Decoração

Bons fluidos para 2011

Ana Carolina Nery
17/12/2010 02:03
Thumbnail
A arquiteta recomenda iniciar pela defumação, que pode ser com o incenso que mais agrada. “Pode-se fazer a limpeza através das mãos, com palmas ou com sino, circundando os ambientes no sentido horário. O som muda a vibração do ambiente”. Inicie na porta de entrada e finalize, na mesma porta, após circular por todos os ambientes. Daniela revela que a limpeza só será eficiente se os ambientes estiverem organizados e limpos (sem pó). “Objetos quebrados e sem uso devem ser doados. Ralos devem ser limpos periodicamente e os ambientes devem ter boa ventilação.”
Na cultura japonesa, o ritual é levado a sério no último dia do ano. Somente assim estão prontos para, ao anoitecer, saborear um prato de soba, que é um macarrão de corte fino e longo, preparado com um trigo escuro, chamado sarraceno. “É servido com molho de shoyu e temperos. Simboliza a longevidade”, ensina a nissei Cláudia Suemi Hamasaki, que é a responsável pelas atividades da Praça do Japão, um departamento da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Curitiba.
Para complementar o desejo de atrair bons fluidos, é fácil encontrar nas residências japonesas, objetos como daruma (símbolo de perseverança), maneki-neko (gatos da sorte e da fortuna), origamis, diversos deuses e bonecos na figura de um respeitado casal de imperadores.
Símbolos
Em várias culturas os animais são muito cultuados e símbolos de vibrações positivas, como é o camelo, para os árabes. “É um animal abençoado, como diz o Alcorão, que pode passar 30 dias sem tomar água”, explica o libanês Radwan Raad, proprietário da Império Árabe. Na cultura indiana, o elefante está associado à boa sorte. “Ele remonta à religião hindu, que atribuiu ao deus Ganesh a cabeça de elefante e o corpo de homem, que tem o poder de abrir caminhos e trazer fortuna”, comenta Roberta Sales Saporiti, proprietária da Bali Design.
Serviço:
Casa da Praça do Japão. Império Árabe – (41) 3323-9398. Bali Design – (41) 3079-8578. Arquitetura e Feng Shui Daniela Fogaça – (41) 3254-1596. Sensorial Bazzar – (41) 3024-7722.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!