Decoração

Cimento queimado, concreto e tijolinhos: onde usar e como combinar os materiais

Daliane Nogueira
22/03/2019 20:00
Thumbnail

No projeto de Pietro Terlizzi Arquitetura, as paredes da área da churrasqueira e do hall foram pintadas com textura padrão cimento queimado. Foto: Guilherme Pucci/Divulgação

O cimento queimado, o concreto aparente e os tijolinhos – materiais característicos de projetos que flertam com o estilo industrial – podem integrar diferentes ambientes. No mercado há opções de texturas e revestimentos que reproduzem a aparência deles com fidelidade.
Com projetos e dicas dos arquitetos Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura; Pietro Terlizzi, do escritório Pietro Terlizzi Arquitetura e Carina Korman, do Korman Arquitetos; HAUS apresenta as características desses materiais e suas formas de aplicação:

Cimento queimado

O cimento queimado foi criado para se obter um piso liso, nivelado e de boa aparência. Ele conta com a vantagem de um custo relativamente baixo, além de ter boa durabilidade, desde que aplicado de forma correta. “Ele dá um aspecto rústico e moderno para os ambientes e combina com praticamente tudo, por isso sua versatilidade e popularidade nos projetos”, comenta o arquiteto Pietro Terlizzi.
Foto: Guilherme Pucci/Divulgação
Foto: Guilherme Pucci/Divulgação
Com as texturas que imitam o material, é possível criar o efeito do cimento queimado também em paredes e tetos, inclusive em versões coloridas. Com diversos tipos, os porcelanatos são boa opção para quem busca o mesmo efeito, além de ser uma alternativa para desenhos ou tons diferentes do original. No quesito aplicação, a colocação do porcelanato é mais limpa.
O arquiteto aponta outra questão: o cimento queimado não é indicado para áreas molhadas; já as texturas de cimento queimado em porcelanatos podem ser aplicadas em qualquer ambiente, inclusive áreas externas, desde que seja posta uma resina corretamente.
Ao executar o piso de cimento queimado em áreas grandes, é recomendado deixar algumas juntas de dilatação para evitar o surgimento de trincas e fissuras no futuro. No caso das texturas, a superfície que vai recebê-la deve estar bem fixa e estruturada, assim como livre de umidade ou vazamentos.
Quando o efeito de cimento é feito no teto, o ideal é optar por unificar a iluminação em um tom mais sóbrio. “O forro de cimento queimado pede simplicidade e unidade. Nada muito pesado e adornado, como grandes lustres ou luminárias com muitas cores”, aconselha o arquiteto Bruno Moraes.

Concreto aparente

O concreto necessita de pouca manutenção, tem uma superfície resistente e, graças ao seu acabamento característico, marca presença em projetos de estilo brutalista e urbano. É um clássico desde os projetos modernistas.
Tijolinho e concreto aparentes são os materiais de maior destaque no projeto do loft assinado pela Korman Arquitetos. Foto: João Paulo S. de Oliveira/Divulgação
Tijolinho e concreto aparentes são os materiais de maior destaque no projeto do loft assinado pela Korman Arquitetos. Foto: João Paulo S. de Oliveira/Divulgação
“Para deixar o concreto aparente, caso já exista uma laje ou pilar do material, basta lixar, tirando a pintura e a massa corrida até chegar ao concreto bruto”, explica Bruno. Para proteger sem alterar sua cor natural, o arquiteto aconselha utilizar uma máquina para lixar e depois aplicar um selador incolor e fosco sobre o concreto. Para as texturas que imitam o material, a recomendação é seguir exatamente as instruções do fabricante, que variam de um produto para outro.
Na hora de decorar, é possível combinar diversas cores com o tom neutro do concreto, evitando apenas as muito escuras para não encolher o espaço. Texturas como madeira, metal, tijolo e de algumas pedras formam composições harmônicas tanto com o concreto quanto com o cimento queimado.

Tijolo aparente e bricks

O tijolo é um material que traz aconchego aos ambientes e cabe em diversos estilos, desde o mais clássico até o mais moderno. Sua versatilidade é confirmada pela presença em diferentes espaços da casa, como salas, quartos, varandas e churrasqueiras.
O efeito tijolinho foi obtido pelo escritório Bruno Moraes Arquitetura com um revestimento, contribuindo para a sensação de acolhimento no apartamento. Foto: Luis Gomes / Divulgação
O efeito tijolinho foi obtido pelo escritório Bruno Moraes Arquitetura com um revestimento, contribuindo para a sensação de acolhimento no apartamento. Foto: Luis Gomes / Divulgação
Mas há algumas restrições: tijolinhos de barro não são indicados para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas. Por causa da consistência arenosa, ao entrar em contato com a água o material pode perder a tonalidade original, esfarelar e tende a absorver água com facilidade.
Os revestimentos que imitam o tijolo aparente têm a mesma aparência de quando se descasca uma parede. “Com o uso estrutural cada vez menor dos tijolos em detrimento dos blocos, o mercado desenvolveu revestimento com a mesma aparência dos queridos tijolinhos”, reforça Pietro. A parede que vai receber o revestimento precisa estar seca, nivelada e porosa para que a argamassa se fixe com mais facilidade.
Foto: João Paulo S. de Oliveira/Divulgação
Foto: João Paulo S. de Oliveira/Divulgação
No loft assinado pela Korman Arquitetos o tijolo aparente permeia toda a área social e também o quarto que fica no mezanino, garantindo a continuidade. A arquiteta Carina Korman aponta que o tijolo tem potencial para combinação com materiais como a madeira, os metais e as texturas de concreto, que é a principal dobradinha do projeto.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!