Decoração

Vai pintar a casa? Saiba como escolher a tinta e ter melhor resultado e durabilidade

Sharon Abdalla
10/05/2019 19:22
Thumbnail

Foto: Bigstock

Ela pode ser a base de todo o projeto ou o toque final na ambientação dos espaços. Fato é que a tinta tem um papel quase de protagonismo quando o assunto é decorar da casa ao ambiente de trabalho.
Para se ter um resultado com qualidade e durabilidade, no entanto, é preciso atentar a detalhes que vão muito além da escolha da cor e que envolvem desde a superfície a ser pintada até os diferentes tipos de tintas.

Primeiro passo

Pode parecer óbvio, mas prestar atenção ao tipo de superfície que receberá a tinta é o primeiro passo para garantir um bom resultado – e não desperdiçar o investimento na pintura. Isso porque a composição das tintas é específica para responder às necessidades de cada tipo de material – alvenaria, madeira e metal -, e não apenas para levar cor a eles.
“As tintas são diferentes porque os materiais são diferentes. O metal dos portões está exposto à intempéries e pode sofrer corrosão, enquanto a madeira pode apodrecer se não receber a pintura (que atua como proteção) adequada”, exemplifica Anne Costa, coordenadora técnica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).
Desta forma, a opção por uma tinta inadequada ao tipo de material pode resultar em dois pontos negativos. O estético é o primeiro, e mais imediato deles, uma vez que a tinta não terá o mesmo desempenho se for aplicada em uma superfície diferente da para a qual foi desenvolvida. “No longo prazo, o custo-benefício não vai valer a pena, pois além do risco de perder a peça, que não terá a proteção adequada, haverá necessidade de retrabalho para que o objetivo seja alcançado ou a redução do prazo para a execução das manutenções”, acrescenta Anne.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
A localização da parede, na parte interna ou externa do imóvel, também é importante, uma vez que faz com que a tinta esteja exposta a diferentes tipos de ações e condições climáticas que também podem comprometer o resultado da pintura ou reduzir a durabilidade dela.

A tinta

Avaliados estes pontos, é hora de partir para a escolha da tinta. As voltadas ao uso imobiliário são divididas em quatro categorias: econômica, standard, premium e super premium. A primeira delas é indicada apenas para áreas internas, pois têm menor resistência à limpeza, além de menor variedade de cores.
As tintas standard podem ser utilizadas tanto nas áreas internas quanto externas e apresentam moderada resistência à limpeza – e uma gama maior de cores. Elas ainda rendem no mínimo 25% mais do que as econômicas. A mesma indicação de uso vale para as tintas da categoria premium. A diferença, neste caso, está na maior resistência à limpeza, no mínimo 2,5 vezes superior a das standard, além de ótima resistência às ações do sol e da chuva. O rendimento delas é 50% superior ao das econômicas.
Já a categoria super premium traz produtos com resistência à limpeza cinco vezes superior a de uma tinta standard, e rende o dobro do que uma da categoria econômica. Ela também é a tinta que tem o melhor desempenho e resistência em relação às intempéries.
Para ir além na busca pela garantia e qualidade do produto, também é possível chegar na plataforma Tinta de Qualidade se a marca da tinta pertence a uma empresa qualificada pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias, que relaciona as marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos pelas normas técnicas, assim como as que estão em não conformidade. O programa é coordenado pela Abrafati e integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do governo federal.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!