Decoração

Decoração da mesa para a ceia de Natal: duas propostas diferentes e fáceis de fazer

Sharon Abdalla, Luciane Belin*
19/12/2018 13:00
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi

Se o objetivo neste final de ano é impressionar os convidados não somente com a qualidade do cardápio, mas com a decoração da mesa durante a ceia de Natal, que tal pensar em uma forma diferente de servir ou optar por um serviço tradicional, mas com elementos inovadores na composição do móvel?
A preparação e distribuição das louças e peças decorativas na mesa pode conversar com o cardápio e o estilo do anfitrião, de forma a ornar com a noite que será preparada por ele e, sim, é possível montar tudo rapidamente com elementos de fácil acesso – itens que o morador tem em casa ou apostando em frutas e ervas para decorar.
HAUS preparou uma produção de Natal com duas sugestões de decoração para a mesa para você se inspirar. Confira!

Para um serviço não convencional

Unir um tipo de celebração não convencional a uma mesa repleta de itens tradicionais é a proposta da Tina Gabriel Flores & Design para receber os convidados para uma ceia em que eles não necessariamente se sentam à mesa.
Como elemento principal da composição, ela sugere um arranjo inclinado, que é tendência na decoração de festas e eventos. Nele, foram combinadas rosas, do tipo spray, amarantos, uma dália vermelha, pinhas, cedro, folha de plátano e penas de faisão. A assimetria na elaboração da mesa vem na distribuição dos elementos e conversa com o tipo de evento que a mesma sugere: um espaço no qual os convidados podem se dirigir até a mesa e se servir, fazendo a degustação em outros espaços, sem concentrar todos ao redor de um mesmo núcleo.
Embora o vermelho seja a principal referência à data festiva, ela incorpora esta cor não apenas no grande Noel à direita, mas também em pequenos detalhes, como nas flores e frutas, que dão o tom da festa. “É legal usar peças de decoração da casa, mas você também pode complementar com itens fáceis de conseguir em uma passagem pelo supermercado — algumas frutas e um panetone — e compor com uma bandeja bonita, louças bacanas, que pode ser até mesmo um conjunto branco”.

Veja mais fotos da mesa tradicional

Vivacidade à mesa

Uma mesa bem posta, com serviço completo, não precisa estar sempre relacionada a um estilo clássico e tradicional. Pelo menos é isso o que demonstra a decoração assinada pela Holy Home Store e pela Agapanthus Floricultura.
Baseada no conceito de “mesa viva“, ela traz uma composição mais tropical, com destaque para as flores e frutas, como maçã, figo e romã, e para as louças e acessórios mais coloridos, que remetem ao verde e ao vermelho do Natal.
No centro, a grande fruteira em cerâmica com um papagaio decorativo serve de apoio para o arranjo que leva heliconia chocolate, orquídeas phalaenopsis e catatante sun spot, brutos de agapantos, dracenas baby chocolate e cipó decorativo para acabamento.
Para marcar os lugares, jogos americanos em linho verde assumem a vez da toalha de mesa. Sobre eles, a composição de sousplat, prato raso e de sobremesa (que serve a salada) é finalizada pelo guardanapo em linho verde, acomodado em uma carambola de cerâmica. Dois jogos de talheres e três taças (para vinhos, champagnet e água) finalizam o serviço.
“A proposta é a de uma mesa diferente, com peças do dia a dia. Itens como os bowls foram usados para abrigar os arranjos menores, dando um ar de aconchego à mesa que, mesmo tropical, não deixa de ser bonita e sofisticada”, explica Karina Lago, uma das proprietárias da Holy. “A beleza está na harmonia das peças, louças e flores escolhidas. Pois, em uma boa mesa, jamais podem faltar flores”, acrescenta Márcia Carazzai, proprietária da Agapanthus Floricultura.

Veja mais fotos da mesa tropical

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!