DICAS PRÁTICAS

Decoração

Dia Nacional da televisão: saiba como otimizar a posição da TV na sala, home theater e quarto

HAUS*
11/08/2022 18:33
Thumbnail

Nesta sala projetada por PB Arquitetura, o painel e rack do ambiente são da tonalidade do televisor, que ajudam a criar uma unidade ao mesmo tempo em que escondem a fiação dos eletrodomésticos | Henrique Ribeiro/Divulgação

Quando falamos em posicionar a televisão no cômodo, a resposta parece simples: de frente para o sofá ou cama, oras! No entanto, há detalhes que são fundamentais para que a experiência de maratonar uma série sozinho ou assistir a um filme com a família seja mais agradável.
E cada tipo de cômodo tem peculiaridades: no quarto, é preciso considerar a distância da tela e em que ângulo ela estará em relação à cama; na sala de estar, que tipo de iluminação é usada quando o espaço for usado para assistir televisão e, no home theater, como transformar esse momento em uma experiência imersiva. Para te ajudar, e celebrar o Dia Nacional da Televisão, comemorado neste 11 de agosto, listamos dicas de especialistas. Confira!

Como posicionar a televisão na sala de estar

O mais comum é o eletrodoméstico estar posicionado em rack em que seja possível ocultar a fiação atrás do móvel e que permita que videogames, computadores, aparelhos de mídia externa e outros gadgets sejam conectados à televisão. Recomenda-se que a tonalidade do rack seja similar a do aparelho televisor, para formar uma unidade. Outra solução é o suporte diretamente na parede, tanto de alvenaria quanto drywall – este último permite que a fiação também fique escondida, mas dificulta a conexão de mais aparelhos ao televisor.
O tamanho da televisão escolhida para a sala precisa levar em conta as dimensões do cômodo, para que a distância entre sofás e poltronas e a tela seja confortável para assistir. Especialistas recomendam uma distância de 1,5 m a 2,5 m entre eletrodoméstico e telespectadores; assim, uma sala que permita uma distância máxima de 2 metros comporta um aparelho televisor de 32 polegadas, por exemplo.
Quanto à altura, recomenda-se que o centro da tela esteja na linha dos olhos, ou seja, entre 1,2 m e 1,3 m do piso. Caso o sofá não tenha uma altura convencional, sendo muito mais baixo, será necessário conferir em que altura ficam os olhos ao usar o móvel e posicionar o aparelho televisor de acordo.
Como a sala de estar é um ambiente com movimentação e também usado para outras finalidades além de assistir à TV, busque distribuir os móveis e diferentes ambientações do espaço de maneira que o aparelho esteja voltado para a acomodação de mais pessoas e de acordo com a rotina da casa.
Suportes giratórios pendentes do teto fazem com que a televisão possa ser usada na sala de estar e de jantar nestes dois projetos do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura
Suportes giratórios pendentes do teto fazem com que a televisão possa ser usada na sala de estar e de jantar nestes dois projetos do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura
No caso de pequenos apartamentos, a integração de ambientes através de um suporte giratório, pendente do teto ou na parede divisória dos cômodos, é uma maneira de aproveitar o mesmo aparelho televisor para a sala de estar e o quarto, por exemplo.

Como posicionar a televisão no home theater 

Ambientes como home theater requerem conforto extra a todos os sentidos, uma vez que são projetados para a imersão completa em assistir filmes e séries da forma mais similar ao cinema possível.
Neste caso, também é imprescindível calcular a distância entre a tela e os sofás e poltronas. Isto garante uma experiência confortável visualmente, porque as telas em home theater costumam ser as maiores e de maior resolução.
A iluminação é a chave para que a tela não seja ofuscada ou que o reflexo de uma lâmpada atrapalhe sua maratona. Prefira instalar iluminação lateral no teto, paredes ou piso, como fitas de LED ou mesmo spots direcionáveis e pendentes nas laterais do sofá ou poltronas. Assim, a iluminação não estará no centro do cômodo e dificilmente vai refletir na tela enquanto você assiste.
Neste projeto de Patrícia Penna Arquitetura & Design de Interiores, a iluminação lateral no teto torna a luz indireta no cômodo e não interfere refletindo na tela do televisor
Neste projeto de Patrícia Penna Arquitetura & Design de Interiores, a iluminação lateral no teto torna a luz indireta no cômodo e não interfere refletindo na tela do televisor
A recomendação é de usar lâmpadas na cor branca e quente, entre 2.700 K a 3.000 K, com a possibilidade de dimerização, ou seja, de controlar a intensidade da iluminação conforme o momento.
Para vedar a iluminação externa, use cortinas, blackouts e persianas, que permitirão controlar a quantidade de luz natural ou da iluminação da rua ou mesmo bloqueá-la totalmente.

Como posicionar a televisão no quarto

As configurações de um quarto costumam ser bem diferentes de uma sala – seja pelo espaço, muitas vezes menor, seja pelos móveis indispensáveis neste cômodo, como armários, cômodas, entre outros.
Considerando que há uma distância adequada para posicionar o aparelho televisor diante da cama, entre 1,5 m e 2,5 m, a sugestão é prestar atenção na altura dos olhos: as camas box, por exemplo, são mais altas que a média de altura de um sofá, e por isso a televisão terá de ser elevada entre 1,4 m e 1,5 m do chão.
Neste quarto, o televisor foi posicionado em uma estrutura de marcenaria aproveitando uma coluna da construção. Projeto de Cristiane Schiavoni Arquitetura
Neste quarto, o televisor foi posicionado em uma estrutura de marcenaria aproveitando uma coluna da construção. Projeto de Cristiane Schiavoni Arquitetura
Em relação ao suporte para o eletrodoméstico, o suporte fixo na parede é bastante procurado por economizar espaço, mas também é possível usar um suporte articulado, que permite mudar o ângulo da tela, e também os tipos de suporte de teto e automatizado. A sugestão da arquiteta Priscila Tressino, do PB Arquitetura, é escondê-la usando um flip embutido no forro ou no guarda-roupa, para que fique guardada quando não estiver sendo usada.
*Com informações dos escritórios de arquitetura PB Arquitetura, Cristiane Schiavoni Arquitetura, Dantas & Passos Arquitetura e Patrícia Penna Arquitetura & Design de Interiores

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!