Decoração

Mude sua casa com as novas tendências de cor de 2016

Daliane Nogueira
30/01/2016 00:00
Thumbnail

Coral/Divulgação

É impossível pensar na decoração de uma casa sem considerar suas cores. A definição dos tons diz muito sobre o que se quer para cada ambiente. Por isso, todos os anos as principais marcas de tintas imobiliárias, além da Pantone, instituição que produz sistemas de cor largamente utilizados na indústria, lançam seus estudos de tendência de cores.
De acordo com a designer de superfície Andrea Campos Krauser, o estudo para definição de cores do ano leva em consideração um conjunto de informações de macro e micro tendências e estudos de comportamento de consumo em diferentes países.
“Não existe uma tendência única,a cor é transversal, transita por diferentes segmentos de mercado e cria uma sinergia que faz com que as propostas apareçam simultaneamente associadas a marcas formadoras de tendências”, explica.
Para 2016, ela acredita que as cores carregarão uma força, ou seja, cada vez mais os neutros darão espaço às cores de impacto. “O tema sustentabilidade deve ampliar e crescer com as paletas de verdes e flores. Tonalidades de azul despertam o cenário do mundo infantil, assim como o rosa”, diz. Ana analisa ainda a forte presença de cores metalizadas como o dourado, bronze ferro e cortén.
Sutileza do verde, rosa e azul
A Pantone, instituição que produz sistemas de cor largamente utilizados na indústria, escolheu o Rosa Quartzo e o azul Serenidade. Entre os destaques estão ainda o Verde Água Marinha da Suvinil e o verde Atlantis da Lukscolor.
Amarelos vibrantes
Vermelhos e laranjas neutralizados
Os tons de cinza, que foram hit de outros anos, seguem em alta, especialmente na composição com as tonalidades impactantes.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!