Projeto especial

Decoração

Casa Cor Paraná estreia em shoppings de Curitiba com vitrines assinadas

Luan Galani
04/11/2020 10:30
Thumbnail
O projeto "Janelas Casas Cor Paraná" estreou nesta terça-feira (3) em vitrines dos shoppings Pátio Batel e ParkShoppingBarigüi, em Curitiba. A exposição é aberta ao público de forma gratuita até o dia 30 de novembro. O objetivo da mostra é exibir novas soluções, anseios e necessidades que surgiram a partir da pandemia. Os horários de funcionamento em ambos os shoppings são de segunda a sábado, das 11h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h.
As vitrines do ParkShoppingBarigüi são assinadas pelos arquitetos Jayme Bernardo e Glei Tomazi; e pela arquiteta Mariana Paula Souza. Já no Pátio Batel, os projetos são dos arquitetos Eduardo Mourão, e Viviane Tabalipa.

Confira os projetos em exibição:

Be Linked, por Jayme Bernardo e Glei Tomazi
Em tempos de pandemia, como fazemos para nos manter conectados? Foi a pergunta que levou a dupla de arquitetos a reflexão sobre o momento atual. "A tecnologia é uma das respostas possíveis, o mundo ficou em frente às telas. Estamos todos próximos e distantes ao mesmo tempo. Este é nosso conceito", explicam. Uma arquibancada ocupa todo o espaço, sinônimo de público, mas agora utilizado de forma distanciada.
"Nossos bancos Toys se espalham por ela de modo responsável sem perder a simpatia e otimismo. Na proposta, cada um pode se tornar um Linked, através de uma câmera. A imagem do visitante aparece em tempo real em uma tela na própria arquibancada", contam Bernardo e Tomazi.
Cozinha com afeto Deca, por Mariana Paula Souza
O cenário atual reforçou a cozinha como lugar central na rotina das famílias. "Cozinhar é um ato de amor que invade os sentidos e sentimentos de cada um, resgatando as relações e valorizando os vínculos com as pessoas que amamos", pontua a arquiteta.
"Com isso, ficou evidente como projetar a fundo sua casa e ter ambientes funcionais é importante para conseguirmos aproveitar a vida em família, com qualidade, dentro de casa."
Estar de Uso Diário, por Eduardo Mourão
Abordando o conceito do novo morar, Mourão apresenta um estar de uso diário que privilegia o convívio e bem estar da família. "Um ambiente pensado para reunir várias atividades num espaço único, inclusive home office, local muito desejado nestes tempos de isolamento", lembra o arquiteto.
"Criamos um local de relax, para manter o equilíbrio do corpo e da alma, possibilitando o convívio com plantas, iluminação natural e próximo de uma área de higienização, constante necessidade nos dias de hoje."
Quarto Meu Refúgio, por Viviane Tabalipa
Com a pandemia, permanecemos mais tempo em casa e, com isso, surgiu à necessidade de criar ambientes mais confortáveis, harmônicos, com boa iluminação e maior integração junto à natureza.
"Neste quarto trabalhamos com materiais que remetem ao aconchego. Pequenos vasos de plantas naturais foram usados a fim de reduzir o stress e a ansiedade, cores suaves ajudam a trazer relaxamento e tranquilidade ao ambiente", esclarece a arquiteta.
Um pequeno home office foi criado permitindo que tarefas do trabalho possam ser realizadas em casa. Uma decoração com fotos de viagens, da família e momentos de alegria foram essenciais para trazer boas energias, além de deixar o ambiente agradável.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!