PUBLICIDADE

Closet organizado em 15 passos

Para evitar a bagunça nos armários é preciso seguir e manter processos de organização. O ideal é categorizar tudo e sempre devolver as peças a seus lugares depois do uso

Ter um closet lindo é um sonho, mas é preciso manter a ordem. Siga nossas dicas. Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo

por Gazeta do Povo

24/07/2015

Closet é um item que está no sonho de muitas pessoas. Mas depois de ter um espaço com muitos armários e prateleiras, é preciso manter tudo organizado para conseguir ter roupas e sapatos sempre conservados. Veja algumas dicas das especialistas em organização Irene Cristina Loureiro e Cristiane Amatuzzi Rebello, da Benfatto Organiza.

Closet categorizado por tipos de roupa é a melhor forma de manter a ordem. Foto: Antonio Costa / Gazeta do Povo.

Closet categorizado por tipos de roupa é a melhor forma de manter a ordem. Foto: Antonio Costa / Gazeta do Povo.

1 – Avalie suas roupas e descarte as peças que não usa mais. Muitas vezes, o excesso de roupas ocupa espaço que poderia estar sendo melhor aproveitado, comprometendo o resultado da organização.

2 – ​Categorize as peças primeiro por tipo de peça, calça com calça, camisa com camisa, pijama com pijama e assim por diante.

3 – Dentro de cada tipo de peça, categorize por tecido, comprimento de mangas e altura e, finalmente, por cor.

Foto: Freeimages

Foto: Freeimages

4 – Observe os cabides disponíveis e procure deixar o mais uniforme possível. Se for comprar, escolha todos do mesmo material (acrílico, plástico, madeira). Compre cabides adequados para cada tipo de roupa. Os de tamanho padrão, mais arredondado nas extremidades, são ótimos para camisas, blusas, vestidos com manga, jaquetas e casacos leves. Para roupas sem manga, procure cabides com suporte para a alça. Os modelos infantis são boas opções para calças femininas. E os reforçados são indispensáveis para blazers, casacos pesados e paletó. Há ainda modelos com revestimento em camurça ou veludo que ajudam a manter as peças de tecidos muito lisos

5 – Vire os cabides para o lado de dentro do armário e deixe as roupas viradas para uma mesma direção. Abotoe pelo menos o primeiro e o ultimo botão das roupas e mantenha os ziperes fechados.

Foto: Freeimages

Foto: Freeimages

6 – Separe-as por cor, da mais escura para a mais clara (use um padrão daquelas divisões de lápis de cor, por exemplo).

7 – Se houver espaço, as peças estampadas podem ficar separadas para facilitar a localização.

8 – Pendure, preferencialmente, apenas uma peça por cabide. A exceção são as roupas mais leves, como blusas de alça, saias e vestidos.

9 – Se o armário tiver calceiro, coloque uma peça por divisória e separe as calças jeans das de tecidos mais leves.

Foto: Benfatto Organiza / Divulgação

Foto: Benfatto Organiza / Divulgação

10 – Acomode peças íntimas, roupas para ficar em casa, praticar exercício e pijamas, dobradas em gavetas.

Foto: Benfatto Organiza / Divulgação

Foto: Benfatto Organiza / Divulgação

 

11 – Calcinhas, cuecas e meias precisam ser guardadas envelopadas, para ficarem em pé na gaveta. Outra opção são as divisórias de acrílico ou colmeias de plástico.

Benfatto Organiza / Divulgação

Benfatto Organiza / Divulgação

 

12 – Camisetas, blusas de lã e moletons devem ser dobrados e acomodados, preferencialmente em prateleiras e nichos. Para armários que não dispõe desses espaços, é possível providenciar organizadores com divisórias.

13 – Faça rolinhos com as echarpes e pashiminas e guarde-as dentro de uma caixa com tampa ou em uma gaveta.

 

14 – Sapatos são um capítulo à parte na organização, mas como regra geral, podem ser colocados um pé na frente do outro para facilitar a localização.

Benfatto Organiza / Divulgação

Benfatto Organiza / Divulgação

 

15 – Bolsas devem ser guardadas em pé e com enchimento dentro, para manter a conservação.

 

 

 

 

 

PUBLICIDADE