Arquitetura e decoração

Decoração

Projeto de casa de fazenda cria ambiente perfeito para descanso

Roberta Braga, especial para HAUS
17/12/2020 16:04
Thumbnail

No living, a poltrona Up – Donna, assinada por Gaetano Pesce, foi o ponto de partida do décor. | Rafael Renzo

Para atender ao sonho de uma família por uma casa de fazenda para ser usada aos finais de semana como local de descanso, a designer de interiores Ana Weege criou um conceito definido como “despretensioso, solto e bem à vontade”. Localizada em Porto Feliz – Fazenda Boa Vista, a casa de 630 m² é térrea e traz sensação de aconchego, possibilitando aos moradores usufruir do espaço para recarregar as baterias nos períodos de folga.
O pedido da família, que têm duas crianças pequenas e gosta de receber amigos, foi um espaço que fosse extremamente confortável. “É uma casa com vida, leve e com muita personalidade. O projeto é um reflexo do repertório trazido por eles”, diz Ana, referindo-se ao estilo dos moradores, mas também a algumas peças que foram usadas como ponto de partida. Ela conta que a poltrona Up - Donna, as obras de arte e outros objetos do acervo pessoal da família ajudaram a definir a decoração.
Por se tratar de uma casa na fazenda, a designer trouxe para o projeto tons de madeira mais escuros. Tendo como peça central da sala a poltrona Up, que tem listras laranja e bege, os tons mais quentes foram incorporados à paleta. “Amarelos, laranjas e verdes em conexão com a natureza tão presente no entorno”, destaca.
Já em relação à iluminação, a intervenção foi bem pontual. “As arandelas do living, o lustre do jantar e do lavabo foram substituídos por um neon personalizado.”

Integração

A casa é térrea e traz todos os ambientes voltados para o jardim. Dessa forma, parte externa e ambiente interno integram-se com o uso do mobiliário. O painel muxarabi em madeira começa na parte interna e continua na varanda. Ana conta também que usou tapetes para proporcionar sensação de continuidade. “Gosto sempre de marcar os ambientes com tapetes. Além de deixar mais aconchegante, definimos melhor os espaços.”
 Projeto traz fluidez entre living, sala de jantar e varanda.
Projeto traz fluidez entre living, sala de jantar e varanda.
A área de circulação contribui para a fluidez dos ambientes. “O fato de as mesas de centro serem redondas auxilia na circulação pelo espaço. Do living para a varanda, também não temos nenhum elemento que crie um bloqueio. Isso faz com que os dois ambientes fiquem ainda mais integrados.”

Lavabo

O lavabo passou por mudanças na bancada, mas aproveitando o móvel de madeira já existente. “Baixamos a altura da bancada, eliminamos a cuba que era de embutir e criamos o elemento laca para dar fechamento ao recorte da antiga cuba e gerar apoio para a nova cuba de sobrepor. Também aproveitamos a cor predominante da nova louça para pintar o fechamento em laca polida, o que criou esse contraste interessante com a madeira. Outra adaptação necessária foi o desenvolvimento de pequenos nichos nas laterais da torneira, já que ela precisou ser elevada.”
 Lavabo é destaque no projeto, com solução para aproveitamento da bancada.
Lavabo é destaque no projeto, com solução para aproveitamento da bancada.

Quartos

A residência possui quatro quartos: a suíte master, o quarto das crianças e dois quartos para hóspedes. Todos os quartos possuem mobiliário em madeira, que já vieram com a casa. Na parte íntima, as cores tiveram função importante. “Optamos por diferenciar os cômodos por cores. Então, um dos quartos de hóspedes é azul, outro é verde e a suíte máster tem tom cinza arroxeado. No corredor e no home íntimo foi usado um outro tom de verde, um pouco mais claro que o escolhido para o quarto de hóspede.”
No quarto infantil, Ana optou por eliminar as camas e a cabeceira do projeto antigo, substituindo por uma casinha lúdica. “Uma das crianças pediu uma escada com gavetas, que incorporamos ao projeto. Para aproveitar a escrivaninha que já existia, retiramos uma das gavetas, para adaptar a altura.”

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!