Solução

Decoração

Como limpar a geladeira e se livrar do mau cheiro

Luan Galani
20/07/2022 12:14
Thumbnail

como-limpar-geladeira-e-se-livrar-do-mal-cheiro | Bigstock

Poucas coisas são tão ou mais desagradáveis do que abrir a geladeira e sentir aquele cheiro ruim. Afinal, o eletrodoméstico é o local que deve, justamente, conservar os alimentos. Mas isso acontece por conta de alimentos em decomposição que geram gases e impregnam o ambiente, como explica o técnico João Pedro Lúcio, da Operações da Maria Brasileira, maior rede de franquias de limpeza e cuidados residenciais.
Outro motivo que acaba causando mau cheiro é o armazenamento incorreto dos alimentos, como lembra o site Facilita Consul. "Por exemplo, quando eles são guardados em potes sem tampa e o cheiro acaba se misturando ao de outras comidas. Além disso, é importante ressaltar que alguns alimentos, como queijos, peixes e carnes podem apresentar cheiro forte mesmo antes de vencerem. Por isso, é fundamental guardá-los em potes herméticos, a fim de evitar a propagação do cheiro".
como-limpar-geladeira-e-se-livrar-do-mal-cheiro
como-limpar-geladeira-e-se-livrar-do-mal-cheiro
Porém, uma vez que o cheiro ruim tomou conta da geladeira, o primeiro passo é tirar tudo de dentro e conferir a data de validade de todos os produtos armazenados nela, como ensina João.
"Descarte aqueles que estiverem vencidos e os potinhos com o que sobrou das refeições dos dias anteriores se não for mais consumi-las. Também confira a qualidade das frutas e legumes", sugere o especialista.
Feito isso, limpe bem a geladeira com um pano umedecido em uma solução de 2 litros de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois enxugue bem. “Os modelos de degelo automático não precisam ser desligados para a limpeza”, alerta João.
como-limpar-geladeira-e-se-livrar-do-mal-cheiro
como-limpar-geladeira-e-se-livrar-do-mal-cheiro

Carvão e café

Ao fim, você pode utilizar duas dicas para absorver as moléculas do mau cheiro. Colocar um pote com um pedaço de carvão vegetal e deixá-lo aberto no fundo da geladeira. Basta trocar uma vez por mês. Se o cheiro for muito forte, troque o carvão dentro de alguns poucos dias.
Ou você pode colocar uma xícara de café em pó ou em grãos, que também elimina o mau cheiro. Quanto mais fino o pó, melhor. E quanto maior for a superfície de contato com o ar da geladeira, mais cheiro ele vai capturar. A dica é também trocar o café a cada 30 dias.
como-limpar-geladeira-e-se-livrar-do-mal-cheiro
como-limpar-geladeira-e-se-livrar-do-mal-cheiro
O técnico da Operações da Maria Brasileira dá ainda orientações extras para evitar dores de cabeça com a limpeza, como lavar os produtos que chegarem do supermercado antes de colocá-los na geladeira, limpar todas as partes internas da geladeira a cada três meses e não forrar as prateleiras da geladeira com toalhas ou plásticos, que acabam impedindo a circulação de ar.

Outras opções para tirar cheiros leves

Tanto o carvão quanto o café são compostos orgânicos que têm afinidades com gases orgânicos. Por isso são ótimas opções para tirar cheiro de comida podre. Porém, se o cheiro não estiver vindo de compostos biodegradáveis, é possível utilizar outras receitas para contornar o problema, como ensina Maria Lucilia dos Santos, professora no Instituto de Química da Universidade de Brasília, em reportagem publicada pela Tilt.
como-limpar-geladeira-e-se-livrar-do-mal-cheiro
como-limpar-geladeira-e-se-livrar-do-mal-cheiro
  • Vinagre e limão: por conterem ácidos, eles conseguem "quebrar" a estrutura de proteínas ou interagir com compostos básicos e, assim, eliminar o cheiro;
  • Bicarbonato de sódio: por ter pH básico consegue tirar o mau cheiro se ele for proveniente de algum ácido;
  • Detergente: ajuda a eliminar o odor porque suas moléculas interagem com gordura e água, envolvendo a sujeira em micro envelopes solúveis em água.
  • Álcool: pode não ser tão eficiente quanto detergente, mas ele também interage com outras substâncias impregnadas nas partes internas da geladeira.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!