Faça você mesmo

Decoração

Com ajuda de tutoriais na internet, irmãs repaginam apartamento da década de 80

Mariana Ceccon, especial para HAUS
26/03/2020 19:15
Thumbnail

O elemento central do quarto é a parede da cabeceira, que foi construído para representar uma criatura viva. | Arquivo pessoal/ Camile Casado

As irmãs Camile e Carine Casado, de 25 e 17 anos, não têm formação alguma em design ou arquitetura. A primeira é engenheira mecânica e a segunda, aspirante a estudante de psicologia, e sequer possuem algum tipo de curso técnico de serviços ou reparos domésticos. Isso no entanto não as impediu de encarar o desafio de transformar totalmente o visual de uma sala de estar, o hall e o quarto da mais velha, por conta própria.
Levando a sério o “faça você mesmo” e com um orçamento de pouco mais de R$ 9 mil, as duas criaram um conceito para todo o design do apartamento, na região central de Curitiba, onde moram sozinhas.
Camile Casado, 25 anos, é formada em engenharia mecânica, e junto com a irmã Carine, está reformando por conta própria o apartamento da família.
Camile Casado, 25 anos, é formada em engenharia mecânica, e junto com a irmã Carine, está reformando por conta própria o apartamento da família.
O imóvel, construído na década de 1980 tem cerca de 150 metros quadrados. A ideia da reforma era celebrar o retorno às origens, mesclando no design heranças culturais das civilizações antigas, a ludicidade da infância e o calor e aconchego das cores terrosas e elementos da natureza.
O resultado são ambientes instagramáveis de todos os ângulos. As jovens garantem que as ideias são uma mistura do que já viveram em experiências de viagens (somente Camile já visitou mais de 26 países), com o improviso e referências vindas de redes sociais, como o Pinterest.
Entre os elementos que se destacam estão a instalação de um balanço, junto a mesa de jantar, as cadeiras bacalhau e itens de design que vão desde chifres bovinos importados do Uruguai até uma escultura de cerâmica em formato de coração, feita pela artista plástica catarinense, Lena Muniz.
“Queria que a parede do quarto transmitisse essa ideia de estar viva, como uma criatura. Então tem o coração, mas também os chifres que remetem ao Uruguai, cujo rebanho bovino é maior do que a população. Gostamos desses elementos que criam essa conexão e contam uma história”, explica Camile.
Esse conceito é tão levado a sério que as irmãs investiram também em papiros egípcios, carrancas maias e uma rede oriental, tudo para criar essa continuidade e unidade entre os ambientes do apartamento.
Ao todo, cada espaço levou cerca de um mês para ficar pronto. A reforma também foi conduzida com a ajuda de amigos. “Como não tínhamos experiência, o nosso maior desafio foi lidar com obstáculos que iam surgindo durante o percurso. Não bastava apenas pintar a parede, era preciso tratar o mofo e as rachaduras também”, exemplifica Camile. “Mas a internet salva tudo. Muita gente não sabe fazer algo ou diz que não tem ideias de referências. A gente foi aprendendo tudo no Youtube e também adaptando imagens do Pinterest para o que queríamos”, explica.
O resultado foi tão positivo que agora as irmãs pretendem reformar a copa e o banheiro, durante o período da quarentena, ocasionado pela pandemia de COVID-19. “Fizemos as primeiras reformas durante as férias, no fim de 2019, por que é impossível fazer uma obra dessas com a correria do dia a dia. A ideia agora é aproveitar a quarentena para mudar outros ambientes do apartamento”, pontua Camile.
Os próximos ambiciosos projetos envolvem a transformação da copa em um escritório, com direito a uma porta secreta atrás da estante de livros, uma mesa extensível e a modificação do banheiro, com elementos de madeira e urban jungle. “Nós já compramos a maior parte do material e temos algumas ideias para a iluminação, a cor das paredes e elementos. Mas nós vamos desenvolvendo as ideias no decorrer da obra. Consideramos isso uma aventura”, finaliza.
A “aventura” das duas irmãs vem sedo registrada no Instagram, através do perfil @irmãs_aobra. Lá, além de discutir ideias para decorar os ambientes do apartamento, elas também mostram o processo da reforma.
Veja algumas imagens do antes e depois do projeto. Na ordem: o hall, seguido pela sala de estar e concluindo com o quarto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!