Cenografia

Decoração

Plantas artísticas de veludo são a mais nova tendência na decoração

Luan Galani
21/03/2022 12:09
Thumbnail

As plantas de veludo fizeram sucesso após aparecerem no BBB 22. | Divulgação

O cenário do Big Brother Brasil 22 dá o que falar. E um dos itens que mais chamam atenção do público são as plantas gigantes de tecido. São plantas de veludo leve e macio, com estrutura metálica, em cores pastel e terrosas, que lembram desde folhas de bananeira com três metros de altura até espadas-de-São-Jorge de 50 centímetros. Essas plantas artísticas são criação da artesã gaúcha Vanessa Lazzari, 31 anos, natural de Garibaldi, na Serra Gaúcha.
As plantas de veludo são criação da artesã gaúcha Vanessa Lazzari, natural de Garibaldi, na Serra Gaúcha.
As plantas de veludo são criação da artesã gaúcha Vanessa Lazzari, natural de Garibaldi, na Serra Gaúcha.
Vanessa teve a ideia depois de tirar um ano sabático em 2019. Formada em Publicidade, por dez anos ela ajudou a tocar as empresas de móveis da família (Lazz Interni e Anna Scotta), até que decidiu que gostaria de fazer algo diferente. Ela ama ter plantas, mas diversas espécies nunca vingavam dentro de casa. “Aí eu pensei: vou fazer algumas plantas para mim. Peguei uns retalhos da minha mãe e fiz umas flores”, relata Vanessa. Alguns vizinhos viram e gostaram. “Eu me dei conta que essa poderia ser a dificuldade de outros também”, diz sobre o pulo-do-gato que hoje virou um negócio 100% feito à mão e com vendas para todo o Brasil.
Em maio de 2020, Vanessa abriu o estúdio criativo que leva seu nome e lançou a coleção Plantae, composta por 20 tipos de verdinhas feitas de veludo. “Eu não quero ficar limitada às plantas. Por enquanto, é o que estou fazendo, mas tenho outras ideias e quero ampliar para outras áreas”, confidencia a artesã e empresária, que também monta vitrines e cria cenários para eventos e lojas.
"A ideia é trazer o design e a arte com a natureza, fugindo da estética da planta que não é de verdade, mas que quer parecer de verdade."
"A ideia é trazer o design e a arte com a natureza, fugindo da estética da planta que não é de verdade, mas que quer parecer de verdade."
“É uma forma de trazer o design e a arte com a natureza, fugindo da estética da planta que não é de verdade, mas que quer parecer de verdade. As minhas abraçam cores inusitadas, o fendi e o azul. Realmente não quero que pareçam plantas. Elas lembram as plantas apenas”, defende Vanessa. Ela explica que adotou o veludo depois de muitas tentativas e erros. “Dependendo de onde se olha, o veludo proporciona muitas nuances. É macio, maleável e dá um relevo para as plantas”, justifica. E para facilitar na hora da limpeza, o tecido conta ainda com a tecnologia easy clean, que protege as fibras têxteis e evita manchas.

Fama nacional

O tecido conta com a tecnologia easy clean, que protege as fibras têxteis e evita manchas.
O tecido conta com a tecnologia easy clean, que protege as fibras têxteis e evita manchas.
E sobre o marketing que ganhou com o BBB, conta que foi tudo muito de última hora. “Por sorte, consegui atender o pedido porque já tinha muitas peças prontas. Fiquei muito feliz com o sucesso. A sala do programa realmente virou um urban jungle de veludo”, comemora.
As vendas são feitas pelo site do estúdio e por lojas parceiras. Cada encomenda leva até 30 dias de produção.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!