Decoração

Rápido, fácil e com carinho: veja como decorar seu hall de entrada para receber no Natal

Luciane Belin*
23/12/2019 12:45
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi | Leticia Akemi

As festas estão prestes a começar, mas sua casa não está pronta para receber os visitantes? Quando a correria das últimas semanas não deu vez a uma decoração elaborada, alguns projetos podem ajudar e servir de inspiração para compor um ambiente em pouco tempo.
Nesta reta final, quando o tempo é curto e o orçamento menor ainda, a alternativa é arregaçar as mangas e usar a criatividade para criar soluções de forma que, logo na entrada da casa, os convidados já se sintam acolhidos.
Nesta produção de espaço assinada pelas arquitetas Maria Fernanda Pereira e Ana Dal Pizzol, o conceito central do projeto foi ressignificar ambientes e elementos para transformar o hall de entrada em um espaço de acolhimento que mexa com os sentidos de quem chega.
Uma guirlanda feita em casa com base de madeira e folhas naturais dá boas-vindas a quem chega, abrindo caminho para um cômodo permeado por elementos naturais. Na escada, pinhas coletadas da rua e levemente pintadas com um spray branco fosco formam uma composição com vasinhos de vidro e uma segunda guirlanda de chás e temperos. Melissa, hortelã, manjericão, alecrim, sálvia, tomilho, manjericão roxo, lavanda e érica branca estão presentes na decoração.
Uma grande planta que estava em outro ambiente da casa faz as vezes de árvore de Natal. “Se a pessoa já tem uma folhagem bonita dentro de casa, porque montar uma árvore de mentira, quando você pode ter verde de verdade”, questiona Maria Fernanda.
Para complementar, um móvel antigo deslocado de outro cômodo ajuda a compor um cantinho de presentes e recados e, ao lado, há um chá gelado para degustação, para refrescar o quente fim de ano brasileiro. “A ideia é que a pessoa chegue, seja bem acolhida, exercite seus sentidos, possa escrever um recado para os demais convidados, deixe seu presente — seja de amigo secreto ou para os anfitriões — e, ao final, leve uma lembrancinha”, complementa.

Guirlanda de folhas: veja como fazer

Está sem criatividade para elaborar seus próprios itens de decoração? Essa guirlanda feita com folhas e um laço é belíssima, cheia de significado e incrivelmente fácil de fazer.
Confira o passo a passo sugerido pelas arquitetas!
1. Selecione folhas grandes, algumas novas e outras já secas, para compor a guirlanda. Na foto, foram usadas folhas de seringueira.
Foto: Marcelo Maingué
Foto: Marcelo Maingué
2. Separe as folhas e os demais materiais que você vai precisar: argolas de madeira ou papelão – neste caso, prefira recortar duas argolas e colar, para uma estrutura mais resistente -, tesoura, estilete, uma fita decorativa rústica crua, barbante, cola, fita isolante e espuma como a utilizada em vasos de flores.
Foto: Marcelo Maingué
Foto: Marcelo Maingué
3. Recorte a espuma com o estilete e cole na estrutura de madeira ou papelão.
Foto: Marcelo Maingué
Foto: Marcelo Maingué
4. Reforce a estrutura com a fita isolante.
Foto: Marcelo Maingué
Foto: Marcelo Maingué
5. Prenda as folhas na espuma pela haste de cada uma e distribua em torno da estrutura circular, intercalando as verdes e algumas secas.
Foto: Marcelo Maingué
Foto: Marcelo Maingué
O resultado é uma guirlanda cheia de vida, conceitual, que faz alusão à passagem do tempo – tão marcante nesta época do ano.
*Especial para HAUS, publicada originalmente em dezembro de 2018. 

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!