Reforma

Decoração

Como mudar o ambiente por completo com poucas interferências e sem quebradeira

Luan Galani
18/05/2020 12:26
Thumbnail

Papel de Parede da coleção Van Gogh, da StilHaus, é um dos destaques do ambiente com pegada artística e aconchegante. | Eduardo Macarios/Divulgação

Sabe quando alguns especialistas defendem que o papel de parede é infinitamente mais prático que outros acabamentos convencionais? A arquiteta Amanda Mello quis colocar à prova e mostrar como, com pouquíssimas interferências, é possível mudar todo o ambiente.
"Em um mesmo espaço existem inúmeras possibilidades. Peguei uma sala de estar e consegui deixá-la com três linguagens diferentes. Tudo em um único dia, pois a instalação e retirada das superfícies de papel são muito rápidas", explica. "Resolvi mostrar como é possível a gente fazer uma decoração rápida e como transformar completamente o ambiente sem grandes intervenções."

Sala contemporânea, ousada e dos tons terrosos

O ponto de partida foi o papel de parede geométrico e terroso Emotion Graphics, da AS Creation, vendida pela StilHaus. Amanda explica que o conceito foi um ambiente que celebrasse as referências naturais nas cores, nas tramas artesanais, no tecido natural do sofá, no vaso de barro, na planta de médio porte e folhagens largas, na tapete de patchwork laranja. "O dourado cria um contraste interessante e bem urbano. E tem ainda o quadro quase da altura do pé-direito, apoiado no chão", conta a profissional.
Amanda criou ainda uma segunda versão, substituindo apenas o tapete por uma versão mais neutra em tom gelo, que deixa o papel de parede se destacar ainda mais.

Sala sóbria e artística

O segundo ambiente nasce do papel de parede surpreendente da coleção Van Gogh, da BN Wallcoverings, também da StilHaus, que é feito a partir de pinceladas do próprio artista holandês. A partir dele, todo o espaço trabalha em diferentes tons de verde, do verde floresta da poltrona até tons mais abertos, como o do sofá e do tapete.
Desta vez sem mesa de centro, com mais mobiliários soltos, um sofá de traços arredondados que brinca com o mid-century e que abraça o visitante. "É um espaço com arte pura e layout diferenciado", descreve a arquiteta.

Sala neutra chique

A última inspiração é dedicada ao papel de parede Metropolitan Stories, da AS Creation, também da StilHaus. É uma opção bem mais sutil, mas que têm textura e folhagens com fios dourados muito bonitos, como garante Amanda. "Sempre gosto de dar uma quebrada com alguns objetos. Desta vez foi com a cadeira em couro do Zanini de Zanine e com o azul do tapete, que cai como uma luva e passa tranquilidade com classe", opina.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!