Decoração

Casa Cor Miami 2019 apresenta explosão de cores em 18 ambientes; conheça

Luciane Belin*
04/12/2019 10:45
Thumbnail

Foto: Kris Tamburello | Kris Tamburello

Depois de se consolidar como um dos eventos tradicionais do calendário de arquitetura e decoração no Brasil, a Casa Cor expandiu seu alcance para os Estados Unidos em 2017, quando realizou a primeira edição da Casa Cor Miami.
Em 2019, a mostra realiza sua terceira edição, desta vez com 18 ambientes na estrutura do Brickell City Centre, edifício inaugurado em 2017 que se tornou um marco arquitetônico da cidade.
Com uma forte pegada artística e diversas referências à cultura pop, a 3ª edição da Casa Cor Miami vai até o dia 21 de dezembro.
Veja quais são os ambientes deste ano:

Sonho das Bahamas – Alberto Salaberri

As Bahamas foram a inspiração para Alberto Salaberri, da Palm Beach Home Style, para projetar este quarto para a Casa Cor Miami. O projeto foi fortemente influenciado pelo estilo colonial britânico, com materiais naturais e antiguidades, que incluem peças em cerâmica chinesa branca e azul.
Quarto projetado por Alberto Salaberri é inspirado nas Bahamas. Foto: Kris Tamburello
Quarto projetado por Alberto Salaberri é inspirado nas Bahamas. Foto: Kris Tamburello
Tecidos em linho branco cobrem a cama e o sofá, contrastando com as estruturas em mogno marrom. A atmosfera tropical é realçada por diversos elementos, tais como os tapetes modelo seagrass e o papel de parede em raffia.

Sala da Família – Allan Malouf

A elegante sala projetada por Allan Malouf representa uma grande evolução de seu projeto de 2018 para a Casa Cor Miami. “No ano passado, criamos um espaço muito colorido. Nosso projeto nesta temporada é baseado em uma paleta de cores neutras”, disse Malouf via assessoria de imprensa.
Off-white, cinza claro e os tons quentes de marrom criam uma atmosfera acolhedora e sofisticada. O enorme sofá em forma de L bem no centro da sala pode acomodar a família e hóspedes confortavelmente. Como uma homenagem às suas origens brasileiras, o designer de interiores completou o espaço com materiais naturais da América do Sul, como o piso e prateleiras em madeira e o enquadramento para TV em mármore.

Refúgio nas Alturas – B+G DESIGN

Luxo e elegância marcam o refúgio nas alturas pensado como suíte para a família. Foto: Kris Tamburello
Luxo e elegância marcam o refúgio nas alturas pensado como suíte para a família. Foto: Kris Tamburello
O casal Giselle Loor e Brett Sugerman, da B+G Design projetou uma suíte pautada em uma paleta de cores neutras e quentes, em harmonia com texturas e materiais variados. Detalhes em metal, ouro e cobre podem ser vistos por todas as partes. Isso inclui o teto e o papel de parede com estampa de borboletas.
Uma placa de mármore italiano branco e marrom cobre a parede, adicionando sofisticação ao projeto. “Gostamos de pensar que este é o tipo de espaço onde as top models dos anos 90 seriam vistas relaxando”, diz Giselle Loor. Esta atmosfera sexy glamourosa é reforçada por uma bela foto de Greg Lotus.

Espaço Scape – Cristiana Mascarenhas

Glamour para relaxar no ambiente de Cris Mascarenhas. Foto: Kris Tamburello
Glamour para relaxar no ambiente de Cris Mascarenhas. Foto: Kris Tamburello
Como o nome sugere, esta é uma área íntima para relaxar, ler e até mesmo praticar exercícios. Projetado por Cristiana Mascarenhas, da In Plus Inc., este espaço privado foi feito para apenas uma ou duas pessoas.
Uma estante cobre por completo uma das paredes, enquanto o restante do espaço é preenchido por artes de Frida Baranek, Maritza Caneca, Gustavo Prado, Heloisa Maia, Tanya Goel, e Marcia Grostein.
Móveis de designers brasileiros também estão presentes, com itens de Paulo Werneck, Claudia Moreira Salles, Lina Bo Bardi, Ricardo Fasanello, Joaquim Tenreiro e Cesar Mascarenhas.
Foto: Kris Tamburello
Foto: Kris Tamburello

Etherius Verticus – Edge Collections

Os halls dos elevadores, cabines e arredores da Casa Cor Miami foram projetados pela Edge Collections, expondo papéis de parede desenvolvidos pelo estúdio. Em sintonia com a abordagem da sustentabilidade, esta nova coleção é eco-friendly, tendo sido produzida em material reciclado, PVC livre, respirável e texturizado.
Hall dos elevadores ostenta profundidade e ilusões de ótica nas paredes e pisos. Foto: Kris Tamburello
Hall dos elevadores ostenta profundidade e ilusões de ótica nas paredes e pisos. Foto: Kris Tamburello
“Fomos convidados a criar os ambientes dos elevadores no 1º e 10º andares, incluindo cabines interiores, onde pudemos brincar com profundidade e ilusões de ótica nas paredes e pisos”, disse Carl Pascuzzi, da Edge Collections.

Espaço do influenciador – Guimar Urbina Interiors

A Guimar Urbina interiores assina o espaço dos influenciadores. Foto: Kris Tamburello
A Guimar Urbina interiores assina o espaço dos influenciadores. Foto: Kris Tamburello
Guimar Urbina projeta o ambiente designado a acolher influenciadores e blogueiros. A sala oferece uma área de trabalho com mesas e cadeiras para reuniões, desenvolvimento de conteúdo no local e até mesmo para tirar algumas fotos.
O designer de interiores também realizou um trabalho cuidadoso na curadoria dos planos de fundo – com diversas opções montadas em painéis rotativos – para a selfie ideal, o local perfeito para a exibição de sua nova coleção de tecidos e papéis de parede.
Foto: Kris Tamburello
Foto: Kris Tamburello

Delectio, a câmara do prazer – D7. IG Workshop

Em sua primeira participação na Casa Cor Miami, os designers de interiores Samantha Gallacher e Renata Vazconcez tomaram uma decisão ousada. Eles projetaram a Câmara do prazer: Delectio. Os dois transformaram uma pequena área em uma sala de entretenimento adulto.
A Câmara do prazer: Delectio: uma pequena área transformada em uma sala de entretenimento adulto. Foto: Kris Tamburello
A Câmara do prazer: Delectio: uma pequena área transformada em uma sala de entretenimento adulto. Foto: Kris Tamburello
Para fugir do óbvio – como tons de cinza – eles escolheram uma paleta de cores inovadoras usando tons de lavanda, verde e borgonha. Estas três cores formam a cabeceira de veludo que adiciona textura à sala. No lado oposto, mármore cobre as molduras do quadro com a imagem de David Benoliel, acompanhada de jóias desenvolvidas pela marca African Eyes, bem como um balanço em acrílico e brinquedos por Gabriela Noelle.

Open Lobby Connection – Jesus Pacheco Studio

A incrível natureza da Flórida, tanto marinha quanto terrestre, inspirou Jesus Pacheco para projetar o lobby da Casa Cor Miami. Repleto de tons de neon, o espaço reflete sobre a beleza dos recifes de coral, bem como flora e fauna locais.
A incrível natureza da Flórida, tanto marinha quanto terrestre, inspira o Open Lobby Connection. Foto: Kris Tamburello
A incrível natureza da Flórida, tanto marinha quanto terrestre, inspira o Open Lobby Connection. Foto: Kris Tamburello
A Poltrona Acaú, de Sergio J. Matos, inspirada no próprio coral e feito à mão por artesãos especializados, é uma das peças mais marcantes. As esculturas recicladas dos artistas Beatriz Chachamovits e Lauren Shapiro realçam ainda mais a conexão com a natureza, assim como as plantas nativas reais que decoram o espaço.
Foto: Kris Tamburello
Foto: Kris Tamburello

Light Room – Espaço DECA – Leo Shehtman

Para seu projeto em Casa Cor Miami, o arquiteto brasileiro Léo Shehtman combinou uma pequena sala de jantar, um bar e uma sala de estar confortável, decorada com mobiliário de design brasileiro contemporâneo.
Algumas das paredes são revestidas em Dekton by Cosentino, enquanto as demais exibem um inigualável papel de parede – tudo em uma paleta de cores muito refinada e neutra. O projeto de design de iluminação adiciona um toque moderno à sala, que conta com inspiração industrial e acabamentos em preto.

Objetcts – Light on White

Cinza e branco: o interior de uma caixa de joias. Foto: Kris Tamburello
Cinza e branco: o interior de uma caixa de joias. Foto: Kris Tamburello
Pensado como uma caixa de joias, este espaço criado por Light on White mostra uma nova gama de mesas Koa projetadas por Alizee Brion, proprietário do estúdio. Com relevos feitos a partir de um único bloco de mármore e madeira com finalização em laca de alto brilho, as mesas parecem desafiar as leis da física.
As peças são destacadas por uma iluminação lúdica projetada por Omer Arbel, além de contar com espelhos que convidam os espectadores a descobrir a poesia visual de diferentes ângulos. A paleta de cores escolhida, em cinza branco e claro, revela a refinada estética e a inspiração minimalista do estúdio.

Earth Lounge – Michelle Haim

Como sustentabilidade é um grande tema para o evento deste ano, Michelle Haim, de Fanny Haim & Associates, decidiu usar do minimalismo na escolha dos materiais. A equipe de design usou tijolos produzidos no México, produzidos de forma ecológica. Com sua cor natural, estes tijolos cobrem paredes e assoalhos refletindo os tons da Terra e remetendo à história do homem primitivo.
Os tijolos também cobrem os bancos e a banqueta circular, convidando os visitantes a relaxar e desconectar-se da modernidade. Uma árvore alta plantada no meio do ambiente traz a natureza para dentro do lounge, criando a atmosfera de um espaço público idealizado pelos designers.

Altis Ornamentum – Moniomi

Para seu ambiente na Casa Cor Miami 2019, Moniomi optou por uma temática inspirada nos esportes, salientando a interação ativa dentro do espaço, de forma que os visitantes poderão brincar com a decoração. O estúdio personalizou cada uma das peças do espaço – com exceção da gangorra, desenhada por Gabriela Noelle. O quarto foi coberto inteiramente por papel de parede que se assemelha ao estilo greco-romano. A paleta de cores, por sua vez, foi inspirada por variações de tons que lembram uma tarde ensolarada.
Foto: Kris Tamburello
Foto: Kris Tamburello

Tarantino Meets Kubrick for Maxicon – Mr. Alex Tate Design

Os anos 70 e o cinema foram as duas principais inspirações para Alex Tate na concepção deste espaço. Tendo trabalhado por muitos anos em Hollywood, o designer de interiores se guiou pelas escolhas estéticas de seus diretores favoritos, Quentin Tarantino e Stanley Kubrick, para criar a paleta de cores brilhantes, com ouro, amarelo, laranja, platinado, vermelho e azul escuro.
E se Stanley Kubrick encontrasse Quentin Tarantino? Foto: Kris Tamburello
E se Stanley Kubrick encontrasse Quentin Tarantino? Foto: Kris Tamburello
Os tons podem ser vistos sobre os coxins, as poltronas, as paredes e mesmo no teto. Com o estilo de assinatura Modern Victorian (ModVic), o olhar eclético do projeto combina vintage e contemporâneo de forma caprichosa.

Oasis – Pinninfarina & Land.Design

Inspirando-se na necessidade de uma vida consciente e focada no bem-estar humano, o ambiente criado por Pininfarina envolve uma experiência imersiva.
Envolvendo os cinco sentidos, o espaço foi idealizado para trazer momentos de reflexão e tranquilidade para a mente, o corpo e o espírito.
A entrada é o elemento-chave do projeto. Projetada para libertar os visitantes do mundo orientado pela tecnologia e reconectar o corpo a um senso de si mesmo, o túnel estreito leva a um oásis repleto de um verde exuberante, incluindo uma “árvore da vida” central e uma cascata instalada no teto.
A biofilia, com curadoria da LAND. Design, priorizou plantas com fragrâncias tranquilizantes e também de uso medicinal.

Artsy Room – Sig Bergamin

Foto: Kris Tamburello
Foto: Kris Tamburello
Conhecido por seu estilo maximalista, o designer de interiores brasileiro Sig Bergamin criou uma sala cheia de cores para a Casa Cor Miami 2019. O projeto traz a combinação de tons em vermelho, azul, verde e ouro. As peças de design incluem poltronas e mesas de Vladimir Kagan, um sofá de Paul McCobb para Ralph Pucci e mesas laterais por Mitchell Gold + Bob Williams.
Peças do artista brasileiro André Poli e do neo-expressionista americano Hunt Slonem se misturam com arte irreverente de David Sorey e Lina Sinisterra.
Foto: Kris Tamburello
Foto: Kris Tamburello
Foto: Kris Tamburello
Foto: Kris Tamburello

Herança – Studio Roda and Odabashian

A história de como uma família projetou um tapete feito sob medida para sua sala em Miami é o tema do espaço criado por Studio Roda: Herança. Tudo começou no início de 2019, quando Rodrigo Albir, do Studio Roda, foi chamado para realizar um projeto de design de interiores para um casal e sua filha em seu novo apartamento.
Foto: Kris Tamburello
Foto: Kris Tamburello
Albir decidiu contar com Jaime Odabashian e Johanna Boccardo no processo de criação da obra de arte que envolveria toda a família, a fim de criar uma peça que tivesse significado atemporal e trouxesse memórias. Depois de trabalhar com eles usando uma lona branca e tintas, o tapete da família foi enviado para a Índia para ser feito à mão em seda pura. A área de exposição mostra todas as fases do processo por meio de fotos e vídeos.

Amálgama – Tamara Feldman Design

O espaço mistura carvalho branco, linhas verticais em verde esmeralda e mármore nero marquina nas paredes de flanco. Foto: Kris Tamburello
O espaço mistura carvalho branco, linhas verticais em verde esmeralda e mármore nero marquina nas paredes de flanco. Foto: Kris Tamburello
Com uma mistura de carvalho branco, linhas verticais em verde esmeralda e mármore nero marquina nas paredes de flanco, a sala de estar projetada por Tamara Feldman atinge um alto nível de sofisticação.
O tapete sobreposto a um piso de azulejos projetado por Elizabeth Sutton mostra um jogo de padrões, cores e contrastes em preto e verde jade. A sala também contempla duas peças do artista Robert Thiele.

YDZN Bar – Yodezeen

O design de Ydzn Bar se baseou na conexão do contraste entre esferas da vida: cozinhar, relaxar, conversar e trabalhar. Cores escuras com toques de materiais naturais, como pedra e madeira, conectam-se com caixas de luz e um jardim vertical que transforma o bar em um local inigualável.
Uma enorme TV na parte principal da sala reconhece o entretenimento como uma atividade social inerente. Uma elegante bancada em pedra natural proporciona sentimentos táteis agradáveis, enquanto móveis neotéricos feitos sob medida finalizam o espaço. Esse projeto traz atenção a uma ideia central: funcionalidade e soluções de design para o bem-estar.
*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!