Decoração

Como montar o escritório perfeito no próprio quarto

Aléxia Saraiva
07/08/2019 18:23
Thumbnail

Home office de costas para o restante do ambiente ajuda a manter a concentração nos estudos ou trabalho. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

O desafio da arquiteta Larissa Lóh em um apartamento antigo de Curitiba era encaixar, em poucos metros quadrados, diversas funções. Para a moradora, uma fonoaudióloga e pesquisadora acadêmica, era necessário um espaço de estudos sem distrações. Assim, o quarto de apenas 10,2 m² precisava acomodar cama, armário, televisão e home office.
Para isso, a arquiteta uniu duas soluções: deixou a escrivaninha próxima à janela, para receber luz natural direta, sem sombras, e de costas para o restante do ambiente, pensando na concentração da moradora.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A linguagem da casa se estende ao quarto. Ela é composta por uma pegada retrô e lúdica, apostando no branco como contraposto a diferentes tons de rosa e cinza. A madeira é uma peça-chave para trazer conforto ao espaço, e está presente no piso de tacos e no painel ripado que se estende da parede ao teto, dando personalidade ao quarto. As ripas escondem a iluminação indireta, o que ajuda a criar cenários diferentes conforme o uso do quarto.
A cadeira Charles Eames é um coringa na composição do ambiente, com linhas e cor na linguagem da casa. Essa é uma peça que serve de exemplo de como é possível trabalhar móveis com função de escritório em espaços integrados: sem divergir da linguagem proposta, esse clássico do design traz linhas simples e cores neutras.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A função de home office se completa com os nichos e armários que dividem a parede com a mesa, tornando-se um apoio para deixar os livros e outros objetos sempre à mão.
Para montar seu próprio home office, Larissa dá três dicas. “O ideal é você ter uma cadeira confortável, uma bancada ergonômica e um espaço bem iluminado, que de preferência não tenha visibilidade para a cama e para a televisão, para não se desestimular a trabalhar ou estudar”, ressalta.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!