Decoração

Como pintar azulejos e renovar o visual de cozinhas e banheiros

Júlia Rohden*
11/11/2017 12:00
Thumbnail

Foto: Divulgação Tintas Coral

Cobrir pisos e paredes de azulejos em antigos apartamentos pode ser uma boa alternativa para transformar a estética de cozinhas e banheiros. Sem reformas, sem cheiro forte e com uma ampla opção de cores, as tintas epóxi à base da água conquistaram o mercado. O preço é acessível, a secagem é rápida e algumas marcas também incluem uma proteção anti-mofo, ideal para regiões próximas às pias.
Foto: Reprodução Projetos Habitíssimo / Pinterest
Foto: Reprodução Projetos Habitíssimo / Pinterest
Rennan Guilherme, consultor de tintas da loja Impermix, conta que a pintura pode ser feita sem auxílio profissional. Ele lembra que a tinta não irá cobrir os relevos do rejunte e, caso a pessoa queira transformar a parede de azulejos em uma parede lisa, pode utilizar massa acrílica que também é de fácil aplicação. “O uso da tinta epóxi  à base da água apenas não é recomendado caso o esmalte do azulejo esteja descascando, porque o acabamento ficará ruim”, ressalva.
Guta Brandt, da empresa de serviços de reformas e reparos Mari Donas, alerta que há grandes chances da pintura ficar ruim caso a pessoa não tenha habilidade ou não saiba trabalhar com a tinta. “E, caso fique ruim, a remoção dessa tinta é feita com produtos químicos altamente corrosivos e que demandam cuidados extremos em seu uso”, informa Brandt.

Passo a passo para aplicação da epóxi à base de água

De acordo com as indicações das Tintas Coral, o ambiente deve estar ventilado durante a aplicação e secagem da tinta. A marca também recomenda o uso de luvas e óculos de segurança na hora da pintura do ambiente.
Primeiro é necessário lavar o azulejo com sabão neutro para desengordurar sua superfície e ter uma boa aderência da tinta. Depois, a tinta deve ser diluída em 10% água, ou seja, a cada dez medidas de epóxi, colocar uma de água. Com os azulejos limpos e secos e a tinta diluída e misturada, inicia a pintura.
Foto: Divulgação Suvinil
Foto: Divulgação Suvinil
Rennan Guilherme recomenda aplicar de duas a três camadas. “O tempo de secagem ao toque é cerca de 40 minutos e entre uma demão e outra são cerca de três horas”, completa o consultor da Impermix.
Essas recomendações são gerais, mas cada marca tem indicações específicas que devem ser consultadas. Guta Brandt, da Mari Donas, ressalta a importância de seguir exatamente o que o fabricante indica. “Primeiro porque existem fabricantes diferentes e cada um tem indicações e especificações de uso para os seus produtos que, se não forem corretamente seguidas, podem comprometer a qualidade final do serviço. Segundo, porque eles [fabricantes] são obrigados por lei a indicar os equipamentos de proteção individual adequados para o manuseio dos seus produtos”, comenta.

Epóxi à base de solvente

Outra opção para repaginar os azulejos é a tinta epóxi à base de solvente. Ela é menos prática e ecológica, se comparada à mesma tinta à base de água. Rennan Guilherme comenta que essa opção é mais indicada para pisos e box de banheiros, pois tem uma maior durabilidade.
“A tinta epóxi à base de solvente é menos utilizada em residências porque muitas vezes precisa de auxílio profissional para fazer a mistura correta dos componentes”, informa o consultor. São três produtos, além da epóxi, que devem ser mesclados: fundo, catalisador e diluente.
Foto: Reprodução Bruna Dalcin / Pinterest
Foto: Reprodução Bruna Dalcin / Pinterest
É necessário fazer a limpeza dos azulejos, da mesma forma que para tintas epóxi à base de água. Depois, é aplicada uma demão da mistura do fundo, diluente e catalisador. Quando essa camada estiver seca, deve pintar a superfície com a mistura da tinta epóxi com diluente e catalisador, sendo necessárias duas ou três demãos. A quantidade de cada produto varia de acordo com a marca e a porosidade da superfície.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!