Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
decoracao reveillon ano novo mesa
Brilho, velas e objetos que remetam ao novo ano formam uma composição interessante para a decoração do réveillon.| Foto: Bigstock

Vai celebrar a chegada de 2022 em casa com a família e amigos reunidos, mas ainda não tem ideia de como vai decorar a mesa e a casa para brindar o novo ano? A HAUS conversou com três especialistas em design de interiores e arquitetura e elencou dicas práticas para criar um ambiente alegre e aconchegante. E utilizando objetos simples, que já temos em casa, além de reaproveitar itens que seriam descartados.

Siga a HAUS no Instagram

Defina um tema e a cor

O branco costuma ser o tom predominante na virada do ano. Mas, quem desejar criar algo diferente e colorido, pode pensar em temáticas, como a com um ar mais tropical, por exemplo. Neste caso, utilize as frutas como protagonistas para enfeitar a mesa.

Fruta decorar mesa ano novo
Para uma decoração mais tropical, frutas e folhagens são a aposta segura para a decoração.| Frank Zhang/Unsplash

"Fica muito estiloso enfeitar o centro da mesa com uma fruta. A uva também é bonita e traz uma simbologia de fartura, além de ser uma fruta da estação", diz a professora do curso de Design de Interiores e supervisora do curso de Decoração de Ambientes do Centro Europeu, Jordana Fraga. Neste caso, a utilização de plantas naturais e folhagens também combina, diz Jordana. Abuse ainda de tecidos naturais na toalha de mesa e nos guardanapos, como o linho.

Velas e elementos naturais

Para Jordana Fraga, colocar velas nas mesas é um elemento decorativo que não pode faltar: além de serem acessíveis e baratas, dão um ar delicado. "Fica super elegante". Além delas, Jordana também ensina um truque prático e gratuito: pegar pinhas (que encontramos facilmente em parques) para compor na decoração da mesa.

velas decoracao ano novo mesa
Velas ajudam a deixar o ambiente mais intimista e aconchegante.| Libby Pener/Unsplash

Não tem em casa castiçal ou suportes? Sem problemas: a professora ensina a utilizar potes de vidro transparentes (que muitas vezes são descartados), e criar uma composição com os potes em diferentes alturas e tamanhos. Também é possível colocar as velas dentro de objetos como pequenos vasos de vidro.

Branco básico 

A escolha das cores é bastante pessoal; há quem queira um ano novo bem colorido. Mas apostar no clássico branco é certeiro. "É uma cor que traz leveza e renovação, e que combina com o vestuário das pessoas. Além disso, muda a característica da paleta de Natal, onde o vermelho e o dourado predominam", diz a arquiteta e sócia do escritório BE Studio, Bruna Souza.

cores mesa ano novo decorar arrumar mesa
Na dúvida, fique com a decoração clássica do branco. E se não quiser muitos objetos na mesa, um único arranjo central já dá conta do recado.| Raissa Lara/Unsplash

Segundo ela, também é interessante usar a louça na mesma cor, ou em tons neutros, e trazer um toque de brilho escolhendo, por exemplo, um talher dourado ou um jogo-americano em renda, o que acrescenta uma nova textura.

arrumar e decorar mesa ano novo
| Bigstock

Para quem não gosta de exageros, um vaso com flores brancas no centro da mesa, segundo Bruna, já costuma resolver a decoração.

A arquiteta Diane Justus, que também é pós-graduada em Design de Interiores, ressalta que, pelo fato de o branco ser uma cor neutra, a mistura com outros tons costuma funcionar. Mas ela apostaria na composição com o verde. "Usar folhagem fica muito interessante, como uma costela-de-adão, por exemplo", fala. 

mesa decoracao ano novo
| Bigstock

Mural dos sonhos e relógios 

mesa decoração ano novo reveillon
Quais são os seus planos para 2022?| Bigstock

Em tempos de celular, Alexa e o horário o tempo todo disponível, resgatar um relógio mais antigo e deixar ele junto da composição da mesa de réveillon é uma maneira criativa de decorar, diz Jordana Fraga, e que tem a ver com a temática do dia: o momento da virada.

A arquiteta Diane Justus fala que cada um deve buscar os seus rituais para o momento, mas ensina um que faz parte de uma tradição de sua família: antes do réveillon, pense em coisas que gostaria de realizar no próximo ano e busque imagens de referência (no Pinterest, por exemplo).

mesa decoracao ano novo
Itens ou imagens que remetam a metas que você tem para o ano que chega ajudam a criar um clima especial.| Joanna Kosinska/Unsplash

Imprima as mais marcantes e crie um mural de fotos para colocar perto da mesa ou, também espalhe algumas sobre o móvel. "Traz conexão com o ano que está chegando". 

Valorize a presença 

mesa ano novo decoracao
| Kate Hliznitsova/Unsplash

Depois de uma virada de ano para 2021 praticamente sem celebrações e sob um momento de muita incerteza por conta da pandemia de coronavírus, neste réveillon de 2022, as pessoas estão um pouco mais aliviadas pelo fato de poderem se reencontrar e celebrar com mais tranquilidade.

Por isso, diz Jordana Fraga, além da decoração, valorize a presença das pessoas: na chegada, ou na saída, é possível servir a cada um uma minitaça com bombons, por exemplo, como uma lembrança. "Uma coisa bem legal é que, se a pessoa vai fazer mesa para convidados, coloque dentro de cada prato algo especial e personalizado, como um cartão ou um mimo. Isso valoriza a presença das pessoas que realmente importam para a gente, e com quem celebraremos a vida depois de tudo o que a gente passou", frisa a professora.

Conteúdo editado por:Luan Galani
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]