ter em vista seu caráter utilitário e divertido, que é o mais importante”, acrescenta a arquiteta Christiane Freitas Santos, que tem um balanço pendurado na sala do apartamento onde mora com a família.
Por isso, é preciso dar atenção a detalhes que vão do espaço livre necessário para a utilização da peça à sua fixação. Aline lembra que tetos de gesso não suportam o peso de uma pessoa e que, por isso, os balanços e as cadeiras suspensas devem ser fixados à laje. No caso das redes, a estrutura das paredes que receberão os ganchos deve ser avaliada para que se garanta uma instalação segura. Com estes cuidados, resta abusar das possibilidades que as peças proporcionam para decorar, se divertir ou simplesmente relaxar dentro de casa.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!