Decoração

Bambu para toda obra

Luan Galani, especial para a Gazeta do Povo
23/05/2013 03:22
Thumbnail
No Brasil, contudo, a presença da planta ainda é tímida na construção civil. Mas o que não faltam são entusiastas quanto ao seu uso. É o caso do professor de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio), o iraniano Kosrow Ghavami, um dos maiores especialistas internacionais em bambu e que há 35 anos se dedica a estudar o material. “Diversos estudos comprovam cientificamente que o bambu pode ser utilizado na construção civil sem perigo algum”, afirma.
Ghavami destaca as várias qualidades do material. “É tubular, longo, leve, fácil de transportar e manusear, extremamente flexível e tem durabilidade garantida por muitas décadas, se tratado adequadamente”, observa. Ele salienta ainda que a gramínea pode ser cortada após quatro anos de plantio, um tempo relativamente curto se levado em conta os 15 anos que muitas árvores levam para que a madeira convencional possa ser extraída. Além disso, o especialista lembra que existem mais de 75 gêneros de bambu, que podem ser facilmente cultivados em quase todos os continentes, exceto onde o clima é frio demais.
Material imbatível
Bastante procurado por arquitetos e paisagistas do Brasil todo, o artesão José Pedro da Silva, mais conhecido como Zé do Bambu, dá forma a tudo que a mente puder imaginar com o material. “A aplicação do bambu não tem limites. É possível utilizá-lo do teto ao chão, para construir qualquer coisa que se deseje, sejam bancos, biombos, mesas, luminárias, portas, pisos ou vigas”, conta o artesão, que também dá aulas especiais em universidades de Curitiba sobre como lidar com o bambu.
Para Luiz Henrique Minatto, um dos proprietários da Minatto Móveis, empresa especializada na fabricação de móveis e outras estruturas de bambu, a utilização da planta também enriquece o visual do ambiente. “O bambu não perde em nada para as madeiras tradicionais: é tão elegante e bonito quanto o ipê, por exemplo. E permite mais curvas, conferindo formatos mais anatômicos e harmoniosos às peças fabricadas”, assegura.
Entre as diversas espécies, três variedades se destacam para a construção civil e para o artesanato no Brasil. “São o bambu cana-da-índia, o bambu-mossô e o bambu-gigante”, afirma a artesã Edna Sidoly, da Kabana – Arte em Bambu, empresa especializada na construção de grandes estruturas. “É fundamental não se esquecer da manutenção, que deve ser feita regularmente, a cada dois anos pelo menos, para evitar apodrecimento e ataques de fungos e cupins. No cuidado diário, basta um pano úmido para tirar a poeira”, aconselha.
Serviço
A Lot Of, Al. Gabriel Monteiro da Silva, 256, São Paulo, fone (11) 3068-8891.
Kabana – Arte em Bambu, Rua Alagoas, 1.770, Vila Guaíra, fone (41) 3528-1577.
Minatto Móveis, Av. Manoel Ribas, 5.150, Santa Felicidade, fone (41) 3027-0131.
Zé do Bambu, fone (41) 3285-4956.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!