Banho tomado!

Decoração

Como escolher um bom chuveiro?

Click Textos
02/08/2022 14:28
Thumbnail
Nada melhor do que um bom banho para encerrar um longo dia. A água caindo no corpo é capaz de renovar as energias e promover uma profunda sensação de relaxamento, desde que o chuveiro utilizado seja de qualidade, claro!
A escolha assertiva de um bom chuveiro faz toda diferença para a experiência do banho e também para a economia na conta de luz. E a decisão por qual aparelho adquirir deve levar em conta diversas características para proporcionar funcionalidade, conforto e uma ampla vida útil.
Para te ajudar a escolher um bom chuveiro, conversamos com Danielle Dantas e Paula Passos, arquitetas da Dantas & Passos Arquitetura. As profissionais dão dicas do que precisa ser avaliado na hora de comprar o produto. Confira!

O que devo saber antes de escolher um chuveiro?

Entender sobre as instalações do seu imóvel é indispensável e deve ser um dos primeiros tópicos avaliados. A rede é mais adequada para chuveiros a gás ou elétricos?
Outra questão é a pressão da coluna de água. A escolha do chuveiro precisa considerar esse fator, que muda de imóvel para imóvel. No caso de residências ou apartamentos com baixa pressão, é recomendado o uso de um pressurizador ou de aparelhos que tenham o equipamento embutido.
A marca do chuveiro também deve fazer parte do processo de escolha. Ela deve ter credibilidade no mercado e uma boa assistência técnica no pós-venda.
Já a escolha entre as opções de teto e de parede também depende das instalações hidráulicas. Neste quesito, a altura do pé-direito do banheiro também deve ser levada em consideração.

Chuveiro de parede ou teto?

As duas opções são interessantes. O modelo de parede é mais comum e, geralmente, é utilizado onde as instalações da tubulação hidráulica já são embutidas na parede.
Eles podem ser instalados com ou sem tubos. Quando o tubo é escolhido, ele proporciona uma distância maior entre a parede e o jato.
Nos modelos de teto, a instalação hidráulica deve ser feita especialmente no teto. Nesse caso, é necessário um forro de gesso para esconder a tubulação.
Esse modelo específico proporciona uma disposição diferente no banheiro, podendo ser instalado de forma centralizada no box.
Para esse chuveiro, a altura do pé-direito do banheiro (que é a distância entre o chão e o teto), não deve ser muito alta, para não interferir no jato de água. O ideal, neste caso, é que ele fique em torno de 2,40 m e 2,50 m.
De parede ou teto: prestando atenção a alguns detalhes é possível escolher o chuveiro ideal
De parede ou teto: prestando atenção a alguns detalhes é possível escolher o chuveiro ideal

Espalhador e jato

Na hora de escolher a sua peça, o tamanho do espalhador, que é a estrutura do chuveiro que possui os buraquinhos por onde a água sai, importa bastante. É ele que define a cobertura do banho e, por isso, existem diversas opções de tamanhos.
“Espalhadores maiores dão maior cobertura no banho, mas, se preferir um jato mais direcionado e intenso, a dica é escolher um espalhador menor. Além disso, quando a rede tem menor pressão de água, o espalhador menor também é mais indicado”, destacam as arquitetas.
Outra questão que envolve o gosto pessoal do usuário é o jato. Existem diversos modelos no mercado, como o jato com massageador, jato linear, jato direcionável, tipo cascata e muitos outros.

Como escolher a potência do chuveiro?

Um fator muito importante é a potência, que diz respeito à capacidade que o equipamento tem de esquentar a água.
Segundo as arquitetas, “quanto maior a potência, mais o chuveiro vai esquentar a água. Em contrapartida, quanto maior a potência, maior será o consumo de energia. Os fatores estão diretamente relacionados”, afirmam.
Você pode realizar a escolha levando em conta a temperatura do local onde vive, além da vazão e pressão da água no seu banheiro. Se a pressão e a vazão forem maiores, você vai precisar de uma potência maior, porque a quantidade de água a ser aquecida será superior.
A maneira mais eficaz é escolher um chuveiro de potência compatível com a sua rede elétrica, para que, assim, ele possa funcionar corretamente e aquecer a água em um temperatura satisfatória.

Como escolher um chuveiro elétrico econômico?

Como já mencionado, a potência do chuveiro pode elevar bastante o gasto de energia, refletindo no valor das contas.
Um fator importante é o tempo que o chuveiro demora para aquecer a água. No entanto, a melhor forma de economizar não é se preocupando tanto com a potência ou a voltagem, mas sim se conscientizar sobre a duração dos banhos. Quanto mais demorados, maior será o impacto deles sobre o consumo energético.

Quais os principais tipos de chuveiro?

Os principais tipos de chuveiro são o elétrico e o a gás, e cada um possui características específicas.
No chuveiro elétrico, a água é aquecida no próprio equipamento, o que resulta em uma perda de água muito menor, já que o aquecimento é rápido.
No caso dos chuveiros a gás, a instalação demanda uma tubulação preparada para água quente e um aquecedor de passagem, já que não é o próprio equipamento que aquece a água. Esses modelos, geralmente, oferecem uma vazão maior de água e podem ter mais pressão.
Uma opção sustentável é o chuveiro híbrido, que alia a utilização de energia solar e elétrica. Em dias de sol, o equipamento utiliza a fonte natural e, em dias nublados, a eletricidade. Essa solução pode diminuir bastante os gastos com energia.

Faça a escolha certa para suas instalações

As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos destacam um fator importante: “tudo depende das instalações existentes no imóvel”.
Assim, é indispensável entender as características hidráulicas e elétricas e levá-las em consideração para que a escolha do chuveiro atenda às suas necessidades. Em caso de dúvidas, converse sempre com um profissional habilitado.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!