Dica

Decoração

Como fazer parede de cimento queimado e renovar a decoração?

HAUS, com Click Textos
01/04/2022 13:08
Thumbnail

Studio 33, assinado pela arquiteta Carla Grudtner, na Casa Cor Paraná 2019, já apresentava a tendência. | Michel Willian/Arquivo/Gazeta do Povo

Você já deve ter se deparado com uma linda parede de cimento queimado em um ambiente comercial ou residencial. Essa técnica de arquitetura rústica vem sendo amplamente aplicada para a composição de espaços modernos, bem estruturados e repletos de personalidade.
De acordo com o designer Diego Miranda Leite e o arquiteto Zeh Pantarolli, ambos do Estúdio Pantarolli Miranda, fazer parede de cimento queimado não é nenhum segredo inacessível. Pelo contrário, cada vez mais projetos de ambientes têm adotado este modelo de acabamento, mais puxado para o estilo industrial.
Seja em um barzinho de sucesso na cidade onde você vive, no espaço de coworking ou em uma loja de roupas descolada e até mesmo na sala de estar, a parede de cimento queimado é tendência e se destaca pela aparência arrojada.
“As tendências para paredes industriais seguem o estilo bruto e desconstruído, onde cabem texturas como a de cimento queimado e concreto. Além disso, neste estilo podemos também pode-se abusar de usos não tradicionais, como, por exemplo, descascar uma parede convencional deixando os tijolos internos visíveis. Estas duas opções são as escolhas mais certeiras quando você quer trazer o estilo industrial para ambientes residenciais ou comerciais”, avaliam Miranda e Pantarolli.
Acabamento traz ar moderno e industrial para os ambientes
Acabamento traz ar moderno e industrial para os ambientes

Onde aplicar uma parede de cimento queimado?

De fato, não adianta saber como fazer parede de cimento queimado se ela ficar totalmente desconectada do ambiente e da decoração do local. Isso quer dizer que a parede de cimento queimado pode não ser a escolha ideal para todos os locais. A recomendação é tomar cuidado antes de decidir onde aplicar este acabamento.
“O cimento queimado, seja aplicado da forma original ou através das texturas prontas, cabe em quase todos os espaços, desde que esses sejam pensados e planejados. A versatilidade do cimento queimado casa bem em residências modernas, quartos de adolescentes, salas de TV e, até mesmo, em banheiros mais sóbrios”, orienta a dupla.
Já na área comercial, o estilo industrial é sempre a escolha certa, principalmente através das texturas prontas que representam o estilo da parede de cimento queimado com fidelidade.
Além disso, os ambientes comerciais podem abusar desse acabamento na decoração de restaurantes, bares e lojas, resultando em uma estética moderna e descolada, com o melhor custo-benefício possível.

Como fazer uma parede de cimento queimado?

Para saber como fazer parede de cimento queimado, recorremos às dicas especiais dos profissionais do Estúdio Pantarolli Miranda.
“Para fazer o cimento queimado original, é necessário ter uma boa mão de obra, pois, ao contrário do que muitos pensam, se o seu fornecedor não souber fazer e respeitar as etapas do cimento queimado, principalmente no piso, o resultado pode ser catastrófico”, alerta o arquiteto Zeh Pantarolli.
O cimento queimado original necessita de máquinas corretas para aplicação, além de exigir uma grande quantidade de material para uma execução exemplar.
Cimento queimado traz personalidade aos espaços comerciais
Cimento queimado traz personalidade aos espaços comerciais
Hoje, o mercado já disponibiliza diversas texturas de cimento queimado, que permitem que o próprio cliente faça a sua parede em casa.
“Para os casos das texturas, o segredo está em cobrir todo o volume da parede com pelo menos duas demãos do material. Atenção, pois, após a aplicação, é preciso esperar 24 horas de secagem e lixar a parede com uma lixa bem fina, para obter o visual despojado com as marcas da espátula. Por fim, o segredo que dá aquele 'toque' quase acetinado para o cimento queimado é a aplicação da cera pastosa incolor sobre todo o volume da parede”, orienta Miranda.

Como fazer a manutenção da parede?

Se você deseja praticidade e simplicidade na manutenção, a parede de cimento queimado também é uma ótima escolha. Segundo os profissionais, “a limpeza rotineira com produtos não abrasivos é a melhor solução. Nas texturas de cimento queimado, o processo se torna ainda mais simples, porém delicado, sendo preferível usar um pano com água para a limpeza diária. Já no caso em que o usuário deseja somente 'reviver' sua parede de cimento queimado, basta aplicar mais cera pastosa incolor nas superfícies”.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!