Móveis multifuncionais

Decoração

Buffet ou aparador? Saiba como escolher a melhor opção para a sala de jantar

HAUS
22/01/2020 07:56
Thumbnail

Buffet sob medida integra sala de jantar com loft em projeto do escritório Korman Arquitetos. Foto: JP Image| Foto: joao paulo s.de oliveira | joao paulo s.de oliveira

Amplas ou apenas do tamanho necessário, as salas de jantar têm nas mesas e nas cadeiras seus principais protagonistas. Mas a funcionalidade deste ambiente se completa em um tipo de mobiliário essencial para receber convidados em casa: os buffets e aparadores. Mas você sabe qual a diferença entre eles?
Segundo a arquiteta Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos, tanto o buffet quanto o aparador funcionam como apoio na sala de jantar. “Ambos ficam bem em salas clássicas ou modernas. O que muda é o design e os acabamentos do móvel”, conta a profissional. “A principal diferença entre eles é que o buffet serve também para guardar louças, enquanto o aparador apenas para servir”, complementa.
Aparador com rodízios traz aura descontraída à sala. Foto: Gui Morelli
Aparador com rodízios traz aura descontraída à sala. Foto: Gui Morelli
Ou seja: a escolha fica entre a necessidade de mais espaço de armazenamento ou a opção por uma estética mais clean. Se a cozinha já conta com armários suficientes para acomodar as porcelanas e cristais, a indicação é pelo aparador, que confere mais leveza ao ambiente.
Confira abaixo cinco projetos assinados pelo Korman Arquitetos que auxiliam a compreender a diferença estética entre os móveis e o visual que eles conferem aos ambientes.

Suspenso e clean

Foto: Gui Morelli
Foto: Gui Morelli
Em vidro e madeira, o buffet suspenso é lateral à mesa de jantar e cria uma estética leve e aconchegante a partir da contraposição de materiais. Outro elemento que contribui para o conforto são os spots direcionados ao móvel, que contrastam com a paleta de cores claras do ambiente.

Integração entre sala e cozinha

Foto: JP Image
Foto: JP Image
O loft de linguagem industrial e contemporânea integra cozinha e sala de jantar, e ganha uma estética composta por ferro, madeira e concreto aparente. O buffet sob medida teve modelos retrô como inspiração. Feito em laca verde, vidro e ferro, ele dá apoio ao espaço do bar e armazena copos, taças, xícaras e bowls para aperitivos.

Clássico e discreto

Foto: Gui Morelli
Foto: Gui Morelli
Nesta sala de jantar, o aparador suspenso em tons escuros harmoniza com mesa e cadeiras em laca preta. As cortinas foram posicionadas atrás do móvel, conferindo leveza e linhas retas que alongam o espaço. Ampliando o ambiente, ao fundo se encontra uma parede espelhada que divide espaço com um dos quadros preferidos de propriedade do casal de moradores do apartamento.

Funcionalidade complementar

Foto: Gui Morelli
Foto: Gui Morelli
Metal, cristal e mármore são os elementos que formam o aparador desenhado pela arquiteta Ieda Korman especialmente para a sala de jantar em estilo clássico. Acima do móvel, o quadro assinado por Di Cavalcanti coroa a identidade do espaço. A parede de espelhos cria um fundo comum ao aparador e ao quadro, ampliando o ambiente e dialogando com a mesa de jantar com tampo de vidro.

Descontraído e com divisórias

Foto: Gui Morelli
Foto: Gui Morelli
Um truque para aumentar o espaço de armazenamento do buffet é apostar em um modelo que tenha várias prateleiras. Neste ambiente de decoração jovem e descontraída, a peça tem a vantagem de circular pelo ambiente conforme a ocasião, principalmente em dias festivos — ganhando a função extra de carrinho de bebidas quando necessário.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!