Decoração

4 estilos de sofá para transformar a sala de estar

Luciane Belin*
26/01/2019 20:30
Thumbnail
Engana-se quem pensa que é o aparelho de TV a grande estrela de um living room. Pode não ser exatamente um consenso, mas boa parte dos arquitetos e decoradores concorda que é em torno de um belo e confortável sofá que deve girar a ambientação deste cômodo.
Trocar de sofá e adotar um estilo diferente do que você já tem em casa, inclusive, é uma excelente forma de dar cara nova à sala de estar. E se você está em dúvida sobre como escolher o móvel para mudar o cômodo, alguns truques podem ajudar a dispor o mobiliário e decidir pelo melhor formato e modelo para cada espaço.
De acordo com as arquitetas Fernanda Mendonça, Bianca Atalla e Elisa Ju, do JMA Estúdio, três questões devem ser levadas em consideração na hora de se escolher um sofá: o tamanho da sala, o tipo de ambiente no qual ele será instalado e quem convive e usa o móvel no dia a dia.
 Foto: Evelyn Muller
Foto: Evelyn Muller
Com relação às proporções, a dica é que o sofá não fique apertado no ambiente. “O ideal é manter uma passagem de ao menos 70 cm nas laterais (seja para servir de circulação ou de espaço para mesinha lateral). Se houver mesa de centro, o recomendado é deixar um espaço livre de no mínimo 50 cm entre o sofá e o móvel, para não atravancar o ambiente”, detalha Fernanda.
Já que a variedade de opções disponíveis é imensa, a sugestão das arquitetas é levar em consideração o ambiente. “Enquanto na sala de estar o ideal são escolhas que prezem mais pelo design, na de TV o modelo deve ser escolhido principalmente pelo conforto”, explicam.
A rotina e composição da família também é importante: “Se a casa tem crianças, o ideal é um sofá com cores mais escuras, que disfarçam uma eventual mancha no tecido. Em casas com animais, como gatos e cachorros, deve-se escolher um tecido mais resistente e fácil de limpar”, sugerem.
Segundo a arquiteta Ana Yoshida, outra dica importante é para o home theater, que pode receber um modelo com espuma mais fofa, que ‘afunda’ e ‘abraça’ o morador. Já no caso de uma sala de estar, onde as pessoas passarão tempo sentadas enquanto conversam, a peça precisa ser mais firme, garantindo ergonomia e postura.
 Foto: Evelyn Muller
Foto: Evelyn Muller
Além de levar esses quesitos em consideração, é possível selecionar opções com estilos específicos e que são certeiros para determinados ambientes. Veja quais são:

Com chaise

Queridinho dos home theaters, o sofá com chaise segue o formato ‘L’ e é ideal para se deitar, ler um livro ou receber visitantes. É interessante que o módulo de chaise do sofá esteja no canto do ambiente, encostado na parede, otimizando o espaço, e não no meio do corredor.
Sala com sofá com chaise, projeto de Ana Yoshida. Foto: Evelyn Muller
Sala com sofá com chaise, projeto de Ana Yoshida. Foto: Evelyn Muller
Segundo Fernanda, não é qualquer espaço que pode receber um sofá deste tipo. “Apesar dos modelos com chaise serem super confortáveis e versáteis, o móvel pede certo espaço para ser alocado. Se a circulação for estreita, o ideal é optar por um modelo retrátil, que pode ser recolhido quanto a extensão não estiver sendo usada, ou por pufes complementares”, explica.

Chesterfield

É difícil não reconhecer um sofá inspirado no estilo Chesterfield. De origem britânica, os modelos têm braços arredondados e encosto com botões – um estilo que muita gente também chama de capitonê.
O sofá chesterfield é um clássico da decoração e existem diversas versões sobre a origem da peça.  Até os idos de 1700, os sofás em geral eram peças mais sequinhas e não tão confortáveis. Por volta dessa época, acredita-se que pela requisição do Conde de Chesterfield, Philip Stanhope, foi desenvolvido um modelo mais robusto. A técnica do capitonê, no entanto, data do século XIX, o que nos leva a crer que a peça foi sofrendo alterações ao longo dos anos até chegar no design tão icônico que conhecemos hoje”, detalha a arquiteta.
Sofá tipo Chesterfield com estilo conhecido também como Capitonê. Projeto de Ana Yoshida. Foto: Evelyn Muller
Sofá tipo Chesterfield com estilo conhecido também como Capitonê. Projeto de Ana Yoshida. Foto: Evelyn Muller
Por conta dessa história, as peças neste estilo combinam com ambientes tão clássicos quanto a elegância inglesa, o que não significa que não possam ser harmonizados em espaços mais contemporâneos.

Modular

O sofá modular é aquele que tem suas secções grandes e confortáveis e oferece boa acomodação para os moradores e visitantes. Adaptável, conta com módulos que podem ser usados em configurações variadas e de acordo com o ambiente e desejo do morador, como explica a arquiteta Ana Yoshida.
Foto: Evelyn Muller
Foto: Evelyn Muller
Para Fernanda, a opção é uma boa pedida para fugir dos móveis sob medida em situações nas quais o sofá tem que se adaptar a um ambiente com dimensões fora do padrão ou reduzidas. “Com ele podemos escolher se o móvel vai ter braços ou não, brincar com a volumetria incorporando um pufe entre os módulos ou mesmo acrescentar uma chaise ou um módulo em L. Outra vantagem dos sofás modulares é que, no caso de mudança, a facilidade de adaptar a peça a um novo local é muito maior, vista a flexibilidade de medidas”, acrescenta.

Retrô

O sofá retrô faz parte da tendência de resgate de referências antigas, aliando-o a formas contemporâneas. Seu design depende da época em que foi inspirado. Linhas mais simples, formato retangular e pés palito, por exemplo, formam um estilo que está em alta atualmente e remonta à década de 1950.
Foto: Evelyn Muller
Foto: Evelyn Muller
O próprio Chesterfield, segundo Fernanda, também pode ser considerado um modelo com pegada retrô, mas mais atemporal. O que se considera atualmente como retrô são modelos mais específicos.  “No contexto usado hoje na decoração, um sofá retrô geralmente é caracterizado por linhas de design que remetem aos móveis da primeira metade do século 20, com molduras em madeira, pés elevados ou pés palito”, completa.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!