Decoração

Casa Cor SP tem mostra comemorativa de 30 anos; conheça alguns ambientes

HAUS
18/05/2016 13:52
Thumbnail

No espaço Ornare, do arquiteto João Armentano, a interação é a palavra. As paredes são revestidas com painéis de madeira e o piso ganhou pedra dekton. Fotos: Casa Cor SP/ Divulgação

Um prédio construído no século 20 pelo arquiteto francês Henri Paul Pierre Sajous é uma das grandes atrações da 30ª edição da Casa Cor SP, que abre suas portas nesta terça (17) e segue até o dia 10 de julho. O prédio em questão é o Ambulatório do Jockey Club, restaurado para uso da Casa Cor. A edição comemorativa quer pensar a casa como um espaço para celebrar a vida.
Além de profissionais consagrados, nessa edição cerca de 30 jovens vão mostrar seu talento. Entre os nomes que voltam à mostra, estão o arquiteto João Armentano e o paisagista Alex Hanazaki.
A Casa Cor reúne arquitetos, decoradores e paisagistas em 19 franquias nacionais (no Paraná será realizada entre os dias 19 de junho e 31 de julho), e mais quatro internacionais (Bolívia, Chile, Equador e Peru). Confira:
Pavilhão da Recepção, de Otto Felix
A estrutura da casa integra o visual do espaço de forma natural. Pelo lado de fora, as formas desiguais da construção foram cobertas por placas de titânio que variam em tons de cinza de acordo com a luz do dia. Dividido em três ambientes, os visitantes poderão conferir um espaço equilibrado.
Praça Eliane, do arquiteto Alex Hanazaki
Envolvido pelo conceito do brutalismo aliado ao tropicalismo brasileiro, o arquiteto paisagista criou um jardim flutuante. O profissional criou produtos em parceria com a marca Eliane Revestimentos, como porcelanatos, revestimentos e seixos com aspecto fosco. As pedras naturais estão em harmonia com plantas nativas, como o característico pau-brasil.
Cozinha Essencial, da arquiteta Marilia Pellegrini
Com inspiração na cozinha dinamarquesa, a profissional fez bom uso de madeira, superfícies brancas, muita luz natural (simulada através de um backlight) e um desenho minimalista. Ela usou o bambu como protagonista no piso e nos armários, agregado ao emprego de lâmpadas de led e até uma pequena horta.
Sala de Música, do arquiteto Michel Safatle
O profissional criou um espaço intimista, em formato de lounge, que estimula a permanência e o convívio entre as pessoas. Na decoração, Michel misturou arte e mobiliário de época, além de fazer um contraste com a cultura pop, tecidos luxuosos e estruturas modernas.
Estúdio do Casal, da arquiteta Clarisse Reade
O ambiente de 30 m² foi criado para um casal apreciador de arte e literatura, o que é refletido pelas paredes repletas de obras. A cor azul trouxe o aconchego, ao mesmo tempo que destacou as obras e mobiliário.
Quarto da Menina, da Très Arquitetura
A estante é o ponto alto. Feita de madeira americana na cor castanha, ela possui linhas ortogonais que dão movimento potencializado por nichos ora cheios, ora vazios. Um tablado apóia a cama de uma maneira atemporal. Outra atração é um balanço para os momentos de estudo e descontração.
Sala Íntima, do arquiteto Alexandre Dal Fabbro
Em seu primeiro projeto na mostra, o espaço de 21 m² foi inspirado no Rio de Janeiro. Com uma decoração leve e neutra, a peça multifuncional pode atuar tanto como aparador, biblioteca e lareira quanto como um apoio ou bancada para computador. O protagonista é o despojado sofá Montenapoleone.
Living e Jardim de Inverno, do arquiteto Dado Castello Branco
Os 120 m² foram divididos em dois ambientes com multifunções, já que há no Living há uma biblioteca com escrivaninha e um espaço de leitura com café, que oferecem momentos de relaxamento no terraço. Ele usou uma paleta de cores com tons de bege, branco e cinza.
Estúdio de Criação, da arquiteta Esther Giobbi
No projeto para a Firma Casa, ela usou móveis rústicos de madeira clara, como se estivessem em uma mata tropical. No espaço, foram combinados móveis de vários autores, a maioria dos irmãos Campana, como a luminária Fragments de vidros de Murano e cadeiras In Between de carvalho, do designer Sami Kallio (Dinamarca).
Terraço Gourmet , da arquiteta Joana Requião
O espaço de 56 m² propõe a utilização do ambiente como uma extensão do living. O paisagismo é assinado pelo Studio Externo e conta com uma parede de rocha que faz um contraponto à sofisticação do mobiliário e revestimentos.
Estúdio Jabuticaba, do arquiteto Nildo José
O destaque do loft de 43 m² é um banco multifuncional de concreto que percorre todo o espaço. O nome escolhido para o ambiente é em homenagem a um exemplar da jabuticabeira suspensa por cabos de aço e envolvida pela técnica japonesa chamada kokedama.
Loft do Campo, da arquiteta Paola Ribeiro
A única divisória do loft é de vidro espelhado, que esconde o banheiro. A bancada de madeira com laca verde começa como apoio de cooktop, depois se torna mesa de jantar até se tornar apoio para o home office. Ela conseguiu unir objetos campestres ao toque contemporâneo.
Tributo aos 30, do arquiteto Roberto Migotto
O profissional comemora, assim como a Casa Cor, 30 anos de carreira. Por isso, o nome do espaço e a inspiração no tempo do designer francês Jean-Michel Frank. O ambiente resultou em algo contemporâneo e relaxante, com a maioria dos móveis sendo composta por peças da sua nova coleção, lançada na mostra.
Casa Braile, do arquiteto Leo Romano
Uma celebração aos sentidos, o destaque são os painéis de alumínio microperfurados que envelopam teto e paredes, com o dizer “Lembre-se de esquecer”, colocando o visitante no universo do braile. A superfície é retroiluminada e a paleta de cores definida por gradações de rosa.
Serviço:
Casa Cor SP. De 17 de maio a 10 de julho. Terça a quinta, das 12 às 21h. Sexta, sábado e feriados, das 12 às 21h30. Domingo, das 12 às 20h. Jockey Club de São Paulo (Avenida Lineu de Paula Machado, nº 775 – Cidade Jardim, São Paulo). www.casacor.com.br

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!