Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
como acabar com traças
Dicas caseiras para exterminar as traças dos livros e dos guarda-roupas| Foto: Bigstock

As pessoas que precisam descobrir como se livrar das traças estão realmente incomodadas com esse inseto que é muito comum no Brasil e se apodera das nossas casas sem mesmo a gente perceber. Mas antes de saber como eliminar as traças, é interessante entender que existem dois tipos do inseto.

Siga HAUS no Instagram

Quais são os tipos de traça?

O primeiro tipo de traça é chamado de traça-dos-livros, que são aqueles insetos devoradores de cortinas, lençóis, papel de parede, seda, pigmento de tinta, papel, grãos e substâncias que contêm amido.

Traça-dos-livros é uma praga comum em livros mais antigos ou lugares com limpeza pouco frequente
Traça-dos-livros é uma praga comum em livros mais antigos ou lugares com limpeza pouco frequente| Bigstock

O segundo tipo de traça é conhecido como traça-das-roupas e, talvez, você já tenha reparado que ela fica em uma casquinha, pendurada, quando ainda está em uma fase chamada de larval. Ou seja, elas serão traças em breve, assim que desenvolverem asas.

Estes insetos se alimentam de queratina, um tipo de proteína animal presente em casimira, couro verdadeiro e roupas de lã.

Traça-das-roupas saindo do casulo
Traça-das-roupas saindo do casulo| Vitor da Silva Gonçalves/Wikimedia Commons

Traças em casa: pragas não fazem mal à nossa saúde

Você quer acabar com as traças por que está preocupado com a sua saúde e das pessoas que moram na sua casa? De fato, essas pragas incomodam bastante, mas não chegam a representar um risco à nossa existência.

Veja algumas dicas para eliminar as traças com medidas simples, que requerem a adaptação do ambiente para torná-lo inóspito ao inseto:

  • Mantenha os cômodos e móveis limpos;
  • Deixe armários e guarda-roupas arejados para se livrar das traças;
  • Evitar pontos de umidade dentro dos móveis;
  • Não acumular caixa de papelão e muito papel, já que são atraentes para o inseto.
Guarda-roupa sempre limpo e organizado, com algumas substâncias caseiras, é a dica principal para prevenir traças
Young woman putting clothes into wardrobe at home

Métodos naturais para acabar com as traças

Para acabar com as traças com produtos naturais, vamos contar com uma ajuda muito especial. Separamos as dicas de João Pedro Lúcio, técnico de operações da Maria Brasileira, a maior rede de franquias de limpeza e cuidados residenciais e corporativos do país. Confira!

Como eliminar as traças com vinagre

Um dos métodos infalíveis para acabar com as traças é com o uso de vinagre. Para isso, misture 250 ml de vinagre branco e 250 ml de água e coloque num borrifador. Para aplicação, basta retirar todas as roupas do armário e passar o líquido por todo o local com o uso de um pano limpo.

Ao devolver os vestuários para o armário, basta borrifar o vinagre com água pelas peças também para se livrar das traças que estão por ali. Na prática, a acidez do vinagre age para acabar com as traças e evitar que elas apareçam de novo.

De quebra, aproveite a mesma solução de vinagre para remover as traças da cozinha, caso elas estejam incomodando por ali também.

como acabar com traças
Dicas caseiras para exterminar as traças dos livros e dos guarda-roupas| Bigstock

Como acabar com as traças usando limão

Assim como o vinagre, o limão tem acidez elevada e um cheiro bem forte, que acaba afastando as traças dos papéis e das roupas.

Por esse método, a dica para eliminar as traças com limão é espalhar cascas secas por armários da casa e fazer a troca a cada duas semanas, para o material não apodrecer e o odor que afasta os insetos não desaparecer.

Capim-limão também afasta as pragas do seu ambiente

Outro método eficiente de eliminar as traças do ambiente é usando capim-limão. A tática é bem prática: coloque sachês de capim-limão dentro dos armários e gavetas. O cheiro da erva é bem agradável, deixa um aroma refrescante e aconchegante, além de afastar as traças.

A melhor maneira de usar essa estratégia para acabar com as traças é montar sachês. Para isso, compre folhas frescas de capim-limão, pique e coloque em sachês. Simples assim!

Cravo-da-Índia funciona para acabar com traças?

O cravo-da-Índia pode espantar as traças. A dica é espalhar sachês pelas estantes, prateleiras e gavetas, além de fazer a troca uma vez por mês. Para montar uma solução para borrifador, a mistura é feita com 20 cravos fervidos por 5 minutos e um pouco de álcool. Então, é só aplicar onde estão os insetos.

| Bigstock

Como evitar as traças em casa

Melhor do que acabar com as traças, é evitar que elas apareçam. Para isso, separamos algumas orientações especiais:

  • Faça com frequência a limpeza dos sofás, colchões e tapetes;
  • Antes de guardar, certifique-se de que as roupas estão lavadas;
  • Deixe suas roupas estendidas no sol por um período;
  • Arrume pontos com umidade e vazamentos na parede.

A naftalina, aquelas bolinhas com odor forte, não são recomendadas, já que possuem muita substância química que pode provocar doenças no ser humano, especialmente quando usada por um tempo prolongado de exposição.

Mesmo limpando, aplicando vinagre, limão ou capim limão, as traças podem voltar para sua casa.

“Pode ser que, no momento em que os produtos são aplicados, eles atinjam apenas os animais em sua fase adulta, mas não matem os ovos e nem as larvas desses insetos. Ou seja, com o passar dos dias, conforme os produtos perdem a sua potência, pode ser que os novos insetos entrem em cena”, explica João Pedro.

Por isso, para acabar com as traças de vez, é importante fazer a manutenção constante e sempre higienizar os ambientes, especialmente os locais mais propícios para a proliferação das pragas, como aqueles úmidos e escuros.

| Bigstock

Quais são os métodos não caseiros de eliminar as traças?

Existem vários inseticidas no mercado para eliminar traças. No entanto, se a proliferação estiver fora de controle, num nível muito alto, o ideal é contratar uma empresa especializada em dedetização para este tipo de praga.

“Os produtos aplicados são mais fortes e, por isso, têm duração mais prolongada. Eles também terão os cuidados necessários para aplicar o produto caso haja animais de estimação ou crianças em casa. Por isso, não é indicado que o próprio dono da casa faça essa aplicação, para não colocar nenhuma vida ou a saúde das pessoas e pets em risco”, alerta João Pedro.

Quais os móveis e objetos mais atrativos para traças?

Segundo o especialista, “os objetos que as traças mais gostam são tecidos (linho, algodão, lã, seda e couro) e o acúmulo de papéis em geral, os livros em especial. Elas também gostam de ficar embaixo da cama e outros móveis que são pouco tirados do lugar”. Por isso, quando estiver fazendo sua caçada para acabar com as traças, procure no lugar certo.

Para fechar, o especialista deixa uma dica final:

“O melhor jeito de evitar as traças é a prevenção. Mesmo em dias mais frios, deixe a casa aberta e bem ventilada durante algumas horas do dia. Evite acúmulo de sujeira e de pó. Mantenha as roupas bem lavadas, secas e arejadas nos armários. Deixe a luz do sol entrar nos ambientes. Lembre-se: as traças são atraídas pela sujeira”, finaliza João Pedro Lúcio, técnico de operações da Maria Brasileira.

Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]