Decoração

Seis quartos com a decoração certa para uma boa noite de sono

Equipe HAUS*
31/10/2019 18:00
Thumbnail

Cuidados com a disposição dos móveis, iluminação e isolamento acústico estão entre os itens importantes para um quarto amigo do sono. Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação | Evelyn Muller

*Originalmente publicada dia 6 de maio de 2018.
Assim como ter uma boa alimentação e praticar exercícios, ter um sono reparador é determinante para a saúde. Mas o descanso completo só acontece quando se tem um quarto adequado para o relaxamento. “Quando se dorme em um ambiente inadequado é possível desenvolver dificuldades para começar a dormir, há o aumento das chances de um sono fragmentado e o despertar no decorrer da noite”, explica a especialista em medicina do sono e Coordenadora do Laboratório de Sono do Hospital IPO, Adriane Zonato.
Um sono insuficiente diminui a produtividade, afeta a memória e o raciocínio, e aumenta as chances de desenvolver depressão. Sintomas que poderiam ser evitados se a qualidade do sono recebesse a atenção que merece.

Como a arquitetura pode ajudar

Uma grande aliada para garantir uma noite bem dormida é a “arquitetura saudável”, conceito que visa melhorar a qualidade de vida dos moradores de uma casa: ambientação adequada e psicologicamente equilibrada; iluminação e acústica corretas; qualidade do ar; ambiente livre de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos; e respeito à natureza são essenciais para um ambiente benéfico, segundo a arquiteta Priscilla Rispoli, certificada pelo Selo Casa Saudável.
“Se uma pessoa deve dormir 8 horas por dia, ela costuma passar, pelo menos, cerca de 10 horas das 24 horas do dia em seu quarto. Então o quarto acaba sendo, certamente, o lugar mais sagrado da nossa casa”, diz a arquiteta.
A seguir, você confere seis projetos de quartos propícios para o sono e relaxamento e que respeitam aspectos da arquitetura saudável.

Chega de barulho

Foto: Alessandra Okasaki / Divulgação
Foto: Alessandra Okasaki / Divulgação
Um quarto casual, com cores claras e uma atmosfera repousante e alegre foi o projeto solicitado para os arquitetos Sérgio Valliatti Jr. e Luciana Patrão. Para fazer valer a vontade do cliente, eles evitaram contrastes ao utilizar cores claras e mornas. “Ambientes monocromáticos são mais repousantes”, defende Valliatti. Com um bosque como vista do quarto (detalhe na página anterior), os arquitetos procuraram manter a circulação do ambiente desobstruída, visto que plantas são filtros de ar naturais e contemplá-las é sinônimo de relaxamento.
Foto: Alessandra Okasaki / Divulgação
Foto: Alessandra Okasaki / Divulgação
A insolação e a ventilação também foram levadas em conta no projeto, bem como a acústica do espaço. Para proteger o quarto de ruídos externos que podem atrapalhar a hora de dormir, os arquitetos optaram pelo uso de esquadrias acústicas, ou seja, janelas que impedem ou atenuam a transferência de barulho de um ambiente para outro.
“O ruído, tanto dentro do quarto quanto fora, pode atrapalhar o sono. O som tem nuances, o aumento e a diminuição do ruído levam ao despertar, por isso janelas antirruídos são interessantes. Para dentro de casa, vale desligar a tevê e os alertas de celulares”, aconselha a especialista em medicina do sono, Adriane Zonato.

Ambiente luxuoso

O desafio da arquiteta Kátia Herzog neste projeto foi unir com harmonia dois desejos do cliente: um quarto confortável, relaxante e inspirado no estilista e designer italiano Roberto Cavalli. “Procuro sempre aliar o meu estilo de trabalho com o gosto pessoal do cliente, primando pelo conforto, usabilidade e beleza.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
No caso desse projeto, o que se ressalta é o luxo, que também trouxe conforto”, destaca a arquiteta. Para garantir uma noite de sono agradável para os clientes, a arquiteta selecionou materiais de qualidade para a cama, complementando com colchas. Também utilizou iluminação quente e difusa, de tom amarelado, compôs o ambiente com tapetes e optou por cortinas com blackout, para manter o quarto totalmente escuro durante a noite.
Na decoração, Kátia procurou criar um ambiente requintado, inspirando-se naquele estilista, mas tomou o cuidado de manter o espaço leve. “As cores neutras dão uma sensação de relaxamento e sossego, já as escuras oferecem aquecimento. No quarto, inseri detalhes em dourado apenas para dar um charme, mas sem tornar o ambiente pesado”, comenta. O quarto também conta com uma mesa para café da manhã, criado mudo ao lado da cama para o apoio de livros e uma tevê.
Projeto de Kátia Herzog. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Projeto de Kátia Herzog. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Vale lembrar que o conselho médico é de evitar o uso de eletrônicos dentro do quarto para que o cérebro o relacione ao sono, os que não possuem dificuldade para dormir estão liberados. “A tevê não vai incomodar quem consegue dormir tranquilamente. Mas a luminosidade pode atrapalhar quem tem insônia, mesmo aquele sinal vermelho de quando ela ainda está na tomada. O ideal é não levar outras atividades para o quarto, mantê-lo com a conotação de dormir”, recomenda a médica Adriane Zonato.

Inspiração geométrica

Cuidados com a disposição dos móveis, iluminação e isolamento acústico estão entre os itens importantes para um quarto amigo do sono. Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação
Cuidados com a disposição dos móveis, iluminação e isolamento acústico estão entre os itens importantes para um quarto amigo do sono. Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação
O quarto projetado por Melina Romano foi desenhado para lembrar um jogo de tétris, em que todas as escolhas se encaixam perfeitamente. Uma brincadeira que combina criados-mudos e luminárias diferentes foi a aposta da designer de interiores para harmonizar com a grande cabeceira da cama, que mistura tapeçaria com madeira.
Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação
Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação
Entre os itens que dão destaque ao quarto estão a cadeira assinada por Jader Almeida, o abajur de Cristiana Bertolucci e acessórios de Jaime Hayón. A composição ganha um toque de tranquilidade com o tom predominante da paleta de cores, o cinza. “Usamos cores como cinza, a madeira — que aquece o ambiente — e algumas tonalidades marcantes nas almofadas, que posteriormente podem ser trocadas. É um quarto atemporal, mas com bastante personalidade”, comenta Melina.

Cama como o centro de tudo

“A cama é o centro do quarto, pois este é o propósito final de um dormitório”. Com este conceito em mente, a arquiteta Aline Roman assina o projeto da suíte de um jovem casal, que tem o móvel como destaque. Centralizada no ambiente e em nível mais baixo do que o das camas box ou convencionais, a peça foi especialmente desenhada para o projeto e tem estrutura e cabeceira em madeira de tom claro, que não se sobressai à do piso, em imbuia.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
“A localização e a altura da cama fazem com que ela saia do lugar comum e se integre respeitosamente ao ambiente, permitindo aos moradores vivenciarem a vista e o quarto [localizado no 26º andar e com janelas do piso ao teto]”, destaca Aline. No espaço entre os pés da cama e a janela, a artista plástica Lívia Fontana costuma praticar ioga, por exemplo. A paleta de cores gira em torno dos tons de rosa e azul, presentes nas portas dos dois armários, dispostos paralelamente à cama. O azul, segundo Aline, está virado para o leste e o rosa, para o oeste, fazendo referência aos lados e às tonalidades do céu quando o sol nasce e se põe.
Abusando da luz natural, o quarto conta com iluminação funcional na parte de cima dos armários. A luz de cabeceira é garantida pela luminária Tolomeu, articulada e fixada no teto. Outro item de design que chama a atenção é o banco Sonia, de Sérgio Rodrigues, que no quarto funciona como mesa de cabeceira. Uma cadeira em tons de dourado e vermelho, de acervo dos moradores, e um armário em estilo oriental complementam o ambiente.

Sossego sem distrações

Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
A blogueira curitibana Sabrina Olivetti, do blog Coisas de Diva, trabalha em casa. Ela deixou o espaço de sono e o profissional bem definidos em sua residência. “Não queria computador, TV, queria um quarto para guardar minhas roupas, dormir e descansar. Tenho outro cômodo para o escritório, não queria misturar as duas coisas. Como eu trabalho com o blog, vida e trabalho meio que viram a mesma coisa, então queria que pelo menos no quarto houvesse essa separação”, explica Sabrina. O apartamento da blogueira integra um condomínio antigo e passou por uma reforma total, finalizada no final de 2017.
O projeto, assinado pela arquiteta Carolina Falavinha e pela designer Ana Letícia Andrade, responsáveis pelo escritório Une Arquitetura+Design, recebeu tons suaves. O quarto, com paredes azul-claras, traz a atmosfera tranquila desejada por Sabrina. A luminária em concreto e a sapateira de metal são alguns dos itens que dão personalidade ao ambiente.
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Como Sabrina se mudou há poucos meses, ainda não adquiriu todos os itens que pretende colocar no quarto, como uma mesinha lateral, uma cabeceira e quadros com os mapas que coleciona de suas viagens. Mas conta que não tem pressa de decorar tudo de uma vez. “A gente pode fazer a decoração de maneira rápida, mas eu gosto desse processo, de sair para comprar uma mesinha. Acho legal ter partes do quarto que não estão prontas ainda para eu ir completando aos poucos”, comenta.

Espelho, espelho meu

Foto: Rafael Renzo / Divulgação
Foto: Rafael Renzo / Divulgação
Os espelhos acima dos criados foram desenhados especialmente para este quarto pelo escritório paulistano Urbano Studio, responsável pelo projeto de reforma e decoração. As peças seguem as linhas curvas da cabeceira da cama e dos criados. Localizada no bairro Vila Mariana, em São Paulo, a suíte master do apartamento se diferencia por sua extensão, que se manteve ampla a pedido da moradora
“Concentramos em uma única marcenaria o apoio para TV e aparelhos, penteadeira e apoio de frigobar. O closet foi planejado para atender tudo o que a cliente precisava e, na entrada do quarto, foi deixado um espaço amplo, onde ela pode relaxar e praticar ioga. No futuro, poderá receber mais armários, caso precise”, conta o arquiteto e sócio do escritório Tulio Xenofonte.
Foto: Rafael Renzo / Divulgação
Foto: Rafael Renzo / Divulgação
Tons terrosos nos detalhes mesclados a uma base de cinzas e crus transmitem elegância e aconchego ao recinto. As linhas em lilás do tapete trazem originalidade ao ambiente, refletindo a personalidade da moradora.
*Bruna Junskowski, especial para HAUS, com colaboração de Sharon Abdalla, Aléxia Saraiva e Stephanie D´Ornellas

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!